O mercado de Construção Civil está cada vez mais competitivo. Isso vem desafiando as empresas do setor a buscarem formas de se destacar. Aquelas que tiveram sucesso, descobriram que a satisfação do cliente pela qualidade tem um impacto direto nos resultados.
Contudo, criar um ambiente que suporte uma cultura de qualidade requer um processo estruturado e sistemático. É aí que entra o sistema de gestão de qualidade, o SGQ.
Um SGQ é um conjunto coordenado de valores e processos implementados por uma organização para garantir e demonstrar que responde aos padrões exigidos, a fim de atender às demandas e expectativas de seus clientes.
E para que você entenda por que ele é importante, abaixo mostramos os principais benefícios de um sistema de gestão de qualidade e como implementá-lo na sua empresa! Acompanhe conosco:
Quais os benefícios de um sistema de gestão de qualidade?
A implementação de um sistema de gestão da qualidade resultará em vários ganhos comerciais de longo prazo. Aqui estão apenas alguns benefícios de implementar efetivamente um SGQ:
1. Maior produtividade
O sistema de gestão de qualidade não apenas melhora a qualidade do produto final, mas também permite delimitar as funções de cada colaborador. Isso permite verificar se existem desvios que diminuem ou atrapalham a produtividade e eliminá-los, quando for o caso.
2. Realização do escopo do projeto
Este sistema facilita o alcance dos objetivos que foram definidos na estratégia da organização. Ele também garante a estabilidade e confiabilidade em relação às técnicas, equipamentos e recursos utilizados em um projeto. Todas as atividades do projeto são integradas e alinhadas para a obtenção de produtos/serviços de qualidade.
3. Mais satisfação do cliente
Um sistema de gestão de qualidade totalmente reconhecido e implementado garantirá que o cliente esteja satisfeito ao atender aos seus requisitos e, assim, aumentará a confiança dele. Atingir a satisfação do cliente é uma grande conquista para a organização, o que ajuda a conquistar o mercado e aumentar sua participação.
4. Produtos consistentes
A implementação de um sistema de gestão da qualidade pode ajudar a obter maior consistência nas atividades do projeto e aumentar a eficácia por meio da melhoria dos recursos e do uso do tempo.
5. Processos mais eficientes
A disciplina de qualidade inclui os esforços direcionados para a melhoria dos processos, sendo usados para manter a consistência, reduzir os gastos e garantir a produção dentro da linha de base do cronograma.
Os sistemas, produtos e processos são continuamente aprimorados pela implementação das melhores práticas, como técnicas modernas de fabricação, uso de software de gerenciamento de projetos e o uso de técnicas adequadas de controle de qualidade.
6. Menos retrabalho
Com o sistema, a qualidade é medida continuamente devido aos procedimentos apropriados que garantem ações corretivas imediatas na ocorrência de defeitos. Como os esforços são direcionados para produtos de qualidade, o retrabalho é minimizado. Essa redução aumenta a confiança do cliente e melhora os resultados.
Como implementar um sistema de gestão de qualidade?
A criação de um sistema de gestão de qualidade requer informações de funcionários de todos os níveis da organização. O compromisso de todos é vital para o sucesso da implementação do sistema.
Depois de garantir suporte, você deve seguir estas etapas principais para implementar um sistema de gestão de qualidade:
1. Escolha uma gestão que mais se aplicada para sua empresa
No mercado, existem diversos padrões que podem ser aplicados. Com isso, estude o qual se aplica melhor para sua empresa. Além de normas disponíveis como a ISO 9001-2015, existem também diversas plataformas de software específicos para a Construção Civil com base em gestão de qualidade.
2. Avalie o estado atual de sua construtora
É necessário analisar o sistema de qualidade atual da construtora. Vale considerar que muitas vezes a qualidade pode já ser trabalhada informalmente. Nesta etapa, é possível identificar também o que está sendo feito de forma incorreta, quais são as maiores dificuldades e em qual setor.
3. Determine as metas para sua empresa
Com a verificação de como a construtora encontra-se no mercado de trabalho e o que deve ser melhorado, estabeleça metas a serem alcançadas, seja na qualidade ou na produtividade.
Para verificar se as metas estão sendo atingidas, implemente indicadores que são responsáveis, como número de treinamentos realizados, redução nos atrasos de entrega, diminuição nas reclamações referentes à qualidade, entre outros.
4. Faça auditorias internas e externas
Para comprovar que realmente tudo está de acordo com a gestão de qualidade, é necessário a realização de auditorias tanto externas quanto internas, criando um relatório do que está sendo feito e o que necessita ser melhorado. Trace tratativas para os possíveis desvios que sejam identificados.
5. Acompanhe todo o sistema
Uma boa gestão de qualidade passa sempre por adaptações e avanços. É indispensável o acompanhamento das etapas da gestão de qualidade continuamente, observando o que ainda pode ser melhorado.
Em suma, a utilização de um sistema de qualidade para a Construção Civil elimina problemas, aumenta a produtividade e a qualidade do produto, gerando competitividade para a construtora.
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