Por que utilizar concreto usinado em pequenas obras?

Por ser utilizado para fazer diversos elementos estruturais de uma construção, é de extrema importância que o concreto tenha uma boa qualidade para que a estrutura não sofra problemas no futuro.

E essa preocupação não deve ser somente em obras de grande porte, mas também em obras menores, pois um concreto de má qualidade pode prejudicar a parte estrutural e causar sérios problemas.

Quando se pensa em obras pequenas, o concreto usinado não faz parte dos planos da grande maioria das pessoas, que não considera essa possibilidade, pois acredita que o custo é muito elevado e que o concreto virado na obra nesse caso, é a melhor opção.

Mas a realidade pode ser bem diferente, pois gasta-se muito tempo preparando a massa e é muito difícil controlar a qualidade, que depende da experiência, conhecimento e controle do profissional.

Porém observamos uma lista de vantagens enorme, se comparada com o concreto feito in loco.

Garantia de qualidade também em pequenas obras

O concreto usinado é aquele concreto preparado em uma concreteira, que segue rigorosamente um padrão de fabricação, de acordo com as regras estabelecidas pela NBR 7212: Execução de Concreto Dosado em Central. (ABTN, 2012)

É mais fácil controlar a qualidade de um produto em uma indústria do que quando ele é produzido no canteiro de obras.

Graças ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras, o concreto usinado garante os padrões de qualidade necessários para a concretagem na obra. Alguns dos parâmetros considerados pelas concreteiras na hora da produção do CDC são:

• o controle da umidade dos agregados;

• a quantidade correta de cimento;

• o alcance de resistência média do concreto mais próxima da resistência característica;

• e a melhor utilização de aditivos químicos.

Agilidade na execução da obra

O concreto usinado é totalmente preparado numa central dosadora, por esse motivo ele já chega pronto ao local da obra através de caminhões betoneiras, gerando assim uma economia no tempo necessário para concretagem.

Assim que o concreto chega na obra, os profissionais precisam apenas auxiliar na descarga desse concreto e seguir com as demais etapas necessárias.

Redução de custos

Para produzir o concreto no canteiro de obra, é necessário de uma quantidade maior de profissionais capacitados, pois o mesmo exige um tempo maior para ser feito e necessita de equipamentos, que variam com o volume a ser concretado.

Como o concreto usinado chega pronto no local e não exige de muitos profissionais para ser aplicado, é possível reduzir o quadro de profissionais locais gerando uma economia na mão de obra.

Mesmo que não seja possível reduzir o número de profissionais no canteiro de obras, os mesmos podem efetuar ou adiantar outras etapas ou serviços.

Evita desperdícios

Para utilizar o concreto virado em obra, é necessário um grande espaço para armazenar as matérias primas utilizadas, além de espaço, é preciso uma logística e um cuidado com esse material.

O cimento por exemplo, não pode ser estocado por muito tempo e deve sempre ficar em local seco e fechado.

Existe também, uma perda a ser considerada desse material, até mesmo por efeitos naturais como a chuva.

Para minimizar essa perda de insumos e considerando que muitos canteiros não possuem muito espaço disponível, o uso do concreto usinado é a melhor opção.

Sua quantidade é calcula em metros cúbicos e sua solicitação é feita no volume correto,  evitando desperdícios.

Cuidado com o meio ambiente

Um dos benefícios da utilização do concreto usinado, é que o mesmo permite um maior controle de insumos e assim evita um desperdício de materiais que são retirados do meio ambiente.

Dessa forma, a medida que diminuímos as perdas e reduzimos as retiradas de matéria prima, garantimos uma sustentabilidade com menos alterações ambientais.

O concreto é um dos elementos mais importantes da construção civil e tendo em vista que os elementos estruturais são projetados para uma resistência específica, a necessidade deste concreto atender todas as normas exigidas e ser produzido da forma correta é imprescindível.

O concreto virado em obra, não tomando os devidos cuidados, sem a qualidade necessária, pode gerar grandes problemas para a obra, aumentando até mesmo o seu custo.

Levando em conta o custo benefício, não há dúvidas que o concreto usinado é sim, a melhor opção a ser escolhida também para obras pequenas obras.

Ele garante qualidade, agilidade e produtividade, redução de perdas, gerando ainda mais economia para o custo final da obra.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber como garantir qualidade e agilidade para sua obra, entre em contato conosco.

Deixar um comentário