7 dicas para contratação de mão de obra na construção

Fazer a contratação de mão de obra na construção não é tarefa fácil, principalmente quando é você quem vai ficar responsável pela obra, sem a passagem do projeto por uma construtora. É preciso não só se preocupar em escolher profissionais qualificados, como também fazer uma avaliação de perfis para garantir que todas as equipes trabalhem em sintonia.

Neste artigo, vamos separar as principais dicas para que você não passe aperto ao encontrar bons profissionais — tanto para reformas pequenas quanto para grandes obras — e fique mais tranquilo com a certeza de que seu projeto estará em boas mãos. Acompanhe conosco!

Contratação de mão de obra na construção: o que considerar

A construção civil ainda é um dos setores que mais emprega no país, o que significa que suas opções na hora da contração de mão de obra na construção serão muitas. Ao seguir os passos abaixo, você estará mais perto de achar profissionais de qualidade e com competência para realizar a obra que você espera. Veja só:

1. Procure referências

Ainda que o cronograma das obras esteja apertado, não feche com o primeiro profissional disponível a te atender, pois essa saída é geralmente a melhor ilustração para o ditado: “o barato que sai caro”.

A contratação de mão de obra na construção é um processo em que você pode solicitar referências de colegas ou especialistas na área, para que considere as melhores opções já com o aval de alguém que conheceu, previamente, o profissional indicado.

2. Use a internet a seu favor

Se o boca a boca não trouxer boas perspectivas de contratação de mão de obra na construção, a internet pode ser uma boa oportunidade de conseguir profissionais de qualidade.

Nesse caso, os sites de vagas são as melhores opções, desde que você anuncie no lugar certo e com o perfil demandado. Existem diversos portais da construção civil que distribuem vagas para o setor, onde você vai encontrar desde pedreiros a projetistas e engenheiros querendo participar da sua obra.

Se for usar a internet a seu favor para encontrar mão de obra especializada, não se esqueça de qualificá-la: só dizer “busco pedreiro para obra em março” vai atrair todo tipo de perfil e você corre o risco de acabar com alguém que não era bem o que você queria.

Defina nos sites as especificações do profissional desejado, tais como: se ele precisa ser especializado ou ter experiência em alguma frente de trabalho, qual são as atividades a serem desempenhadas na obra, qual é o pagamento por ela, os horários de serviço e por aí vai.

Quanto mais você cercar sua vaga com detalhes, mais chances tem de acertar na contratação de mão de obra na construção.

3. Esteja apto a preparar sua equipe

Não adianta sair à caça de bons profissionais se não houver, dentro do canteiro, uma liderança forte para prepará-los e distribuir as demandas. Se não fechar seu empreendimento com uma construtora, ou você terá que ser esse líder ou terá que contratá-lo também.

Para facilitar seu trabalho, analise o histórico de quem foi escolhido na contratação de mão de obra na construção e veja onde cada peça se encaixa melhor no todo que você quer formar. Esteja sempre por perto para evitar problemas como conflitos, atrasos e desperdícios.

4. Faça um contrato

Não importa se estamos falando de uma reforma de banheiro ou da construção de um prédio: você não estará fazendo uma boa contratação de mão de obra na construção se não tiver um contrato com o prestador de serviço selecionado. Defina cláusulas de responsabilidades e estipule multas por falta de cumprimento dos prazos.

5. Tenha um orçamento

Somente sabendo o que você tinha previsto inicialmente para seu projeto é que você poderá avaliar o desempenho dele ao seu término. Afinal, como saber se você gastou menos do que planejado se você não tem nenhum parâmetro? Faça um orçamento detalhado logo no início para que você tenha bases para ajustar seu projeto e não deixar que ele estoure o valor que pretendia gastar.

6. Preocupe-se com a segurança do trabalho

Se estivermos falando de empreendimentos grandes, como a edificação de prédios, ponte, obras industriais etc., uma das etapas da contratação de mão de obra na construção passa por adquirir um bom técnico em segurança do trabalho.

Sem ele, você pode ter problemas, especialmente se o Ministério do Trabalho exigir as documentações necessárias ou, pior, se algum membro da sua equipe sofrer um acidente enquanto estiver na obra.

Além de cuidar da segurança do trabalho, esse profissional poderá acompanhar outras atividades e fazer os controles necessários para que seu canteiro de obras permaneça seguro.

7. Tenha o apoio de um parceiro

Quer evitar dores de cabeça na contratação de mão de obra na construção e focar em um projeto sólido e de qualidade? Feche o empreendimento com uma construtora competente e qualificada para o seu tipo de obra, que vai abraçar para você essa zona nebulosa, te deixando mais tranquilo para atuar com outras expectativas dentro do projeto.

Ao comprar um empreendimento direto com a construtora, ela ficará responsável em selecionar os profissionais que trabalharão em prol do seu projeto, eliminando as dores de cabeça que podem vir com essa etapa e com a gestão de pessoal durante a obra.

Por isso, entre em contato conosco e procure um dos nossos consultores agora mesmo! Veja como a contratação de mão de obra na construção pode ser facilitada com o apoio de um parceiro experiente.

 

Deixar um comentário