Diálogos Diários de Segurança – DDS 02 :: Trabalho em Altura

Os trabalhos em altura representam os acidentes mais graves na construção civil, por isso, eles devem ser realizados com segurança e de acordo com as normas.

A NR-35 considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, sendo que a Construtora Fetz considera acima de 1,80 m.

Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, ter realizado exames admissionais e periódicos e passado por avaliação médica.

Realizar a APRT – Análise Preliminar de Risco da Tarefa

Antes de iniciar os trabalhos realizar a APR – Análise Preliminar de Risco ou AR – Análise de Risco, para identificar todos os riscos que envolvem a atividade.

Uso Cinto de Segurança

É obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista para trabalhos onde haja risco de queda com duplo talabarte. Pode-se usar também trava-quedas e trava-quedas retrátil.

Andaimes e Cimbramentos – Liberação

Atividades em andaimes e cimbramentos só poderão ser realizadas se os mesmos atenderem os requisitos normativos (check list) e possuírem placa de identificação LIBERADO, devidamente assinada pelo responsável da montagem e por um profissional de segurança.

Instalação de Linhas de Vida

O trabalho em local onde não haja possibilidade de fixação do cinto de segurança, deve ser instalado a linha de vida, ou cabo guia, para fixação do mesmo.

Instalação de Guarda-corpo

Em edificações verticais devem ser instalados guarda-corpos (h=120cm) em todo o seu perímetro, inclusive para o serviço de concretagem das lajes.

Fixação de Equipamentos e Ferramentas

Ferramentas e equipamentos deverão subir, descer e permanecer amarrados caso o mesmo não esteja sendo utilizado.

Escadas de Acesso

Escadas de acesso a partir de 2,0 m devem ser dotadas de guarda corpo ou ter acesso interno.

Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho.

A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito entre os trabalhadores. Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!

Deixar um comentário