Diálogos Diários de Segurança – DDS 04 :: 5 hábitos

Ao dirigir

Dirigir é uma tarefa que exige atenção, paciência e moderação, pois sem esses atributos você coloca facilmente em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Se estiver dentro do canteiro de obras, transite pelos caminhos menos movimentados, se for possível. Verifique que as pessoas próximas, podem estar usando protetores auriculares e talvez não perceba sua aproximação.

Verifique se o veículo que está utilizando está em ordem. Faróis, água, lanternas, freio, combustível. Está na hora da revisão ou troca de óleo? Avise o responsável pelo setor de manutenção.

Na limpeza

Limpar envolve questões que necessitam ser repensadas: muitos acidentes ocorrem por erros banais devido à falta de informação. Ao limpar, primeiro planeje-se!

Confira quais produtos irá utilizar e evite misturá-los. Essa prática é muito perigosa, pois algumas combinações podem causar intoxicações e desmaios.

Ao lavar o piso, use calçados de borracha para não escorregar e além disso, procure não carregar peso em excesso para evitar problemas na coluna ou a queda do peso sobre você.

Use luvas adequadas ao risco (luvas agentes biológicos e químicos) e siga os procedimentos da empresa.

Quando trabalhar ao ar livre

Hidrate-se, não se exponha excessivamente ao sol e siga com atenção as medidas administrativas do SESMT e orientações correspondentes. Nunca esqueça o protetor solar!

Na execução do serviço

Fazer a pré-avaliação da execução é prioritário, planifique tudo antes de fazer. Deus nos deu o dom da sabedoria.

Algumas atividades poderão exigir trabalho em altura, espaço confinado etc; dessa forma devemos analisar quais são as nossas medidas administrativas com relação aos EPC e EPI’s necessários. E se você não tiver o domínio do trabalho, não corra riscos!

Na manutenção de equipamentos elétricos

Com eletricidade não se brinca! Esse trabalho só é para pessoal capacitado.

Conhece as normativas de segurança? Então tenha o hábito de cumpri-las!!!!!

Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho.

A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito entre os trabalhadores. Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!

Deixar um comentário