A crescente necessidade da industrialização dos processos construtivos no setor da Construção Civil, principalmente com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir custos com mão de obra, vem incentivando a utilização de produtos mais eficientes nos projetos.
Para acompanhar esse crescimento, a produção da argamassa foi industrializada, surgindo diversas indústrias voltadas para esse segmento. Porém, foi com o desenvolvimento da argamassa estabilizada que gestores da construção efetivamente asseguraram praticidade, agilidade e qualidade para suas obras.
O que é argamassa estabilizada?
A argamassa estabilizada é uma argamassa industrial úmida. Ela é produzida em centrais dosadoras, onde seus componentes são dosados em peso e misturados em água até a formação de uma mistura homogênea.
A adição de aditivos a mantêm utilizável por longos períodos de tempo, até 3 dias, sem que isso prejudique suas propriedades. A grande vantagem é que o material já chega no canteiro pronto para uso, o que garante mais praticidade e rapidez na obra.
Como a argamassa estabilizada é produzida?
Durante a produção nas centrais dosadoras, todos os componentes da argamassa estabilizada passam por um rígido controle de qualidade. Isso garante a homogeneidade do produto e proporciona melhores acabamentos, diminuindo o risco de surgirem defeitos ou patologias.
A argamassa estabilizada também passa por ensaios que visam obter um produto com as propriedades adequadas para cada aplicação, que pode ser:
- assentamento;
- chapisco;
- rebocos e emboços de interiores e exteriores;
- regularização de pisos;
- sacadas, soleiras e marquises;
- rejunte de telhas;
- enchimento de tubulações;
- impermeabilização de locais inundáveis.
Esses ensaios enquadram o produto final da argamassa nos requisitos normativos e de boa prática das obras.
Quais as vantagens da argamassa estabilizada?
Para quem quer enxugar os gastos e produzir mais, a argamassa estabilizada é a melhor opção. Veja abaixo quais os benefícios que ela pode trazer para os seus projetos:
Rapidez na execução
A argamassa estabilizada promove o aumento do rendimento do trabalho na obra e o avanço significativo do cronograma. Isso te ajuda no cumprimento de prazos do projeto, evitando que a obra fique parada por falta desse material. Além disso, ela pode ser armazenada previamente no local de trabalho, para que no próximo dia de serviço o material já esteja disponível para uso dos trabalhadores da obra.
Mais organização no canteiro
Sem precisar produzir argamassa no canteiro, elimina-se também as sujeiras e a necessidade de um espaço destinado aos insumos. Isso garante um canteiro mais limpo e organizado, liberando áreas para que sejam utilizadas com outras necessidades da obra ou do projeto.
Aumento da qualidade e acabamento da obra
O processo produtivo da argamassa estabilizada garante acabamentos com maior perfeição pela homogeneidade em sua composição, menor permeabilidade devido aos aditivos utilizados, menor taxa de exsudação.
Transporte facilitado
A argamassa estabilizada é transportada por meio de caminhões betoneira e colocada em caçambas para armazenamento e transporte dentro do canteiro. Isso garante facilidade no processo de carga e descarga do material.
Maior rendimento do trabalho
Além de agilizar o andamento do projeto, a argamassa está sempre pronta para uso e disponível na obra, garantindo maior rendimento do trabalho, visto que não será necessário realizar paradas para produção da mesma. Isso permite que você gerencie melhor o tempo de trabalho da sua equipe na obra e evite possíveis atrasos.
Melhor controle dos gastos com argamassa
Conseguir prever os custos reais de um projeto é essencial para assegurar que ele não ultrapasse o budget inicial. A argamassa estabilizada proporciona mais precisão dos gastos com esse material, garantindo que seu orçamento fique dentro do previsto.
Contudo, para aproveitar todas as vantagens da argamassa estabilizada, é preciso se informar e possuir um boa assessoria nas suas obras. Por isso, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!