Argamassa estabilizada, praticidade, qualidade e agilidade para sua obra

A crescente necessidade da industrialização dos processos construtivos no setor da Construção Civil, principalmente com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir custos com mão de obra, vem incentivando a utilização de produtos mais eficientes nos projetos.

Para acompanhar esse crescimento, a produção da argamassa foi industrializada, surgindo diversas indústrias voltadas para esse segmento. Porém, foi com o desenvolvimento da argamassa estabilizada que gestores da construção efetivamente asseguraram praticidade, agilidade e qualidade para suas obras.

O que é argamassa estabilizada?

A argamassa estabilizada é uma argamassa industrial úmida. Ela é produzida em centrais dosadoras, onde seus componentes são dosados em peso e misturados em água até a formação de uma mistura homogênea.

A adição de aditivos a mantêm utilizável por longos períodos de tempo, até 3 dias, sem que isso prejudique suas propriedades. A grande vantagem é que o material já chega no canteiro pronto para uso, o que garante mais praticidade e rapidez na obra.

Como a argamassa estabilizada é produzida?

Durante a produção nas centrais dosadoras, todos os componentes da argamassa estabilizada passam por um rígido controle de qualidade. Isso garante a homogeneidade do produto e proporciona melhores acabamentos, diminuindo o risco de surgirem defeitos ou patologias.

A argamassa estabilizada também passa por ensaios que visam obter um produto com as propriedades adequadas para cada aplicação, que pode ser:

  • assentamento;
  • chapisco;
  • rebocos e emboços de interiores e exteriores;
  • regularização de pisos;
  • sacadas, soleiras e marquises;
  • rejunte de telhas;
  • enchimento de tubulações;
  • impermeabilização de locais inundáveis.

Esses ensaios enquadram o produto final da argamassa nos requisitos normativos e de boa prática das obras.

Quais as vantagens da argamassa estabilizada?

Para quem quer enxugar os gastos e produzir mais, a argamassa estabilizada é a melhor opção. Veja abaixo quais os benefícios que ela pode trazer para os seus projetos:

Rapidez na execução

A argamassa estabilizada promove o aumento do rendimento do trabalho na obra e o avanço significativo do cronograma. Isso te ajuda no cumprimento de prazos do projeto, evitando que a obra fique parada por falta desse material. Além disso, ela pode ser armazenada previamente no local de trabalho, para que no próximo dia de serviço o material já esteja disponível para uso dos trabalhadores da obra.

Mais organização no canteiro

Sem precisar produzir argamassa no canteiro, elimina-se também as sujeiras e a necessidade de um espaço destinado aos insumos. Isso garante um canteiro mais limpo e organizado, liberando áreas para que sejam utilizadas com outras necessidades da obra ou do projeto.

Aumento da qualidade e acabamento da obra

O processo produtivo da argamassa estabilizada garante acabamentos com maior perfeição pela homogeneidade em sua composição, menor permeabilidade devido aos aditivos utilizados, menor taxa de exsudação.

Transporte facilitado

A argamassa estabilizada é transportada por meio de caminhões betoneira e colocada em caçambas para armazenamento e transporte dentro do canteiro. Isso garante facilidade no processo de carga e descarga do material.

Maior rendimento do trabalho

Além de agilizar o andamento do projeto, a argamassa está sempre pronta para uso e disponível na obra, garantindo maior rendimento do trabalho, visto que não será necessário realizar paradas para produção da mesma. Isso permite que você gerencie melhor o tempo de trabalho da sua equipe na obra e evite possíveis atrasos.

Melhor controle dos gastos com argamassa

Conseguir prever os custos reais de um projeto é essencial para assegurar que ele não ultrapasse o budget inicial. A argamassa estabilizada proporciona mais precisão dos gastos com esse material, garantindo que seu orçamento fique dentro do previsto.

Contudo, para aproveitar todas as vantagens da argamassa estabilizada, é preciso se informar e possuir um boa assessoria nas suas obras. Por isso, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

Deixe um Comentário