Aspectos e análises para estruturas pré-moldadas de concreto

Estruturas pré-moldadas de concreto são fabricadas individualmente.

Elas são essenciais para que uma construção seja considerada mais rápida, menos onerosa e principalmente, tecnicamente viável, benefícios facilmente notados a partir da alta qualidade da obra.

Diferentemente dos pré-fabricados, as estruturas pré-moldadas de concreto podem ser feitas dentro do próprio canteiro de obras.

Respondendo às normas da obra local e dispensando certas análises ou outras necessidades voltadas para as peças pré-fabricadas.

Produzidas em escala industrial, que são totalmente desenvolvidas fora do ambiente de onde serão montadas.

Vantagens e diferenciais das estruturas pré-moldadas de concreto

A principal vantagem das estruturas pré-moldadas de concreto é o aumento na agilidade da obra, consequência da facilidade de execução: concretagens feitas nas formas pré-moldadas são mais fáceis de serem transportadas, montadas e desmontadas, economizando tempo e mão de obra.

Estruturas pré-moldadas de concreto também economizam tempo na limpeza do canteiro, visto que essa opção tende a reduzir o desperdício de materiais e, pra completar, acaba gerando mais organização no cenário como um todo.

Além do aumento na agilidade da obra em geral (e não apenas na montagem da estrutura em si), pode-se dizer que as estruturas pré-moldadas possui maior durabilidade, resistência e precisão dimensional – vantagens que também reduzem o valor do seguro do empreendimento.

Aliás, se tratando de custos, as estruturas pré-moldadas de concreto têm conquistado cada vez mais a confiança dos profissionais da construção civil.

Isso porque, além das vantagens descritas acima, tal modalidade de construção:

  • Reduz custos diversos por consequência de uma obra mais ágil;
  • Diminui os custos com mão de obra (armadores, carpinteiros, mestres-de-obra, engenheiro, ajudantes etc);
  • Elimina o desperdício de materiais e diminui custos com formas;
  • Reduz os ricos de acidentes no canteiro de obra.

O que levar em consideração ao usar pré-moldados

Mesmo sendo uma boa escolha para diversas obras, estruturas pré-moldadas de concreto não podem ser, simplesmente, colocadas dentro de uma obra apenas porque suas vantagens são atrativas.

É preciso um estudo minucioso do projeto em desenvolvimento – e até mesmo de sua vizinhança – para saber se essa é, realmente, a melhor escolha.

Portanto, antes de utilizar estruturas pré-moldadas em grandes ou pequenas construções, atente-se para detalhes como:

  • A realização de investigações de solo

Assim como em qualquer tipo de obra, saber o tipo de solo que receberá estruturas pré-moldadas de concreto é imprescindível para o sucesso da empreitada.

Conduza uma investigação geotécnica criteriosa do solo, incluindo possibilidade de existência de lençóis freáticos, para não ter problemas durante o andamento das obras.

Não se esqueça também de checar a topografia do local para planejar os acessos dos equipamentos que irão montar a estrutura pré-moldada.

  • O estudo do projeto estrutural

Antes de adotar o sistema pré-moldado é fundamental estudar criteriosamente o projeto estrutural. Muitas vezes são necessários alguns ajustes para que isso possa ocorrer.

Dentro desses ajustes, talvez novos elementos possam ter a necessidade de serem inseridos no projeto, como novos pilares ou vigas.

  • Qualidade e experiência no desenvolvimento do projeto

Assim como todos os outros aspectos da construção civil, a qualidade final da construção é resultado de planejamento, especialização e experiência.

Por isso, o ideal é buscar construtoras que contam com uma equipe de profissionais comprovadamente competentes e experientes e que possam garantir a Responsabilidade Técnica (ART/CREA) da estrutura pré-moldada de concreto.

A Construtora Fetz, por exemplo, é especialista em transformar projetos moldados “in loco”em projetos pré-moldados, visando sempre a agilidade da obra, menor movimentação de funcionários no canteiro,  maior qualidade das estruturas trabalhando em total conformidade com as normas técnicas brasileiras (ABNT).

Contudo que a Construtora Fetz possui a ISO 9001:2015 na produção de pré-moldados de concreto.

Dúvidas? Converse com a Construtora Fetz.

Deixar um comentário