2022 e suas tendências!

2022 chegou e é hora de começar a olhar para as tendências de design e arquitetura de interiores para 2022. Passados ​​dois anos bastante difíceis, é essencial ambientes nos quais estejamos confortáveis – e as tendências de decoração para o próximo ano refletem esse sentimento.

Nós sabemos que as tendências de decoração de interiores estão sempre mudando, mas quando se trata de 2022, um novo ano no final detempos bastante desafiadores, uma frase soa verdadeira para tudo, desde o design da casa até nossas vidas diárias: as coisas serão perfeitamente imperfeitas.

As tendências do próximo ano destacam a beleza das coisas assimétricas ou desiguais, que busca ver as imperfeições como uma qualidade ou algo que torna cada peça única. Isso valoriza os efeitos do tempo e a humilde beleza encontrada na impermanência das coisas.

E não é um suspiro de alívio? Depois de um ano particularmente desafiador, essa tendência é um lembrete para nossos espaços e para nós mesmos – não precisamos ter tudo o tempo todo.

Além disso, em 2022 as tendências de design de interiores se concentrarão em um interesse renovado em trazer o mundo natural para dentro de casa e um impulso para comprar e decorar de forma mais consciente. Da mesma forma, nossa escolha de paleta de cores se tornará mais confiante à medida que experimentamos novos sentimentos de esperança e positividade para o futuro.

Neste artigo, juntamos as principais tendências de decoração e as mais recentes inovações em cores e funcionalidade para você estar por dentro das novidades para 2022. Confira a seguir!

Mais vintage do que nunca

Com a escassez surgindo nas cadeias de suprimentos e o importante aumento do foco no meio ambiente, a celebração de descobertas únicas será uma tendência cada vez mais importante no novo ano.

O vintage não apenas é uma escolha mais ecológica para design com a reutilização de itens antigos, mas também está repleto de detalhes exclusivos que são caros para recriar.

Comprar vintage não é apenas uma opção eficiente e sustentável, mas adiciona personalidade importante a um espaço. Os ambientes devem celebrar nossa singularidade e as escolhas de móveis são uma parte importante disso.

Uma peça antiga com uma bela pátina reflete amor e respeito pela história e pela história, assim como uma antiguidade recém-pintada mostra um valor do passado ao mesmo tempo que cria um ambiente colorido e divertido.

Muitos materiais naturais na decoração

Em 2022 veremos um grande foco nos materiais naturais, principalmente em espaços como salas de estar. As tendências de arquitetura de interiores estão refletindo a revolução contra a moda rápida, agora visando longevidade e atemporalidade.

Cada vez mais, as pessoas estão buscando uma abordagem mais responsável para projetar, para que seus espaços “vivam mais”, incorporando elementos que trazem seu entorno para dentro do ambiente.

Acabamentos e detalhes pretos

Detalhes e ferragens pretos serão uma tendência popular na decoração que veremos em 2022. É uma ótima maneira de adicionar um pouco de borda e profundidade a espaços mais minimalistas: escolha cores claras e neutras para os elementos principais do seu espaço, como paredes e sofás grandes, e incorpore detalhes em preto para contraste.

Pequenos detalhes em preto, como lâmpadas, ajudam a criar destaques e adicionar profundidade ao ambiente. Até mesmo trocar os puxadores de peças existentes por modelos pretos, como em mesas laterais ou armários de TV, adiciona um toque de contraste a um espaço.

Criações artesanais ou DIY como destaque

Nossos ambientes não são apenas os espaços que ocupamos, mas também falam sobre quem somos e o que amamos. Assim, uma das maiores tendências de design esperadas para 2022, um ano focado em sustentabilidade e originalidade, é a valorização do artesanal.

Os móveis e objetos artesanais carregam a mesma beleza da imperfeição que o vintage. Cada peça é única, e traz consigo uma história só dela. Além de muita personalidade, as criações artesanais também garantem mais beleza e uma peça de destaque incrível para qualquer ambiente.

Materiais Sustentáveis

Os materiais ecológicos serão mais populares do que nunca. As pessoas estão vendo as vantagens de integrar produtos com eficiência energética em seus espaços como uma forma de reduzir as necessidades de condicionamento de temperatura e iluminação.

Especialmente agora, há ainda mais foco na sustentabilidade – em móveis, produtos, iluminação e na forma como projetamos nossos espaços.

Os materiais recuperados, reciclados e de origem ética vão ganhar mais atenção com o passar dos anos – especialmente à medida que as gerações mais jovens que estiveram fortemente envolvidas no movimento de sustentabilidade começam a comprar e reformar casas para si mesmas.

Plantas e vegetação

O bem-estar dentro dos ambientes está se tornando cada vez mais importante para os projetistas e os habitantes. Naturalmente, como as plantas têm um efeito calmante e promovem o ar puro, você pode esperar ver cada vez mais paredes vivas e plantas penduradas em espaços de lazer e residências – uma tendência que já vem forte há vários anos.

Nossa conexão com a natureza e o mundo ao nosso redor nunca foi tão importante – tanto durante a pandemia, como agora no pós. A permanência em ambientes fechados nos ajudou a voltar a apreciar o poder da natureza para nos elevar e revitalizar. Assim, invista em plantas para dar vida e movimento nos seus espaços!

As inspirações de cores para 2022

 

Em termos de cores, estamos abrindo portas e janelas e convidando todas as cores da natureza a entrar.

A começar, a Pantone anunciou o “Very Peri” como sua cor do ano de 2022, um violeta que prevê muita criatividade em um ano ainda mais tecnológico.

A Coral, com um conceito similar, traz o “Melodia Suave” como a cor de 2022, um azul claro e alegre que fala sobre reinvenção e revitalização de todos os aspectos da vida em um mundo pós-pandemia.

Ainda em uma paleta parecida, a Impress Decor Brasil escolheu a “Alma”, uma cor entre o lilás e o azul com fundo acinzentado profundo e delicado.

A Eucatex, por sua vez, traz uma cor inspirada nos horários em que o sol nasce e se põe, assim como as tonalidades que os raios solares criam em contato com os elementos da terra: este é o “Creme de Papaia”, um laranja terroso muito profundo. A Tintas Iquine também aposta em um laranja, mas dessa vez com um rico fundo rosa que transmite alegria em sua cor “Boi Bumbá”.

Menção especial: o verde

Neste ano, o verde está chegando com tudo. O Pinterest observou um aumento de 80% nas pesquisas por inspiração de interiores verdes este ano, à medida que adotamos uma infinidade de tons inspirados na natureza.

Trazer o exterior para dentro é uma tendência da qual falamos há algum tempo, mas no próximo ano ela se tornará uma realidade ainda mais presente. Veremos tons verdes e naturais combinados em nossos interiores através do uso de plantas, madeira e terracota. Também podemos ver o uso de sofás de veludo verde, paredes pintadas de sálvia ou oliva ou tapetes com textura de juta.

As referências em tintas também estão por dentro: a Suvinil escolheu a cor Eclipse para o este ano, um verde fresco, que representa a natureza e o digital simultaneamente; a PPG trouxe o “Olive Sprig”, um verde acinzentado muito relaxante e natural; e a Sherwin Willians anunciou o “Neblina Perene”, um verde calmante e refrescante.

No entanto, é bom ter uma abordagem moderada para decorar com verde: verdes à base de minerais trazem a natureza para dentro de casa e enriquecem os espaços interiores, mas uma sala inteira verde pode parecer um pouco assustadora. Se você adora a cor, mas não quer fazer nenhuma mudança permanente, adicione toques de verde em suas almofadas, estampas e itens decorativos, como vasos e castiçais.

A Construtora Fetz está sempre antenada nas melhores tendências de mercado para oferecer a seus clientes o que existe de mais moderno, funcional, inovador e seguro. Visite nosso site para conhecer nossos projetos e entre em contato para solicitar o seu orçamento! Esperamos você!

Deixe um Comentário