8 dicas para aumentar a produtividade na obra

Aumentar a produtividade na obra nada mais é do que buscar formas de levar os profissionais a cumprirem suas atividade de trabalho no tempo. No entanto, conquistar esse objetivo não é tão simples quanto parece.

Independentemente se você está executando um pequeno ou grande projeto, você precisa de seus funcionários para gerar um certo nível de produção e manter os lucros fluindo. Então, a questão é: como fazer isso?

Aqui estão algumas ferramentas simples que você pode usar para aumentar a produtividade na obra:

1. Mantenha seus funcionários motivados

Isso pode significar ter uma conversa simples antes de cada dia de trabalho ou um elogio para aquele profissional que está sempre se esforçando para cumprir os prazos.

Existem tantas maneiras diferentes de motivar os funcionários e a melhor forma de manter a produtividade na obra em alta é fazendo com que cada um dos seus trabalhadores se mantenha determinado e feliz por seus trabalhos.

2. Certifique-se de que as tarefas estão claramente delegadas

Às vezes, uma tarefa pode ser deixada de fora pela falta de clareza sobre quem é responsável por ela.

Os profissionais ficam esperando que o outro complete a atividade e o resultado é que ninguém faz nada. Não faça isso de forma voluntária.

Certifique-se de que cada tarefa esteja claramente atribuída a determinados trabalhadores, de modo que nada seja deixado para trás.

3. Não atribua muitas tarefas a uma mesma pessoa

Os trabalhadores devem ter sua própria tarefa específica. Um carpinteiro se concentra no trabalho de carpintaria, da mesma forma que não se deve esperar que arquitetos e engenheiros martelem pedras e façam outros trabalhos manuais.

Os encanadores são designados para instalar tubos e os eletricistas são encarregados de cuidar de todas as conexões elétricas.

Se um trabalhador recebe tarefas que não são suas habilidades, o trabalho fica mais lento e pode perder em qualidade.

4. Certifique-se de que seus funcionários usam EPIs

A segurança nunca deve ser negligenciada. Uma das formas de aumentar a produtividade na obra, é assegurar que os profissionais usem equipamentos de proteção individual (EPIs) em todos os momentos.

Isso não só protege uma pessoa de lesões, mas também torna a produção mais rápida, pois reduz a necessidade de tomar cuidados extras na execução de cada trabalho.

Certifique-se também de fornecer aos funcionários o equipamento certo. Ferramentas mais modernas ou elétricas podem ajudar a prevenir lesões e horas de trabalho mais longas.

5. Defina metas para aumentar a produtividade na obra

Todo mundo deve saber sobre o avanço das etapas da obra e os marcos do projeto. A partir do dia 1, seus trabalhadores devem saber claramente o que é esperado de cada um deles. Metas também são uma forma de motivar a equipe.

Por isso, para aumentar a produtividade na obra, se preocupe em criar objetivos diários, semanais e mensais. Também é importante parabenizar a equipe pelo cumprimento das metas.

6. Ofereça incentivos para aqueles que cumprem os objetivos

Os incentivos não são apenas para vendedores. Qualquer tipo de empregado ou trabalhador ficará feliz se eles estiverem sendo reconhecidos por um trabalho bem feito.

Se alguém vai além do objetivo atribuído a eles, um incentivo, mesmo um lanche grátis ou um cartão de presente, pode ser um grande diferencial para motivar o resto da equipe a fazer o mesmo.

7. Certifique-se de ter ferramentas modernas e eficientes

Ferramentas ineficientes podem diminuir ou parar o trabalho completamente. Em vez de procurar ferramentas antigas e tradicionais, é melhor procurar por novas tecnologias, como furadeiras sem fio ou até mesmo uma chave de impacto elétrica.

Uma chave de impacto, por exemplo, pode funcionar muito mais rápido do que o seu martelo tradicional, ajudando a aumentar a produtividade na obra.

8. Mantenha o canteiro de obras arrumado, limpo e organizado

Finalmente, o canteiro de obras deve estar sempre limpo e organizado. Seus trabalhadores estão preocupados em fazer seus trabalhos e cumprir suas tarefas atribuídas, e, enquanto você espera que eles mantenham certo nível de organização, é importante também contar com pessoal de limpeza no local para garantir que o canteiro esteja organizado em todos os momentos.

Gostou de aprender como aumentar a produtividade na obra? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail.

Comentários
  • CEIÇA
    Responder

    GOSTEI BASTANTE E COLOCAREI EM PRATICA

Deixe um Comentário