Arquiteto ou Engenheiro Civil, qual deles devo contratar para minha obra?

Você sabe a diferença entre os trabalhos do arquiteto e do engenheiro civil?

Ao realizar uma obra, é fundamental a contratação de um bom profissional da área: arquiteto ou engenheiro. Somente com a participação deste profissional qualificado é possível otimizar os recursos e garantir a qualidade do resultado final, focando na excelência das soluções técnicas empregadas e na funcionalidade e padrão estético da obra produzida.

No entanto, muitas pessoas não conhecem as atribuições de cada profissão. Por conta disso, não sabem diferenciar o trabalho do arquiteto e engenheiro civil, o que gera inúmeras dúvidas na hora de contratar um profissional para criar seu projeto e executar a sua obra.

Apesar de possuírem campos de trabalho similares, a atuação de cada um dos profissionais é bastante singular – sendo que cada um tem um foco bem diferente. Assim, é importante entender as principais diferenças entre o arquiteto e engenheiro civil para saber otimizar a sua equipe e dessa forma realizar a sua construção do jeito que você mais deseja.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender as atribuições e principais características do trabalho de cada um. Confira a seguir!

O que é o trabalho do arquiteto?

Em sua atuação, o arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço de forma racional, focando na elaboração de um projeto funcional e com grande preocupação estética. Ou seja, as soluções arquitetônicas não apenas buscam aproveitar da melhor maneira o espaço e os recursos utilizados, mas também procuram proporcionar um resultado bonito e agradável, pensando na qualidade de vida e no conforto dos futuros usuários.

Para tanto, em sua formação passam por disciplinas básicas de física e conhecimentos de estruturas, concentrando mais os estudos na elaboração de projetos, no design de interiores, no paisagismo, no conforto ambiental (aproveitamento de iluminação e ventilação natural, por exemplo), e na história da arte e arquitetura. Além disso, somente arquitetos têm formação para trabalhar com o patrimônio histórico, sendo o único profissional habilitado para realizar obras de restauro.

O que é o trabalho do engenheiro civil?

Por sua vez, os engenheiros são os grandes conhecedores de estruturas e da parte técnica de qualquer construção. A sua formação é muito mais voltada para as disciplinas de matemática e física, sendo que o conhecimento destes profissionais a respeito das estruturas, do solo e dos materiais é muito mais amplo. Assim, o engenheiro é o profissional qualificado para fazer os cálculos e definir as soluções técnicas de qualquer tipo de construção, das mais simples às edificações de grande porte como estradas e pontes.

Como saber qual devo contratar para a minha obra?

Tudo depende da situação. Enquanto ambas as áreas têm atribuições para projetar e construir, a lógica de trabalho e o foco da atuação é bastante distinto, sendo que o ideal seria o trabalho de ambos profissionais por serem complementares.

Para obras de pequeno porte, a escolha entre arquiteto e engenheiro civil passa a ser muito mais pessoal, pois ambos os profissionais são capacitados para elaborar o projeto e acompanhar a execução. No entanto, pelas diferenças de atuação, o arquiteto terá a tendência de entregar um resultado com design mais elaborado, focando mais no aspecto estético, na escolha dos acabamentos e no planejamento de ambientes bonitos, confortáveis e ergonômicos – enquanto o engenheiro primará pela solução estrutural, podendo deixar o projeto arquitetônico em segundo plano nas prioridades.

Por isso, embora qualquer uma das especializações tenha capacidade para assinar projetos e execuções de edificações de até 4 andares, é comum que os dois profissionais trabalhem em conjunto, utilizando os pontos altos do arquiteto e engenheiro civil para elaborar um produto de maior qualidade. Já em projetos de grande porte, é ainda mais habitual que os dois profissionais trabalhem lado a lado – com o arquiteto realizando o projeto arquitetônico, organizando os espaços, a fachada e o design de interiores, e o engenheiro se responsabilizando pelas soluções estruturais e estudos de solo e de materiais a utilizar em cada caso específico.

Para qualquer construção, contar com as parcerias certas é o segredo para um bom resultado. Seja na contratação de um arquiteto e engenheiro civil, ou na escolha de uma boa empresa para ajudar você neste caminho, conte com a Construtora Fetz! Visite nosso site e conheça todos os serviços que oferecemos para entregar a sua melhor obra!

Deixe um Comentário