As principais tendências da Construção Civil para 2019

A indústria da construção civil está sob uma significativa mudança de paradigma. Quando olhamos para trás ao longo da história desta indústria, notamos alguns grandes avanços ocorridos.

À medida que avançamos e vislumbramos a próxima década, não há razão para não esperarmos que mais evoluções aconteçam. De fato, aqui estão algumas das tendências mais notáveis que os especialistas acreditam que você deve esperar para ver no setor de construção neste ano!

Realidade aumentada

A realidade aumentada vai abrir muitas novas oportunidades para a indústria da construção devido à sua capacidade de fornecer informação.

A realidade aumentada é a incorporação de uma imagem gerada por computador na visão de uma pessoa do mundo real. Ela fornece uma visão de como o mundo e o trabalho realmente se parecem e como eles podem parecer.

A realidade aumentada mais popular que pode ser usada na construção é o Microsoft HoloLens, mas há um número crescente de empresas desenvolvendo seus próprios wearables (falaremos mais dos wearables abaixo).

Ou seja, a realidade aumentada permite ver todo o projeto antes mesmo de começar, economizando tempo e dinheiro.  Ela oferecerá a todos que fazem parte do projeto a capacidade de finalizar detalhes antes do início da construção, proporcionando um processo mais eficiente.

Tecnologia BIM

Seguindo a tendência iniciada em 2018, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) promete continuar como uma das tecnologias de construção mais quentes em 2019.

Além de uma ferramenta muito eficaz para gerenciamento de obras, representação visual e foco em projetos, a BIM Technology também prevê a gestão dos custos e, o mais importante, informa ao gerente de projetos se o trabalho é viável.

O BIM já está fornecendo a mudança fundamental na forma como gerenciamos, projetamos e desenvolvemos um projeto de construção, trazendo um maior detalhe no processo de planejamento e no desenvolvimento da obra.

A tecnologia está sendo bem recebida por marcas mundialmente reconhecidas, incluindo a Samsung C & T, que se concentra principalmente em projetos de engenharia e construção.

O grupo construiu dois dos arranha-céus mais altos e famosos do mundo, o Pertronas Towers na Malásia e o Burj Khalifa em Dubai. Para superar vários problemas sérios, a empresa decidiu implantar a tecnologia BIM em todas as etapas do processo de construção.

Concreto auto-regenerativo

Muitos especialistas do setor acreditam que começaremos a ver concreto auto-regenerador sendo usado em estradas, prédios e residências.

O bioconcreto é misturado como o concreto convencional, mas com um ingrediente adicional chamado pelos pesquisadores de “agente de cura”. Esse agente fica intacto durante a mistura, sendo ativado apenas se o concreto racha e sofre infiltrações.

Esse tipo de concreto se cura quando entra em contato com o ar e a água, produzindo uma camada protetora externa para solucionar algumas das patologias que o material pode apresentar.

Drones

A utilização de drones está se tornando cada vez mais popular, já que eles estão se tornando mais baratos de se obter e fáceis de utilizar.

Os drones oferecem uma abordagem dinâmica completamente diferente para um projeto, com diferentes visões e imagens que implementam uma saída de projeto mais eficiente.

A segurança também é outro aspecto que melhorou com a utilização dos drones, uma vez que elimina a necessidade de elevar profissionais até certas alturas para visualização de detalhes da obra.

No passado, muitas empresas hesitavam em usar drones quando precisavam de um controlador, mas hoje a tecnologia está crescendo rapidamente e elas estão captando isso. Os drones são um caminho confiável para a construção e farão parte das nossas tendências de construção em 2019, pois são econômicos, não-intrusivos, ecológicos e receptivos.

Tecnologias vestíveis

A tecnologia wearable será uma grande parte do futuro da construção. Ela é capaz de fornecer melhor saúde e segurança no local e aumentar a eficiência do ciclo de vida de um projeto.

Quando dizemos inovações de construção vestíveis, estamos falando de qualquer coisa que um trabalhador da construção civil possa usar que use tecnologia para melhorar o desempenho ou a segurança de alguma forma.

O potencial é ilimitado e a expectativa é de que vejamos mais desses dispositivos nos próximos anos.

E você, acha que essas tendências de construção serão um grande avanço para 2019 e continuarão a evoluir e desenvolver o setor? Você já está usando algum desses itens?

Comente abaixo e compartilhe suas experiências conosco!

Deixe um Comentário