Benefícios de contratar uma construtora especializada em silos para grãos

Os produtores são responsáveis por produzir e abastecer o mercado com grãos de qualidade, fornecendo estoque consistente e confiável aos consumidores em todo o país.

Em uma indústria tão altamente competitiva quanto o setor agrícola, é vital que os produtores de grãos melhorem seus processos de manuseio e armazenamento para garantir que produzam grãos da mais alta qualidade possível, evitando perdas desnecessárias – e é neste contexto que entram os silos de grãos.

A principal função de um silo é fornecer proteção para aumentar a vida útil de armazenamento dos grãos, além de poderem incluir equipamentos de monitoramento usados ​​para rastrear tanto a temperatura quanto a qualidade dos produtos armazenados.

Os silos de metal têm a capacidade de lidar com uma infinidade de produtos no que diz respeito ao agronegócio, e são um aspecto extremamente importante do setor agrícola.

Como a qualidade dos grãos está diretamente relacionada aos lucros dos produtores, ter os equipamentos e processos corretos de manuseio e armazenamento de grãos é essencial para manter os negócios de grãos prosperando.

Neste sentido, a qualidade dos grãos está intrinsecamente conectada com a qualidade dos silos para seu armazenamento. Afinal, de nada adianta produzir grãos de alta qualidade, utilizando os melhores produtos e técnicas do mercado, para ver a produção perder seu valor antes da venda por más condições de armazenamento, não é mesmo?

A construção de silos, como qualquer estrutura especializada, deve ser realizada por empresas com conhecimento e experiência na área.

Erros de projeto e execução podem ser fatais para a eficiência do silo, o que pode acarretar em perdas parciais ou totais da carga armazenada na estrutura – assim como gastos adicionais com tratamento de danos em grãos e obras posteriores para corrigir os problemas estruturais.

Assim, contratar uma construtora especializada, com vasto know how, é essencial para garantir a qualidade do serviço realizado, e assegurar um bom armazenamento para a sua produção.

Neste artigo, a Construtora Fetz vai explicar os principais critérios de um silo de qualidade e os benefícios de contratar uma construtora especializada para construir os seus silos para grãos. Confira!

O que são os silos de grãos?

Silo (do grego σιρός – Siros, “poço para guardar grãos”) é uma estrutura para armazenamento de materiais a granel. Eles são essenciais no processamento de alimentos e usados ​​na agricultura para armazenar grãos.

Os silos são importantes, pois são comumente usados ​​para armazenamento a granel de grãos, carvão, cimento, negro de fumo, cavacos de madeira, produtos alimentícios e serragem.

Existem várias tecnologias para construir a estrutura de um silo, e uma análise de risco deve ser feita para definir os requisitos para o projeto e material de cada silo de acordo com as necessidades de cada cliente.

Por que os silos são importantes?

Os silos são feitos de chapa metálica, com revestimento galvanizado. E, embora possa parecer o contrário, o aumento da temperatura da folha devido ao calor do sol é muito superficial e não afeta a massa de grãos.

Isso ocorre somente quando causada pelos processos fermentativos, ou seja, quando há um foco de umidade que começa a deteriorar o grão e uma das consequências é o aumento da temperatura.

Daí a importância de detectar as fontes de umidade por meio de ferramentas que permitem medir a temperatura no interior dos silos e acionar um alarme quando houver esse aumento, indicando que algo grave está acontecendo no interior.

Uma vez detectada a umidade, é necessário agir, seja por ventilação, ou seja, colocando ar a média pressão no interior do silo, ou recirculando e transferindo o grão para outro local, o que é muito mais seguro.

O controle de temperatura é apenas um dos processos de grande importância para a conservação futura do grão, que normalmente possui um valor muito superior ao do silo onde está armazenado. Por isso, investir em uma estrutura de armazenagem  de qualidade é fundamental para garantir a qualidade do produto final.

Importância da qualidade dos silos de grãos para o agronegócio

Em comparação com a maioria dos outros alimentos, como carnes e legumes, os grãos são relativamente fáceis de armazenar. Se o grão for mantido livre de insetos e abaixo de seu teor de umidade seguro, será saudável por muitos anos com perda mínima de qualidade ou valor nutricional.

A baixa temperatura é um fator importante na minimização da atividade dos insetos e na manutenção da qualidade nutricional em geral. O armazenamento em ambiente abaixo do teor de umidade seguro é essencial para a prevenção da deterioração causada por microorganismos e insetos.

Embora a escolha do design para o projeto de silos para grãos seja ampla, os requisitos essenciais necessários para armazenar grãos com segurança são sempre os mesmos. Eles incluem:

Vedação

A estrutura de armazenamento deve manter o grão livre de entrada de água, insetos, roedores e pássaros.

Resfriamento

Se o grão for armazenado com um teor de umidade acima dos níveis ‘seguros’, deve-se prever o resfriamento do grão.

Desinfestação fácil

A instalação de armazenamento também deve permitir uma desinfestação fácil e econômica de grãos em caso de infestação de insetos.

Benefícios de contratar uma construtora especializada na construção de silos para grãos

Ao contratar uma construtora para a realização de um projeto, o contratante ganha segurança, uma vez que terceiriza o projeto para uma empresa de qualidade, que irá atuar  com responsabilidade e profissionalismo na execução.

No entanto, os benefícios de delegar a construção dos seus silos para grãos para uma empresa especializada vão muito além da tranquilidade de não precisar se envolver. Veja os principais:

Qualidade

Com uma construtora de qualidade, o contratante ganha um projeto com mais expertise e qualidade final, porque as empresas já possuem know-how, ou seja, já sabem lidar com problemas, imprevistos, equipes e fornecedores. Sendo assim, as negociações e os processos são otimizados, porque há experiência.

Além disso, o comprometimento com o resultado final do projeto é outro dos benefícios de contratar uma empresa especializada em construção.

Esse comprometimento abrange qualidade máxima do projeto entregue, tempo e otimização de recursos, fazendo com que se esforcem para que você fique completamente satisfeito com o resultado final da obra.

Acesso a profissionais qualificados

Uma coisa é saber que precisa de um silo e contratar alguns pedreiros para realizar a construção. Outra, é poder consultar toda uma equipe de profissionais qualificados, como engenheiros e agrônomos, para saber qual é a melhor forma de executar o seu projeto.

Trabalhando com uma construtora na execução do seu silo para grãos, você terá acesso a esses profissionais. Com eles, pode discutir de maneira clara e embasada, o porquê do uso de determinado material ou de uma ou outra solução para o seu caso específico.

Assim, você garante muito mais eficiência e um projeto de armazenagem com silos feito sob medida para melhor atender o layout disponível em virtude do terreno e assim garantir a qualidade do armazenamento da sua produção.

Cumprimento de prazos

Uma das maiores dores de cabeça ao construir qualquer estrutura é o tempo de conclusão da obra. O descumprimento de prazos pelos contratados é uma situação comum, o que gera atrasos e muito estresse.

Afinal, a colheita não pode esperar a conclusão do silo para ser feita ou a safra pode estragar, então o tempo muitas vezes é um aspecto crucial.

Ao contratar uma construtora, você tem o cumprimento de prazos garantido e pode, inclusive, acompanhar o andamento de cada etapa do processo de maneira transparente.

Redução do desperdício

Ao contar com profissionais especializados, outra vantagem é a redução do desperdício de tempo e de materiais durante a obra. As construtoras já possuem uma relação dos melhores fornecedores do mercado e, por comprarem em grande escala, conseguem preços mais competitivos e melhor atendimento logístico.

Contrato de serviços

Especialistas apontam que um dos piores erros cometidos na hora de executar um projeto de construção é não firmar um contrato. Com a formalização contratual, você fica resguardado com relação a todas as cláusulas previamente acordadas, tendo um documento jurídico que oferece muito mais segurança para você.

A Construtora Fetz tem 39 anos de história, sendo especializada na construção de grandes obras – como silos para grãos!

Quer ser nosso parceiro neste tipo de obra? Visite nosso site para conhecer nossa ampla experiência e entre em contato com a nossa equipe. Esperamos você!

Deixe um Comentário