O Project Management Institute (PMI) define o gerenciamento de projetos como “a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para uma ampla gama de atividades para atender aos requisitos de um projeto em particular”.
Com tantos detalhes e etapas da construção de uma obra, é essencial que os gestores compreendam o ciclo de vida do projeto.
Quebrar um projeto nessas cinco etapas lógicas descritas pelo PMI pode ajudar a garantir que ele seja organizado e bem-sucedido. Veja quais são as etapas da construção de uma obra abaixo!
1. Concepção e iniciação do projeto
A primeira fase do projeto de construção está na concepção e iniciação. O proprietário inicia a ideia e reúne sua equipe de especialistas (design, contratado, comércios).
Coletivamente, a equipe decide se um projeto é viável ou não e se pode realisticamente concluí-lo dentro do prazo desejado.
Isso significa reunir uma equipe de parceiros confiáveis para fazer uma pesquisa meticulosa e determinar o escopo e o custo de um projeto.
Duas maneiras pelas quais a equipe pode avaliar e determinar isso é por meio de um estudo de viabilidade e / ou documento de caso comercial.
Um estudo de viabilidade analisa as metas, os custos e o cronograma de um projeto para determinar se o gerente de projeto acha que possui recursos suficientes para realizar o projeto.
Um documento de caso de negócios define o raciocínio para iniciar um novo projeto e os benefícios financeiros.
Se, depois de mais pesquisas e discussões, um projeto passar nesses testes de avaliação, o projeto avançará para criar um termo de abertura ou um documento de iniciação do projeto.
2. Definição do projeto e planejamento
Quando um projeto é aprovado, um plano precisa ser delineado e colocado por escrito.
Ter um plano escrito ajuda a garantir que todos na equipe estejam na mesma página e entendam as etapas que devem seguir para concluir o projeto de maneira eficaz.
Durante esta etapa da construção de uma obra, muitas das melhores práticas fundamentais para gerenciamento de projetos em construção são utilizadas.
Mesmo antes de os documentos e desenhos de projeto terem sido iniciados, designers, contratados e parceiros comerciais devem trabalhar em colaboração para atingir as metas.
Reunir ideias de todas as partes interessadas do projeto no início fornecerá melhor alinhamento no custo, escopo, duração e qualidade.
Cada uma dessas áreas dá à equipe uma ideia completa do que será inserido em um projeto e abordar os possíveis riscos de forma proativa.
Portanto, uma parte importante do gerenciamento da construção é ter um plano completo de mitigação de riscos.
3. Lançamento e execução do projeto
O próximo passo no ciclo de vida do projeto de construção é a execução real com base no seu plano abrangente desenvolvido na etapa anterior. Nesta fase, a equipe desenvolve coletivamente entregas para satisfazer o cliente.
É aqui que a mágica acontece e o projeto ganha vida. Usando o plano como o guia do projeto, os membros da equipe atribuem tarefas específicas para conclusão e alocam recursos de acordo.
Algumas das tarefas específicas durante essa fase incluem: designar equipes, executar planos de gerenciamento, conduzir reuniões de status e atualizar o cronograma do projeto.
Com grande parte da execução acontecendo no canteiro de obras, é fundamental que os que não estão no local de trabalho tenham visibilidade.
Os gerentes de projeto no escritório, designers e proprietários contam com as atualizações da equipe de campo para avaliar a execução.
Há muitas novas tecnologias disponíveis para avaliar o progresso e as atividades no local de trabalho, como drones, câmeras, lasers e sensores. No entanto, às vezes um bom relatório diário será suficiente.
4. Desempenho e controle do projeto
Esta fase do ciclo de vida do projeto está ligada ao monitoramento. O desempenho e o controle do projeto andam de mãos dadas com a etapa anterior porque ocorrem simultaneamente.
Durante esta fase da construção, os gestores acompanham o seu progresso.
Muitas vezes, o gerente de projeto deve fazer vários ajustes para manter a obra em andamento. Indicadores-chave de desempenho específicos (KPI’s) para custo, tempo e qualidade são selecionados e utilizados. Esses KPIs determinam os graus de variação da meta original do projeto.
Alguns exemplos de KPIs específicos incluem cronograma do projeto, estimativa para conclusão e acompanhamento de custo e esforço e desempenho do projeto. O cálculo desses KPIs mantém tudo sob controle para evitar falhas.
5. Fechamento do projeto
Quando a equipe executa todos os produtos e os entrega para a satisfação do cliente, eles podem fechar o projeto e passar para o estágio final do ciclo de vida de uma obra.
Esta última etapa é de vital importância, pois permite que os membros da equipe avaliem, documentem e aprendam com o projeto.
Nesta fase, os membros podem determinar quais problemas tiveram, para que possam melhorar no futuro.
Uma reunião final da equipe geralmente é realizada e conduzida por um gerente de projeto para marcar oficialmente o final.
Os membros da equipe são recompensados e reconhecidos, os contratos com terceiros são encerrados e os sucessos e falhas do projeto são identificados.
Além disso, os gestores devem criar um orçamento final e reportar o fechamento. Embora este seja o encerramento de um projeto, todas as lições aprendidas e dados são importantes para levar em obras futuras.
Os projetos de construção são complexos, o que torna o gerenciamento igualmente complexo. Portanto, entender as diferentes fases do projeto de construção ajuda a garantir que ele seja muito mais fácil e eficiente.
E você, já conhecia as etapas da construção de uma obra? O que achou do nosso post? Comente abaixo e compartilhe suas ideias conosco!