Como aumentar a produtividade no canteiro de obras?

Um dos principais obstáculos para qualquer projeto de construção é a perda de produtividade que resulta em atrasos e perda de qualidade. E, no entanto, esse tipo de ocorrência é amplamente considerado um dos grandes problemas na maioria dos canteiros de obras.

Embora muitos sejam rápidos em atribuir a falta de produtividade ao engajamento dos trabalhadores ou a supervisão inadequada, é muito mais comum que a causa desse problema seja um mau planejamento ou uma má gestão da qualidade.

Para que você saiba como evitar isso, separamos abaixo algumas dicas que te ajudarão a aumentar a produtividade no canteiro de obras e garantir a qualidade do produto final! Acompanhe conosco:

Melhore o planejamento com o uso de dados

Não é preciso dizer que melhorar o planejamento melhorará a produtividade. Você pode começar analisando todo o processo de construção de ponta a ponta em trabalhos anteriores para localizar e determinar fraquezas e pontos fortes da produtividade.

Se surgirem problemas ou mudanças durante a construção, é recomendável o re-planejamento. Melhorar o uso de dados é imperativo para isso.

Em particular, para equipes que usam o BIM, permitir que cada membro da equipe insira suas informações em um modelo para que possa ser avaliado como uma equipe desde o início de um projeto, pode gerar enormes ganhos de produtividade, diminuindo drasticamente atrasos no processo de construção.

Mas não é suficiente usar mais dados nos processos de planejamento atuais. Os contratantes também devem se esforçar para analisar dados de projetos anteriores para identificar e eliminar barreiras à produtividade.

Ao desenvolver métricas que determinam a precisão dos processos de planejamento atuais, os contratados podem então estabelecer benchmarks realistas para garantir a melhoria.

Invista em treinamento e exija mais experiência no local de trabalho

Você está fornecendo treinamento suficiente para seus supervisores de construção? Goste ou não, os supervisores têm um forte impacto no sucesso do projeto e as construtoras que investem no treinamento de funcionários podem colher ótimos resultados.

Embora a indústria tradicionalmente veja a formação dos funcionários como essencial para a conclusão do projeto — por exemplo, como operar um novo equipamento — poucos empreiteiros realmente treinam seus supervisores sobre como aumentar a produtividade ou estar atentos a isso.

Os supervisores precisam ser treinados para não olhar para um trabalho no dia-a-dia, mas sobre como aumentar as chances de concluir um projeto no prazo.

O projeto tem marcos? Em caso afirmativo, ele está em ritmo para atender a esses marcos dentro do prazo e dentro do orçamento?

São essas perguntas que um gestor de obras deve conseguir responder para garantir a alta produtividade no canteiro de obras.

Aumente o uso de itens pré-fabricados para aumentar a produtividade no canteiro de obras

Com um grande projeto vem a repetição — com muitos elementos repetitivos, você pode comprá-los pré-fabricados em vez de criar cada um do zero.

Além de aumentar a produtividade no canteiro de obras, o uso de elementos pré-fabricados diminui os custos e também aumenta a qualidade.

O uso de argamassa estabilizada, por exemplo, promove o aumento do rendimento do trabalho na obra e o avanço significativo do cronograma.

Isso ajuda no cumprimento dos prazos do projeto, evitando que a obra fique parada por falta desse material.

Além disso, ela pode ser armazenada previamente no local de trabalho, para que no próximo dia de serviço já esteja disponível para uso dos trabalhadores da obra.

Melhore os treinamentos de segurança e forneça mais informações

Os acidentes são uma causa primária de atrasos nos projetos e excessos de custos. Os contratantes precisam oferecer treinamento de segurança para tornar os funcionários mais conscientes dos riscos em seu meio, bem como incentivá-los a adotar novas metodologias de segurança.

Muitas práticas de segurança desatualizadas foram comprovadas ineficazes, então é preciso incorporar continuamente novas metodologias nas operações diárias para reduzir riscos e gerar responsabilidades.

Aumentar a conscientização sobre segurança e fornecer mais conscientização também ajudará a aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Seguindo essas dicas, você não só conseguirá garantir que o projeto fique dentro do cronograma inicial, como também poderá aumentar a qualidade da obra e com isso a satisfação do cliente final.

Gostou de saber como aumentar a produtividade no canteiro de obras? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail!

PROCURANDO COMPROMENTIMENTO, QUALIDADE E AGILIDADE PARA SEU PROJETO?

Comentários
  • Concreteira São Paulo
    Responder

    Texto muito bom!!!
    a falta de qualificação na mão de obra é apontada como um dos principais gargalos para a produtividade do setor, melhorar o nível de capacitação dos trabalhadores com treinamentos e motivação é uma ação urgente para as empresas de construção civil.

Deixe um Comentário