Como deixar sua obra mais sustentável

O setor da construção civil pode ser um grande causador de danos ambientais devido à quantidade de resíduos gerados no canteiro de obras e às atividades de extração de matéria-prima.

Por isso, um dos maiores desafios do setor atualmente é a sustentabilidade, ou seja, a busca pela minimização dos impactos provocados pelos processos de construção ao meio ambiente.

Nessa hora, algumas medidas simples pode auxiliar a deixar sua obra mais sustentável. Conheça as principais delas abaixo:

Reaproveite a água no canteiro de obras

A água é utilizada em praticamente todas as etapas de um projeto de construção. Um estudo feito em um canteiro de obras no Recife, constatou que cerca de 17% das atividades realizadas requeriam água limpa. Ou seja, é preciso cuidado para não abusar desse recurso.

Para isso, é possível captar a água da chuva para utilizá-la no canteiro ou instalar um sistema de calhas para recolher a água em todos os pavimentos, por meio de um circuito fechado de boias. Essa água ficará armazenada e pode ser utilizada posteriormente para outros fins.

Controle a geração de resíduos e incentive a reciclagem

Até um terço dos materiais empregados na construção podem ser desperdiçados. Isso não só atrapalha a sustentabilidade da obra, como também o orçamento dessa, gerando custos que poderiam ser evitados. Para isso, você pode:

  • conscientizar a mão de obra sobre o uso dos recursos, para evitar desperdícios;
  • fazer um bom planejamento da necessidade de materiais antes mesmo do início da obra;
  • optar pela desconstrução, onde portas, janelas e outros itens são retirados e levados para a reciclagem ao invés de demolidos.

Opte por materiais sustentáveis

A escolha do material é essencial para definir o orçamento e garantir a sustentabilidade da obra. Investir no reaproveitamento de alguns tipos de revestimentos, móveis, madeiras e pedras reduz o preço e tempo final, além de também ajudar o meio ambiente.

O mercado de engenharia também já busca reutilizar determinados tipos de materiais como o mármore ou granito, diminuindo o gasto do transporte e encomenda de novas pedras.

Reduza o uso de papel no canteiro

Pode parecer bobeira, mas o volume de papel em um canteiro de obras pode ser bastante alto. A produção de uma resma de papel consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil Kw/h de energia, ou seja, esse também é um ponto crucial para a sustentabilidade da obra.

Com os avanços tecnológicos aos quais temos acesso hoje em dia, porém, reduzir o consumo de papel não é um problema. É possível utilizar dispositivos móveis, como tablets, para a comunicação com o canteiro, assinatura digital de documentos e outras necessidades.

Economize energia e invista em fontes renováveis

A energia elétrica, além de ser cara, principalmente em tempos de bandeiras tarifárias, não é sustentável e seu consumo deve ser controlado dentro do canteiro.

Para isso, é possível seguir algumas práticas, tais como:

  • Colocar telhas transparentes em alojamentos e almoxarifados para aproveitar melhor a luz do dia;
  • Não deixar equipamentos conectados à rede quando não estiverem em uso;
  • Apagar as luzes quando não houver pessoas no ambiente;
  • Usar equipamentos e ferramentas modernas, com consumo de energia mais eficiente.

Deixar sua obra mais sustentável pode ser um desafio, mas é uma necessidade cada dia mais cobrada no mercado. A adoção de materiais ecologicamente corretos e a substituição de produtos danosos ao meio ambiente são os primeiros passos para cumprir esse requisito. Porém, é preciso ir mais a fundo e cumprir as dicas acima para garantir a sustentabilidade da construção.

E se você precisa de ajuda para tornar seu projeto sustentável, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Deixe um Comentário