Como economizar sem perder a qualidade da obra?

Você estava avançando em uma grande fase de projeto de construção para a sua empresa, mas antes que percebesse, o orçamento foi ultrapassado e está nas alturas. Parece familiar? Saber como fazer uma redução de custos eficiente é um problema comum na execução de obras – tão comum, de fato, que atualmente 98% dos projetos experimentam algum grau de estouro de orçamento, segundo a Digital Builder, mantida pela Autodesk.

No entanto, nunca é bom estar em uma situação em que você tem que explicar aos outros envolvidos no projeto por que a obra está tão acima do orçamento. E entender como fazer o planejamento de uma obra com economia e redução de custos sem impactar na qualidade não é tão simples quanto parece.

Em cada fase de um projeto de construção, cortar custos pode parecer um ato de equilíbrio complicado. Por um lado, o objetivo é produzir um projeto de alta qualidade e desempenho, onde muitas vezes são necessárias despesas significativas. Por outro lado, os orçamentos são examinados com cada vez mais atenção, uma vez que os custos de construção vêm subindo gradativamente mais – tanto para materiais quanto para mão de obra.

Encontrar novas maneiras de reduzir os custos indiretos é normalmente uma das principais prioridades de muitas indústrias, mas especialmente na construção.

Portanto, ter um bom planejamento inicial e estar consciente do orçamento em um projeto faz com que o processo seja muito mais tranquilo, para que você possa se preocupar menos com economizar centavos e mais em gastar tempo e recursos de maneira mais inteligente.

Para saber como economizar dinheiro na construção em geral, destacamos abaixo como os profissionais podem ser mais inteligentes em cada fase do projeto para obter o máximo de custo-benefício.

Em vez de deixar o valor gasto sair do controle, você pode aprender algumas maneiras simples de reduzir os custos de construção – e você não precisa cortar qualidade para fazer isso! Confira abaixo as dicas que a Construtora Fetz separou para você:

Invista em tecnologia

Estamos em 2022. Cada vez mais, vemos os benefícios de utilizar a tecnologia para economizar recursos, aumentar a eficiência dos processos e garantir uma boa visibilidade dos trabalhos em todas as etapas, e com a indústria da construção isso não é diferente.

Há uma grande variedade de softwares e aplicativos relacionados à construção disponíveis que podem facilitar significativamente o planejamento e gestão da sua obra, e a maioria pode ser baixada em um dispositivo móvel.

Certifique-se de procurar software que possa se integrar com outros softwares utilizados pela sua empresa. O uso da tecnologia para gerenciar projetos de construção aumenta a eficiência do fluxo de trabalho e reduz custos sem afetar a produção, ajudando até mesmo a alavancar a qualidade do resultado final.

Faça um bom planejamento

Um planejamento bem estruturado é fundamental para reduzir os custos de construção e minimizar o desperdício de recursos. Seu plano precisa incluir gerenciamento de custos, gerenciamento de tempo, gerenciamento de qualidade, contratos, gerenciamento de segurança, escopo e muito mais.

Um gerente de projeto deve supervisionar este plano e mantê-lo atualizado durante todo o processo de construção para garantir que tudo esteja acontecendo conforme planejado e documentado.

Evite o desperdício de materiais

Os resíduos de construção são um grande problema. Em 2014, a EPA (Environmental Protection Agency, dos Estados Unidos) informou que 534 toneladas de resíduos de construção e detritos de demolição acabaram em aterros sanitários no país – e no Brasil a situação pode ser ainda pior.

Esse desperdício não apenas impacta negativamente o meio ambiente, mas também impacta seu orçamento: afinal, são os materiais pelos quais você pagou que estão sendo descartados.

Ao utilizar seu plano de projeto, você pode comprar apenas o que é necessário. Isso ajuda a reduzir os gastos, bem como o desperdício. Certifique-se de reciclar e reutilizar o máximo possível de equipamentos e suprimentos.

Melhore a eficiência no local

Melhorar a eficiência no local de trabalho pode ajudá-lo a reduzir o desperdício de tempo que aumenta os custos. Para isso, é necessário um estudo de que equipamentos mais eficientes você pode utilizar para realizar o trabalho no menor tempo possível sem reduzir a qualidade, entendendo em que vale a pena investir.

Por exemplo, em vez de usar pás individuais e pessoas para cavar um buraco, invista em uma máquina de escavação, como uma escavadeira. Esses dispositivos podem custar mais inicialmente, mas economizarão tempo e estresse do trabalhador – agilizando os processos e economizando recursos.

Outra maneira de melhorar a eficiência no local de trabalho é incentivar os gerentes a manter os trabalhadores ocupados. Se o clima impedir o trabalho ao ar livre, faça com que os trabalhadores façam o máximo que puderem nas tarefas internas, se possível.

Por exemplo, se a chuva impedir a pintura externa, transfira esses pintores para trabalhar nas paredes e tetos dentro do prédio.

Invista em equipamentos e ferramentas de qualidade

A qualidade conta e investir em ferramentas e equipamentos superiores ajudará a reduzir custos no final. Se você tentar economizar comprando ferramentas mais baratas, acabará substituindo-as e gastando mais dinheiro do que seria necessário.

Considere também a compra de produtos que são reutilizáveis, pois estas soluções ecologicamente corretas podem ter um valor inicial um pouco superior, mas normalmente podem ser reutilizadas em outras etapas futuras do projeto.

Pesquise suas opções de fornecedores

Você pode se surpreender com algumas das novas ferramentas e materiais do mercado. Se você usa o mesmo fornecedor ou fabricantes há anos, reserve um tempo para verificar os preços atuais praticados no mercado para ver como as coisas mudaram.

Pesquise as suas opções para encontrar os melhores produtos de qualidade ao melhor preço. Você também pode considerar a locação de equipamentos em vez de comprá-los se precisar deles apenas para um projeto.

Compre materiais em quantidade

A compra de materiais em quantidade ajuda na redução de custos do seu projeto porque os custos diminuem quanto mais você compra, e é possível negociar descontos mais vantajosos. Se você sabe que eventualmente usará uma grande quantidade de um determinado produto, comprar em quantidade é uma excelente maneira de reduzir seus custos.

No entanto, é necessário ter cuidado ao armazenar esses materiais para mantê-los em boa forma para quando precisar deles. Por exemplo, você não deve armazenar produtos de papel em uma garagem com vazamento ou uma área de armazenamento onde a chuva ou a umidade possam causar mofo.

O melhor lugar para a maioria dos materiais é uma área de armazenamento limpa e seca, onde você possa acessar rapidamente os produtos de que precisa.

Assim, planejar com antecedência e comprar em quantidade garante que você não ficará sem materiais no meio de um projeto, ao mesmo tempo em que oferece a chance de aproveitar os descontos em massa.

Conte com profissionais experientes

Empreiteiros que são experientes em seu campo são trabalhadores muito qualificados. Quem tem experiência e credibilidade no mercado é capaz de instruir você quanto ao que precisa ser feito e como. Eles podem garantir que você receba trabalho de qualidade e um resultado perfeito.

Além disso, às vezes, as mudanças que ocorrem em projeto ou materiais durante o processo de construção podem afetar o gasto total por trás da obra. Ao contratar uma empresa profissional, você também pode buscar conselhos com eles. Eles podem informá-lo sobre como economizar dinheiro e quanto gastar para construir sua casa.

A Construtora Fetz é uma referência na Construção Civil desde 1983, sendo uma especialista em entregar resultados de qualidade em obras de grande porte.

Temos um longo histórico de parcerias de sucesso com empresas de referência no mercado nacional e internacional, com projetos dos mais diversos tipos entre construções industriais, comerciais e residenciais.

Visite nosso site e conheça nosso trabalho! Nossa equipe está preparada para atendê-lo. Vamos fazer grandes obras juntos!

Deixe um Comentário