Como o gerenciamento de projetos auxilia na redução de custos na construção

A indústria da construção desempenha um papel importante e vital na economia brasileira, gerando 12,5 milhões de postos de trabalho e movimentando 6,2% do PIB do Brasil.

Apesar disso, ainda há muito espaço para melhora, especialmente na redução de custos na construção. E a necessidade de um gerenciamento de projetos eficaz para isso, não pode ser negada.

Segundo o PMI, para cada $ 1 bilhão investido em construção nos Estados Unidos, $ 122 milhões foram desperdiçados devido à falta de planejamento e má desempenho do projeto.

O gerenciamento de projeto, portanto, é vital para manter a obra nos trilhos, usar os orçamentos de forma eficaz e garantir que os trabalhos sejam concluídos corretamente. Como? É exatamente o que veremos a seguir!

Qual o papel do gerenciamento de projetos na construção?

Os gerentes de projetos de construção assumem a responsabilidade de manter o projeto em movimento de acordo com o planejado.

O objetivo é gerenciar o projeto para que ele termine dentro do cronograma e do  orçamento, auxiliando na redução de custos na construção, enquanto ainda cumpre os códigos de construção, planos e especificações.

Um gerente de projeto de construção também pode ser encarregado de definir os parâmetros, finanças e calendário; contratação de subcontratados e trabalhadores no local; desenvolvimento de uma estratégia para a resolução de conflitos em potencial e muito mais.

As responsabilidades comuns do gerenciamento de projetos de construção podem ser divididas entre as categorias abaixo:

  • Planejamento de gerenciamento de projetos;
  • Administração de contrato;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Gestão da mão de obra;
  • Gestão da segurança;
  • Gestão da qualidade;
  • Gestão de custos.

Como o gerenciamento de projetos atua na redução de custos na construção?

Simplificando, o gerenciamento de projetos é responsável pelo sucesso de um projeto e pela redução de custos na construção. Os gerentes nessa posição supervisionam todos os aspectos, incluindo o planejamento, execução, monitoramento, controle e fechamento.

Basicamente, o gerenciamento de projeto garante que as metas e orçamentos do cronograma sejam cumpridos. Além disso, é fundamental que um bom relacionamento com o cliente seja mantido durante todo o projeto e o gerente de projetos ajudará nessa intermediação.

A responsabilidade do gerenciamento de projetos vai além do projeto em si, para a gestão de seus colegas e atividades do dia a dia, o que se transforma em mais produtividade e, consequentemente, na redução de custos na construção.

Por exemplo, ao verificar se os materiais de construção corretos chegaram no local a tempo, na etapa certa em que eles são necessários à obra, o gerenciamento de projetos assegura que não hajam atrasos e evita com isso os custos envolvidos em mais dias de construção.

Como parte do processo de monitoramento, os gerentes de projeto devem informar regularmente sobre a progressão do projeto para o gestores do setor e o cliente. Na verdade, o suporte ao cliente é uma grande parte do papel. Eles planejam e organizam visitas a clientes em potencial, novos e existentes para garantir que eles tenham tudo de que precisam.

Por que o gerenciamento de projetos é tão importante?

A maioria das empresas não têm flexibilidade para alterar orçamentos e cronogramas. Custos excedentes, prazos perdidos e falta de planejamento das empresas de construção significam perda de receita crítica de negócios e a perda da confiança de seus clientes.

Empregar soluções eficazes de gerenciamento de projetos de construção é fundamental para garantir que as entregas sejam concluídas em tempo hábil e que os projetos sejam bem-sucedidos.

Para que o gerenciamento de projetos seja eficaz, as informações do projeto devem estar acessíveis em toda a empresa e estar disponíveis para os diferentes stakeholders do projeto.

O treinamento de gerenciamento de projetos deve ser fornecido a todos os membros das empresas que trabalham em um projeto, para garantir que eles entendam a sua importância e sejam capazes de utilizar as ferramentas necessárias, como softwares de gestão de projetos de construção.

Disponibilizando este conhecimento e essas ferramentas para todos os membros associados ao projeto, será possível minimizar o riscos, o que maximiza sua eficiência e lucratividade e diferencia sua organização de seus concorrentes.

Não permita que seus projetos mais críticos saiam dos trilhos. Entre em contato conosco para saber mais sobre como o gerenciamento de projetos pode te ajudar a cortar custos na indústria da construção!

 

Deixe um Comentário