Concreto usinado: Cuidados na “pós-concretagem”

O trabalho da concretagem não termina após o lançamento do concreto usinado. Para que a nova estrutura tenha sua vida prolongada, os primeiros dias após a concretagem são críticos. 

Depois de terminado, seu concreto pode ficar enfraquecido ou rachado prematuramente se não for curado e selado adequadamente. Além disso, um bom trabalho de pós-concretagem pode garantir uma manutenção mais fácil depois do projeto finalizado.

Para te ajudar, separamos alguns cuidados pós-concretagem que não podem passar batido. Veja só:

1. Desforma

O primeiro passo pós-concretagem é a desforma: a remoção das laterais das fôrmas e do fundo. O processo deve ser feito junto com escoramento até a cura total do concreto, para que não haja deformações. Verifique a estrutura após a desforma para garantir que não existam falhas. Caso encontre algum erro, como um desnível, deve ser corrigido neste momento. 

No caso de bicheira, vazios no concreto provocados pelo mau assentamento, a correção deve ser feita com graute ou com o próprio concreto para preenchimento, aplicando adesivo estrutural nas que tiverem maior amplitude.com maior agilidade possível, e registrado para posterior verificação do serviço e controle de conformidades na obra.

Veja mais >> Conheça as principais patologias do concreto e veja como evitá-las

2. Acabamento do concreto

Em seguida, você precisa afiar seu concreto. Trabalhe uma ferramenta de rebordo ao longo das bordas da sua forma de concreto até que fiquem lisas e redondas. Você pode esperar até o concreto começar a curar e perder brilho antes de iniciar esse processo, para que seja mais fácil trabalhar com ele.

Alise as marcas restantes usando uma bóia e, em seguida, finalize o concreto com uma textura, se desejar. Usar uma vassoura para texturizar a superfície, por exemplo, adicionará tração. Para aplicações exclusivas, considere utilizar revestimentos e pinturas para criar um acabamento decorativo de concreto.

3. Temperatura

Até agora, pode parecer que o verdadeiro obstáculo entre você e um concreto perfeito de concreto seja a umidade. Essa é apenas metade da batalha, no entanto. Como a mistura de cimento e água para formar concreto é uma reação química, a temperatura da mistura deve estar quente o suficiente para que a reação ocorra, mas não tão quente que aconteça rapidamente. 

Se o concreto ficar abaixo de 4°C, ele deixa de absorver a umidade. Quando as temperaturas sobem acima de 30°C, o concreto pode endurecer antes de estar realmente pronto. Isso resulta em um projeto fraco ou quebradiço. Lembre-se, a temperatura mencionada aqui é a temperatura da mistura de concreto, não o ar circundante.

4. Cura e selagem

O processo de “secagem” do concreto é chamado de cura, através do qual o concreto endurece e adquire sua força. Dependendo da espessura e composição da do concreto, esse processo pode levar dias ou semanas. Dê ao seu projeto uma quantidade adequada de tempo para curar ou ele pode se tornar quebradiço e rachar prematuramente.

Os selantes, como os usados ​​para proteger os decks de madeira, são aplicados para proteger a superfície do concreto acabado e curado. Embora existam muitos métodos que podem ser usados ​​para a cura, o mais comum é selar e curar seu concreto ao mesmo tempo, usando um processo chamado cura química.

Esse tipo de cura utiliza produtos químicos – formadores de membrana – para reduzir a evaporação da água. A aplicação ocorre por meio de regadores ou equipamentos de pulverização, enquanto a superfície do concreto estiver úmida e limpa.

5. Manutenção do concreto

O concreto é um produto notoriamente de baixa manutenção em comparação com outros, mas requer alguma para manter sua durabilidade. Seja uma superfície interna ou externa, a falta de manutenção adequada do concreto pode causar manchas, abrasões e rachaduras, se você não estiver consciente.

Ao entender e seguir estas noções básicas de pós-concretagem, você pode garantir uma laje forte e suave sempre.

Gostou do nosso artigo? Conheça nossa série “Concreto Usinado” e veja muito mais dicas para ter um concreto perfeito!

Deixe um Comentário