Controle do acesso a obras e cuidados durante a pandemia

Embora o trabalho nas construções tenha continuado durante a pandemia, muitas empresas tiveram que revisar se é possível manter os locais abertos, em termos de manter a segurança de todos os trabalhadores em meio a preocupações com a saúde pública. Neste sentido, o controle do acesso a obras se tornou uma das questões centrais da discussão da indústria civil nos últimos meses.

Segundo os dados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), responsável por realizar estimativas em âmbito nacional, 88% das obras no país seguem em andamento. Assim, um dos maiores desafios enfrentados pelas construtoras é garantir a segurança dos colaboradores neste momento difícil. Com as adversidades impostas pela pandemia, ter um bom controle do acesso a obras e manter registros atualizados sobre a documentação e distribuição dos equipamentos de segurança se tornou um aspecto ainda mais importante na rotina da construção, sendo fundamental para evitar a parada dos serviços.

No entanto, com a ajuda das orientações dos órgãos governamentais e a implementação de soluções tecnológicas, o setor civil vem se reinventando para se manter ativo mesmo neste momento difícil. Neste artigo, vamos conhecer algumas das principais estratégias sendo utilizadas para controle do acesso a obras e cuidados durante a pandemia para garantir a saúde dos colaboradores neste período desafiador. Confira a seguir:

Melhoria nos protocolos de saúde e segurança para controle do acesso a obras

Onde os canteiros de obras permaneceram abertos durante a pandemia do Coronavírus, o governo emitiu orientações para ajudar as empresas a manter a saúde e a segurança dos trabalhadores, garantindo a continuidade dos negócios. Estas orientações têm sido regularmente revisadas e atualizadas, podendo ser adequadas de acordo com as restrições e necessidades locais de cada região, fornecendo considerações práticas para proteger os trabalhadores e visitantes.

A orientação, é claro, reconhece que a natureza do trabalho de construção torna difícil para muitos trabalhadores realizarem o trabalho remotamente ou em casa. Portanto, o distanciamento social, o aumento das medidas de higiene e limpeza e a detecção de vírus são etapas cruciais para reduzir a transmissão da infecção. Vamos ver mais detalhes destes aspectos do controle do acesso a obras a seguir.

Digitalização do canteiro de obras

Se a digitalização já vinha crescendo exponencialmente no setor da construção, a pandemia sem dúvidas vem sendo um importante acelerador deste processo. Com a utilização de softwares de gestão é possível gerenciar toda a documentação digitalmente, tanto a inicial quanto a periódica. Como resultado, o processo de gestão de fornecedores da construtora e o acompanhamento dos serviços realizados na obra é muito mais ágil e eficiente, além de evitar processos manuais de controle e digitalização.

O controle digital também aumenta a fiscalização dos funcionários sem a necessidade de ter os gestores presencialmente na construção. É possível, por exemplo, barrar o acesso de colaboradores sem treinamentos ou EPIs obrigatórios em dia, e todos os dados são disponibilizados na plataforma para que todos os envolvidos tenham acesso.

Gestão de segurança remota

A digitalização também tem um papel importante na segurança física da construção, e a transição para um sistema de segurança baseado em nuvem torna o gerenciamento do espaço mais simples e seguro, sem a necessidade de depender de funcionários no local. Quando se trata de atualização no controle do acesso a obras, um sistema que pode ser gerenciado remotamente certamente oferece maior controle e flexibilidade.

Neste sentido, já existem diversas soluções sendo implementadas pelas empresas da indústria da construção civil, com ferramentas para facilitar o controle do acesso a obras neste cenário. Um exemplo de utilidade é o desbloqueio remoto, que permite que qualquer ponto de entrada possa ser desbloqueado remotamente de qualquer lugar, o que significa que você não precisa estar no local para situações imprevistas, como uma entrega no escritório ou entrada temporária de um funcionário.

Da mesma forma, é possível realizar um credenciamento móvel instantâneo e gerar passes para convidados, sem necessitar de encontros presenciais, enquanto os funcionários podem simplesmente usar seus telefones para acessar as instalações, oferecendo uma experiência mais higiênica para toda a equipe. Outra funcionalidade são os alertas em tempo real, em que os responsáveis são notificados imediatamente sobre qualquer evento de acesso, incluindo ameaças potenciais à segurança, como uma porta entreaberta ou entrada forçada para maior tranquilidade de que a obra está segura.

Distanciamento social

Para os cargos administrativos, o trabalho em modelo de home office já é uma realidade. No entanto, é fato que no canteiro de obras a situação é bastante diferente, sendo que a natureza das atividades não permite a adaptação para o trabalho remoto. Apesar disso, o distanciamento social não deixa de ser uma ferramenta importante para aumentar a segurança dos trabalhadores.

Onde manter uma distância de 2m entre funcionários não é viável, ou seja, para tarefas que exigem mais de uma pessoa nas proximidades, foi necessário estabelecer outros critérios para garantir a saúde dos trabalhadores. Estas estratégias podem incluir a limitação no número de trabalhadores por andar em obras verticais, ou o trabalho em equipes fixas para diminuir o número de pessoas com quem cada funcionário tem contato. Além disso, o distanciamento social se aplica a todas as áreas do negócio, não apenas nas áreas de construção – incluindo pontos de entrada e saída, cantinas e salas de reunião.

Limpeza

As empresas devem incentivar a lavagem frequente das mãos e oferecer oportunidade para higienização regular das mãos, o que pode ser desafiador em um ambiente de construção onde os trabalhadores manuseiam materiais e máquinas todos os dias. Além disso, é sugerido o regime de escalas para intervalo de refeição e melhoria da ventilação dos espaços compartilhados, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas e amigos em suas redes sociais.

Deixe um Comentário