Diálogos Diários de Segurança e os benefícios para a saúde

Os Diálogos Diários de Segurança, também conhecidos como DDS, são uma das ferramentas de segurança do trabalho mais simples e, ao mesmo tempo, mais eficientes para uma organização.

A garantia da segurança e bem-estar dos trabalhadores deve ser prioridade dentro de qualquer indústria para reduzir os riscos de acidentes e melhorar a qualidade de vida dos envolvidos. Mas, quando o assunto é Segurança de Trabalho, devemos ter em mente que são muitos os fatores envolvidos – sendo um dos mais importantes o fator humano.

Assim, a comunicação é a chave essencial para que a empresa gerencie a segurança dos funcionários de forma eficiente. Os Diálogos Diários de Segurança contribuem para a criação de um ambiente seguro nas empresas, resultando numa integração ainda maior entre os colaboradores e no aumento do trabalho em equipe, visando o objetivo mais importante: a redução do risco de acidentes.

Aqui na Fetz, nós acreditamos muito no potencial dos Diálogos Diários de Segurança para garantir a saúde e bem-estar de nossos colaboradores. Dentre todas as medidas na área de segurança do trabalho, o DDS é uma das mais simples de executar e tem índice positivo, além de incentivar resultados ainda melhores.

Por meio do diálogo, nós conversamos com o colaborador e motivamos a todos para a prevenção de acidentes de trabalho, segurança e saúde. Neste artigo, vamos explicar o que são os Diálogos Diários de Segurança, seus principais objetivos e a importância desta ferramenta para as empresas e funcionários.

Confira a seguir!

Como funcionam os Diálogos Diários de Segurança?

Os Diálogos Diários de Segurança são um compromisso a ser cumprido todos os dias pelos gerentes e colaboradores. Nele, todos os funcionários de um mesmo setor ou função se juntam com os seus líderes para discutir assuntos relacionados à realização segura do trabalho para todos os envolvidos

Neste processo, são abordados temas desde a revisão de procedimentos básicos de segurança até a busca por novas regras e equipamentos para diminuir os riscos envolvidos e assegurar o bem-estar do grupo. Assim, todos os dias os funcionários devem parar suas atividades por cerca de 5 a 15 minutos para que o DDS aconteça, em um momento que prioriza a educação e o senso de equipe em prol de um bem comum.

O assunto do dia é normalmente abordado pelo gerente, que oferece informações relevantes com base em fontes seguras para os colaboradores. A partir de então, abre-se espaço para que os funcionários possam também se expressar e contribuir para a discussão.

Nem sempre é possível reunir toda a equipe ao mesmo tempo. Mas é possível contornar esta dificuldade com reuniões de pequenos grupos e, a partir da segunda reunião, outros colaboradores além do gerente também podem conduzir o DDS – desde que mantenham o foco no assunto do dia.

Quais são os principais objetivos do DDS?

O principal objetivo do Diálogo Diário de Segurança é aproximar a equipe e criar um momento para resolver dúvidas e incertezas. Desta forma, este é um momento para os funcionários sentirem que podem compartilhar mais livremente seus pensamentos e se sentir ouvidos.

São eles que trabalham diariamente nas operações e estão mais atentos aos perigos de suas atividades. Mais do que apenas passar informações e procedimentos de segurança, a discussão em busca de melhorias é um ponto central do DDS, e muitas das grandes ideias para tornar o local de trabalho mais seguro surgem durante estes momentos.

No caso dos líderes, é importante que eles sempre tenham uma lista resumida de pontos a serem abordados, para que o DDS permaneça focado e transmita a compreensão da seriedade do tema. Os momentos de DDS são ótimos para revisar normas e equipamentos, assim como relembrar treinamentos.

No entanto, o objetivo aqui é ouvir o que os funcionários têm a dizer. É importante que a empresa tome nota das dificuldades e mudanças propostas. Após avaliar os pontos discutidos, é possível implementar essas ideias e divulgar as mudanças para toda a empresa, lembrando-se de citar os colaboradores envolvidos e o fato de que a criação da melhoria partiu de um DDS.

Que temas são abordados no DDS?

Os temas abordados nos Diálogos Diários de Segurança podem variar de empresa para empresa, mas sempre têm um foco consistente na saúde e segurança dos funcionários. Alguns exemplos de tópicos são: preparação do local de trabalho, manuseio de equipamentos e ferramentas, acidentes de trabalho que ocorrem na empresa, cuidados de rotina, gestão de resíduos, técnicas de primeiros socorros, auditorias, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), EPI e análises de risco, entre outros.

O debate se torna ainda mais rico ao trazer assuntos da atualidade para as reuniões, como acidentes graves noticiados na mídia. A discussão pode ser se o mesmo acidente poderia ter acontecido em sua organização e o que poderia ter sido feito para evitá-lo – ou mesmo o que a equipe fez ou poderia fazer para evitar esse tipo de situação.

Embora seja importante que a conversa seja séria, o ideal é que o ambiente seja leve e informal, usando uma linguagem simples que visa justamente permitir que os funcionários se sintam à vontade para se expressar. Este deve ser o momento para uma boa rodada de conversa entre amigos.

Este caráter informal ajuda, ainda, a aumentar o espírito de equipe e o trabalho conjunto dos colaboradores. Além disso, faz com que seja mais fácil concentrar a atenção e evitar que o DDS se transforme em uma palestra enfadonha, aumentando o interesse dos funcionários no assunto e melhorando o entendimento do tema por todos.

Os benefícios do DDS para os funcionários e para a empresa

O Diálogo Diário de Segurança é uma oportunidade para os líderes e gestores aprenderem com os trabalhadores, o que significa que as relações se desenvolvem em um contexto de segurança, compreendendo o risco em cada etapa do processo. Outros benefícios importantes desta técnica incluem:

  •       Espalhar uma cultura de saúde, segurança e meio ambiente
  •       Aprendizagem coletiva
  •       Ouvir as vozes de funcionários
  •       Melhorias na prevenção de Acidentes
  •       Propagação das responsabilidades de gestão de EHS
  •       Reforço do conhecimento
  •       Discussão de ideias
  •       Feedback positivo
  •       Valorização do funcionário

Desta forma, os Diálogos Diários de Segurança são um momento importante tanto para os colaboradores quanto para os líderes. Enquanto os funcionários diminuem as chances de se envolver em um acidente, reduzem os riscos do trabalho, aprendem a se proteger e criam vínculos com seus colegas, os gestores podem compreender melhor as práticas e ajudar a melhorar os procedimentos de trabalho. É uma situação positiva para todos os lados.

DDS e Segurança do Trabalho é com a Fetz

Acreditamos que uma boa conversa é a melhor ferramenta para encontrar uma solução ou atingir um objetivo, e é com esse foco que aqui na Fetz acontecem os nossos Diálogos Diários de Segurança. Nós entendemos a importância de criar um ambiente positivo e seguro para os colaboradores, e buscamos em nossos DDS abrir espaço para realizar nossa visão de evolução contínua – sempre buscando crescer e aprimorar nossos processos.

Nosso objetivo é entregar os melhores serviços e ser referência nacional em qualidade, e sabemos que isto só é possível com um ambiente propício e seguro para os colaboradores. Assim, temos grande foco na segurança e saúde do colaborador e na união da equipe, utilizando os DDS como um momento de esclarecimento de dúvidas e inseguranças.

Desta forma, garantimos o melhor local de trabalho para entregar aos clientes os melhores resultados!

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Visite nosso site e para se aprofundar no conteúdo, baixe nosso material completo sobre DDS!

 

 

Deixe um Comentário