Dicas para usar concreto usinado em estruturas aparentes

Seja para edifícios administrativos modernos ou para habitação, o concreto aparente está se tornando cada vez mais popular. Nesse tipo de projeto, o concreto não é rebocado ou folheado; a aparência simples do concreto atende aos requisitos estéticos.

As estruturas aparentes referem-se à superfícies de concreto com requisitos especiais em termos de estética e estrutura do concreto. Mas, para que o projeto dê certo, é preciso seguir algumas dicas essenciais no uso do concreto usinado. Continue lendo conosco e descubra quais são elas!

Considere o seu nível de exposição aos elementos

É verdade que o concreto aparente traz economia, já que a estrutura não requer nenhum revestimento adicional. No entanto, um certo grau de cuidado é essencial para passar pelo processo, especialmente porque, no caso das estruturas aparentes, o concreto estará exposto diretamente a todos os tipos de clima. 

É fundamental que você considere esses fatores climáticos desde o início e o impacto que eles terão no produto acabado. Além disso, é necessário especificar a composição da mistura que você usará, permitindo boa trabalhabilidade e mínimos poros e fendas na estrutura.

No caso de possíveis manifestações de fungos ou outros patógenos, devido à fissuras, o uso preventivo de fungicidas, antibacterianos e selantes é indispensável. Os detalhes do design também farão parte da defesa da estrutura contra os elementos. Por exemplo, o uso de beirais evita a umidade e os vários problemas que isso causa.

Utilize o concreto dosado em central

Quando se fala em concreto aparente, a preferência deve ser sempre para o concreto dosado em central (usinado). Isso porque esse concreto passa por um controle tecnológico rígido, que garante uma seleção de insumo criteriosa e evitará problemas na aparência do projeto.

Para estruturas aparentes, a granulometria dos agregados deve ser contínua para evitar poros. Além disso, o cimento empregado deve ter a mesma procedência do início ao término da obra, para evitar manchas e diferenças de tonalidade.

É importante escolher um fornecedor de boa procedência para assegurar a qualidade do produto recebido. O uso do concreto usinado deve ser precedido de um estudo logístico do local da obra, para que o local seja capaz de receber caminhões-betoneira e bombas.

Especifique a resina e o verniz

Como o concreto é um material poroso, é importante ser específico sobre a resina, o verniz e a impermeabilização que você usará para proteger seu trabalho contra o desgaste do tempo e os bactericidas severos. 

Existem muitos produtos diferentes disponíveis para suas necessidades específicas, e contar com a ajuda de um consultor técnico pode ser inestimável para um resultado ideal. 

Alguns produtos têm pouco ou nenhum efeito no concreto uma vez aplicados, enquanto outros podem adicionar brilho ou intensificar sua tonalidade. Certos vernizes e resinas protegem apenas contra danos causados ​​pela água, enquanto outros selantes protegem contra chuva ácida, outros agentes corrosivos no ar e mofo.

Proteja o metal da estrutura

Nunca permita que o metal da estrutura seja exposto, pois o contato com a água e outros elementos externos podem causar sérios comprometimentos na mesma. Recomenda-se que, juntamente com as dimensões predeterminadas pelos cálculos estruturais, seja considerada uma camada adicional de concreto sobre a estrutura para evitar que a água atinja a parte ferragem.

Escolha o molde/fôrma adequado para o projeto

A estrutura irá suportar a mistura de cimento, areia e água até secar. Uma vez seco, o concreto assumirá a forma do molde de acordo com a aparência definida no projeto. A estrutura pode consistir em uma variedade de materiais, produzindo um conjunto diversificado de texturas e aparências.

Estruturas de madeira são amplamente utilizadas e são compostas de placas ou pranchas individuais. No caso do primeiro, você pode aproveitar os nós naturais encontrados na madeira ou obter um acabamento mais suave. 

As placas podem ser resinados para adaptabilidade ideal ou laminadas para uma aparência mais suave e uniforme. Se as precauções adequadas forem tomadas, a madeira pode ser reutilizada (uma maneira fácil de economizar dinheiro em um projeto).

Gostou de aprender mais sobre usar o concreto usinado em estruturas aparentes? Aproveite e leia também nosso post sobre as principais patologias do concreto e saiba como evitá-las!

 

Deixe um Comentário