A fiscalização de obras é uma importante tarefa da construção civil e, sendo assim, não pode ser negligenciada. Afinal, ela é fundamental para o sucesso de um projeto, devendo ser realizada desde a sua elaboração até a execução. Mas, para que ela seja feita de maneira adequada, garantindo o bom desempenho da obra, é necessário entender como ela funciona, quais os seus detalhes e qual a importância.
Fiscalização de obras nada mais é do que a supervisão das etapas de uma construção. O controle sobre cada um dos processos que envolvem uma determinada obra. Dessa maneira, busca-se assegurar o cumprimento dos prazos e também dos custos previstos para a edificação, além de evitar os retrabalhos.
Cabe ao fiscal de obras o acompanhamento do início ao fim da construção. Devendo o profissional avaliar se todos os pontos dos contratos e documentações estão sendo seguidos adequadamente. Ainda no começo, o profissional deverá avaliar se todos os requisitos para início da obra estão sendo cumpridos.
Além disso, durante o decorrer da construção, as visitas técnicas acontecerão periodicamente até que a obra seja entregue, tendo o fiscal a autonomia de solicitar reparação de serviços que estão em desacordo com o projeto, substituição de equipamentos em mau estado de funcionamento e, até mesmo, a troca de funcionários que não estejam trabalhando dentro das conformidades.
Entenda como funciona a fiscalização de obras. Veja as razões pelas quais ela é tão importante para todos os projetos de construção civil.
Aumento da qualidade do projeto
Quando o assunto é construção civil, um dos pontos de maior relevância é a qualidade. Por esse motivo, a fiscalização de obras por um profissional habilitado, é uma importante etapa, pois contribui para que todo o projeto tenha seu nível elevado.
Uma vez que a fiscalização acompanha a qualidade dos equipamentos, dos materiais empregados na construção e da mão-de-obra utilizada, ela tem papel fundamental para melhorar os processos e trazer melhores resultados.
Resolução de problemas com mais rapidez
Outro fator bastante importante ao se investir na fiscalização adequada de obras é a resolução de problemas com mais agilidade. Isto é, ao verificar rapidamente os pontos que necessitam de melhoria, torna-se mais fácil fazer as devidas adequações antes que as mesmas gerem prejuízos e apenas conseguimos isso, com profissionais da área!
Assim, serão estudados os riscos e verificados quais situações podem atrapalhar o andamento da obra. Pode-se, então, tomar medidas rápidas para solucioná-las e manter o bom andamento da construção.
Cumprimento da legislação
Além de verificar o cumprimento das cláusulas contratuais, é dever do fiscal de obras a exigência da efetivação do que diz a legislação em vigor, cobrando das empresas e dos profissionais envolvidos.
Portanto, a fiscalização de obras vai colaborar para que a legislação seja cumprida em cada uma das etapas de uma construção. Desde o projeto até a execução, todas as fases terão o acompanhamento necessário para garantir que estejam de acordo com a lei e não sejam reprovadas.
Melhor controle dos prazos
Como se sabe, o cronograma de obras é de extrema necessidade para que uma construção seja realizada dentro do prazo estipulado, sem prejuízo à qualidade e ao orçamento. No entanto, a fiscalização também tem um importante papel.
Por meio das verificações contínuas feitas pelo fiscal, torna-se mais eficiente o controle dos prazos. O profissional terá como uma de suas responsabilidades a inspeção do canteiro de obras quanto ao andamento das tarefas, armazenamento de materiais, entrega dos fornecedores e diversos outros aspectos que impactam no tempo de execução da obra.
Segurança no canteiro de obras
A segurança na construção civil é uma das questões mais relevantes quando se fala na execução de projetos. Dessa maneira, há uma grande preocupação em garantir que toda a equipe tenha a proteção necessária dentro do canteiro de obras.
Há normas regulamentadoras que precisam ser cumpridas para evitar multas, paralisação do projeto e, principalmente, danos físicos aos profissionais envolvidos. É dever do fiscal certificar de que todos os procedimentos de segurança estão sendo cumpridos.
Diminuição do retrabalho
Como um dos fatores que mais geram prejuízos às obras são os retrabalhos, investir em formas de reduzi-lo é essencial. Assim, mais uma vez, compete ao fiscal verificar pontos de melhoria para evitar tal problema.
Ou seja, a fiscalização de obras contribui para que diversas situações sejam solucionadas, diminuindo os retrabalhos. Cumprimento do que é planejado, alocação adequada da equipe, qualidade do material, análise de riscos e muitos outros fatores serão levados em consideração para isso.
Redução dos custos da obra
A diminuição dos custos é sempre um importante objetivo dentro dos projetos. Por isso, quando a fiscalização é realizada de forma eficiente, ela ajuda a alcançar essa meta e faz com que a obra seja ainda mais vantajosa.
Como essa tarefa ajuda no controle de prazos e na redução dos retrabalhos, consequentemente ela faz com que haja diminuição dos custos. Dessa forma, o projeto é executado com mais planejamento e ganhos financeiros.
Maior valorização humana
Proporcionar condições adequadas de trabalho é um dever das empresas de todos os setores. Na construção civil, devido aos riscos envolvidos, essa questão é ainda mais urgente. Por isso, assegurar a valorização humana é essencial.
A fiscalização de obras, dessa maneira, ajudará a elevar a qualidade do ambiente e a valorização da pessoa no trabalho. Será garantido, além da segurança, o respeito ao bem-estar e o cumprimento de medidas para que se tenha condições favoráveis de trabalho.
Controle de impactos ambientais
Além de todos os benefícios citados, outro fator, de grande importância na atualidade, também está entre as vantagens de uma fiscalização eficiente de obras. A questão da sustentabilidade é, sem dúvidas, um dos importantes motivos para se fazer tal investimento.
O profissional responsável pela fiscalização acompanhará todas as etapas e isso ajudará a diminuir os resíduos, a evitar desperdícios e a implementar medidas mais sustentáveis na obra, gerando, consequentemente, menor impacto ambiental.
Entenda como investir na fiscalização das suas obras
Como você pôde notar, a fiscalização de obras traz diversos benefícios para os canteiros de obras e para a realização de um projeto como todo. Sendo assim, torna-se necessário que esse trabalho seja desempenhado em todas as etapas da construção civil, não apenas durante a execução, mas desde o planejamento até a sua entrega.
No entanto, nem sempre é possível que as construtoras tenham, dentro do seu quadro de funcionários, um profissional qualificado para desempenhar o serviço. Assim, a contratação de uma empresa especializada será de grande importância.
A Construtora Fetz, empresa reconhecida pela qualidade e confiabilidade, tem dentre seus serviços, a fiscalização de obras. Fazemos o gerenciamento completo da sua obra, monitorando o cumprimento das entregas de modo a respeitar escopo, prazo e custos definidos.
Agora que você já sabe a importância da fiscalização de obras, acesse nosso site e conheça mais sobre os serviços de gerenciamento entre outros da Construtora Fetz.