Guia Completo do Concreto Usinado

Mesmo no meio da construção civil, é comum que se confunda os conceitos de cimento e concreto.

O cimento é um composto químico seco, finamente moído, que ao ser misturado com água reage lentamente formando um novo composto, desta vez, sólido. Já o concreto é o resultado da mistura entre cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos.

No concreto, o cimento e a água servem para formar uma pasta que une os agregados quando endurecida. Inicialmente encontrado em estado plástico, o concreto permite ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades.

Após o início do seu endurecimento, o concreto continua a ganhar resistência. Contudo, a obtenção de um material de qualidade requer uma série de cuidados, que englobam: a escolha certa dos materiais, a determinação de um traço que garanta a resistência e a durabilidade desejadas, a homogeneização da mistura, a correta aplicação e adensamento da mistura, e a cura adequada – que garantirá a perfeita hidratação do cimento.

Pensando em te ajudar a melhorar a qualidade das suas obras, neste material você aprenderá tudo sobre o concreto usinado, incluindo como ele é produzido e as vantagens de utilizá-lo em seus projetos!

Acompanhe conosco e boa leitura!

Gostou do nosso eBook? Clique aqui e conheça mais materiais sobre Construção Civil no nosso site.

Deixe um Comentário