Impactos ambientais da construção civil e como evitá-los

Sabemos que uns dos setores que mais giram a economia do país é a construção civil. Mas ela não apresenta somente pontos positivos — a atividade de construção civil também pode causar grandes impactos ambientais.

A construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, gerando grandes quantidades de resíduos. No Brasil, cerca de 25% do total da geração de resíduos é criada pela construção.

Contudo, esses impactos podem, muitas vezes, ser evitados quando avaliados no início de um projeto. Para te mostrar como, abaixo listamos alguns impactos ambientais gerados pela construção civil. Acompanhe conosco!

Gastos de energia

Na etapa da construção da edificação, muitas máquinas utilizadas precisam de energia para o seu funcionamento. É comum se observar neste momento do projeto, maquinários ligados mesmo sem serem utilizados, gerando gastos de energia elétrica que poderiam ser evitados.

Um coordenador no canteiro de obras deve estar preocupado com o consumo de energia e observar esses desvios de conduta. No final da obra, esses cuidados podem garantir economias significativas na conta de luz.

Outro ponto que deve ser pensado é o consumo de energia dos edifícios e instalações em si. A iluminação nesses locais geram grandes consumos que podem ser reduzidos com a utilização de lâmpadas de led, por exemplo.

Utilização de água

Durante muitos anos, a população não se preocupou com o uso excessivo de água, porém, de uns anos para cá, a preocupação em torno desse bem natural tem aumentado.

É preciso que as novas construções sejam projetadas e executadas de forma que o uso da água seja feito de forma inteligente e sustentável — especialmente considera seu reaproveitamento.

Há várias formas de reaproveitar água das chuvas. Cisternas e caixas d’água podem ser usadas para aproveitar a água da chuva em algumas tarefas, como limpeza de ambientes, molhar jardins e até mesmo na decoração de ambientes. Isso também auxiliará na redução de custos do projeto.

Resíduos

Um dos maiores impactos da construção civil é a geração de resíduos, sejam eles no momento da obra em si ou na demolição. É preciso pensar muito bem em como prevenir os impactos ambientais no canteiro.

Uma forma de diminuir os resíduos é fazer um plano de gerenciamento de resíduos, estipular corretamente a quantia de materiais para a construção e evitar que hajam sobras. Mesmo que isso não elimine por completo a geração de lixo, certamente diminuirá os resíduos.

Outra forma é a utilização de escoras metálicas, no lugar das de madeira. Isso porque as metálicas podem ser reutilizadas um bom número de vezes. Além disso, o reaproveitamento dos resíduos gerados em demolições também contribui para uma construção mais sustentável.

Poluição Sonora

Impactos sonoros são facilmente percebidos durante a execução da obra. Mas além disso, alguns empreendimentos, como casas de shows, estádios de futebol, shopping, geram maiores perturbações sonoras e devem ter esse aspecto considerado durante a execução do projeto.

A principal medida é a realização do correto isolamento acústico nesses ambientes.

Poluição e desperdício da água

A construção civil também é responsável por gerar um alto nível de poluição na água. Isso pode acontecer pela execução incorreta de sistemas de tratamento de esgotos ou também pelo armazenamento incorreto de matérias próximos de rios, tornando fácil para uma chuva carregar estes até o leito do rio.

Executar sistemas de tratamento de esgoto conforme as normas exigidas permite diminuir esses impactos.
O gasto hídrico também pode ser notado em obras hidráulicas que não foram bem executadas e em tubulações que dão problemas.

Muitos canos acabam entupidos e alguns vazamentos só são percebidos pelo aumento da conta de água ou por complicações que só aparecem com o tempo.

De outra forma, dependendo da localização da obra, a mesma pode ser responsável por afetar os lençóis aquáticos ou até a impermeabilização do solo. É importante que esses lugares sejam muito bem avaliados para que os impactos ambientais sejam os menores possíveis.

Aquecimento global

O desmatamento é um grande problema da construção civil. É preciso preparar o terreno para construir e isso envolve desmatar áreas de vegetação. Contudo, essa atividade contribui com o aquecimento global.

Para amenizar este problema, atualmente, práticas de replantio de árvores são utilizadas. Em geral, o replantio pode ser projetado de forma que contribua também com a arquitetura da edificação assim como com o meio ambiente.

Muitos problemas ambientais são difíceis de serem resolvidos, por isso é preciso que todos os detalhes sejam pensados antes de executar a obra.

Já existem diversas formas inteligentes de projetar e construir, permitindo que as construtoras invistam em maneiras de reduzir os impactos ambientais.

É fundamental utilizar edificações mais sustentáveis para a sociedade, para o crescimento da indústria da construção e para a conservação do meio ambiente.

E você, como contribui para reduzir os impactos das suas obras? Tem alguma dica que não mencionamos? Comente abaixo e compartilhe conosco e com nossos leitores!

PROCURANDO COMPROMENTIMENTO, QUALIDADE E AGILIDADE PARA SEU PROJETO?

Deixe um Comentário