Inovação na Construção Civil

O mercado da construção civil finalmente apontou para uma luz no fim do túnel, com crescimento na casa dos 2% em 2019 e uma perspectiva muito positiva para 2020 em virtude da atual pandemia.

A inovação dentro do setor pode ser considerada um dos fatores de maior impacto nesse crescimento, possibilitando o desenvolvimento de projetos mais rentáveis para os investidores e resultados cada vez mais assertivos para os consumidores. 

Vamos falar um pouco da inovação da construção civil, sua importância e tendências tecnológicas de mercado que podem ser de grande ajuda nessa retomada da indústria. Acompanhe:

A importância da inovação na construção civil

Que a tecnologia e inovação já estão presentes no segmento de construção civil não é novidade, mas é importante ressaltar alguns pontos que se tornaram ainda mais claros ao longo dos anos. 

Eficiência

O uso de tecnologia e inovação na construção civil pode ser de grande ajuda para os profissionais que projetam e executam as obras, tanto na busca por uma clareza maior dos detalhes quanto para uma execução mais fiel. 

Além disso, o tempo de trabalho e os gastos com mão de obra podem ser consideravelmente reduzidos quando se combina projetos mais bem elaborados com ferramentas de criação, controle e fiscalização mais eficazes.

Economia

A inovação e tecnologia na construção civil permitem que seja feito um projeto mais econômico, com projeções mais claras para aquisição de materiais e o incentivo à práticas de green building.

Tendências inovadoras na construção civil

O segmento de construção civil segue em constante desenvolvimento e, principalmente, a presença da tecnologia dentro e fora dos canteiros de obra podem ser de grande ajuda para entregar mais qualidade, em menos tempo e com mais eficiência. Conheça alguns desses destaques inovadores:

Estruturas pré fabricadas e construção modular

Uma das técnicas mais presentes e ainda em crescimento na construção civil é a utilização de estruturas pré fabricadas e modulares. A técnica consiste em fabricar estruturas em módulos, que são encaminhadas aos canteiros de obras para serem montadas formando a edificação. 

O processo, além de ser mais rápido que os métodos tradicionais, permite o uso de tecnologias mais avançadas, podendo resultar em peças de maior precisão que representam uma maior dificuldade de execução quando feitas normalmente por mão de obra tradicional. 

Impressão 3D

A impressão 3D é utilizada hoje em diversos segmentos, incluindo a construção civil. A tecnologia pode ser utilizada para a fabricação de peças ou até mesmo módulos, acelerando ainda mais o processo de construção e entrega dos projetos. 

Embora ainda esteja sendo utilizada de forma mais tímida nesse mercado, seu uso em criação de protótipos 3D já é bastante utilizado e possibilitou uma visão mais clara dos projetos estruturais e seus detalhes.

Green Building

O Green Building, ou Construção Verde, já é presente no mercado da construção civil há algum tempo e cresceu ainda mais nos últimos anos. O uso de materiais recicláveis, projetos que favoreçam a redução no consumo energético e até mesmo tecnologias mais avançadas na fabricação de insumos se tornou tendência mundial. 

Além de beneficiar o meio ambiente, as construtoras têm buscado cada vez mais certificações de práticas sustentáveis em seus projetos, valorizando a marca, os imóveis e criando um impacto cada vez mais positivo no mercado sustentável. 

Automação e tecnologias digitais

As tecnologias digitais já estão presentes no ramo da construção civil há um bom tempo, como em projetos e simulações 3D. Mais recentemente, certos avanços foram se tornando mais frequentes no mercado, como o uso de design preditivo e computação em nuvem para disponibilização de informações sobre o andamento das obras. 

Outro ponto de destaque é o uso de drones para fiscalização de espaços de maior risco, evitando acidentes de trabalho e permitindo uma visão clara de grandes áreas em menos tempo e com maior eficiência. 

A automação segue desde a fabricação de materiais de construção até a própria execução das obras, que podem ser agilizadas com o uso de robôs para executar tarefas simples e repetitivas, normalmente realizadas por humanos. 

BIM, Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Embora as três ferramentas possam ser encaixadas juntamente com tecnologias digitais, elas merecem destaque por sua funcionalidade e aplicabilidade. A BIM – Modelagem da Informação da Construção – consiste na criação e gestão de informação em um processo de construção, funcionando desde o começo ao fim do projeto.

Baseado em prototipação 3D virtual, ela permite que os projetos sejam executados com mais eficiência e precisão, possibilitando que o resultado final do projeto seja exatamente igual ao que se foi desenvolvido. A interação da BIM com ferramentas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada possibilita que investidores, arquitetos, engenheiros e fornecedores consigam ter uma visão ainda mais clara do que deve ser feito e quais necessidades devem ser solucionadas. 

Aplicar tecnologia e inovação no mercado pode ser de grande auxílio para impulsionar a volta do setor de construção civil após anos seguidos de queda. A importância abrange não somente a parte econômica, mas grandes mudanças e melhorias nos projetos, execução, qualidade da entrega e impactos cada vez mais positivos ao meio ambiente. 

Gostou da nossa matéria? Compartilhe em suas redes sociais!

Comments
  • Daniel
    Responder

    Muito bacana isso, a cada dia vemos cada vez mais inovações surgindo nessa área, inovações essas que ajudam muito tanto os profissionais da área quanto quem precisa de serviços da área de construção Civil

Leave a Comment