Materiais Sutentáveis para a Construção Civil

A tempos se fala sobre empregar um pensamento sustentável dentro das práticas da construção civil. Isso já vem sendo feito há muitos anos, quando as construtoras prezam pela redução de resíduos dentro dos canteiros de obras, quando realizam gerenciamento de obra e desperdiçam menos materiais e quando empregam no projeto e construção aliadas da natureza como as cisternas.

Dentro dessas práticas existem materiais sustentáveis na construção civil, que auxiliam na preservação da fauna e da flora e ainda melhoram a qualidade de vida e auxiliam na redução de despesas de quem está construindo.

O que são materiais sustentáveis e porque utilizá-los na construção civil

As questões vão muito além da preocupação com o meio ambiente. Utilizar materiais sustentáveis na construção civil pode trazer inúmeros benefícios como melhorar as questões de produtividade e aumentar a qualidade das construções. Insumos que geram menos desperdício e possuem aplicações mais eficientes fazem com que a obra ande com maior rapidez, assim os prazos de entrega são menores e mais assertivos.

Os materiais sustentáveis além de causarem menos danos ao meio ambiente, também são aqueles que contribuem para a saúde das pessoas e melhora na sua qualidade de vida (tanto na hora da construção, quanto na hora de morar ou trabalhar no empreendimento). Para definir se um recurso é ecológico ou não, os seguintes critérios devem ser analisados: fonte de extração e matéria-prima, processo produtivo, responsabilidade dos fornecedores, certificações e selos.

Agora, vamos mostrar a você uma lista com 7 materiais sustentáveis e como eles podem ser aplicados na sua obra.

Bioconcreto

Ele surgiu na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda e  é um material que possui a adição de um componente biológico, a bactéria Bacillus Pseudofirmus conhecida por suas habilidade regenerativas, fator que consegue selar fissuras no concreto de maneira autônoma. A tecnologia ainda vem sendo testada, mas está ganhando notoriedade no segmento.

Containers

A utilização desse material virou moda nos últimos anos, mas muito além disso essa prática garante produtividade e agilidade dentro das obras, pois como o material já vem pronto, basta adaptá-lo para a finalidade que será utilizado. E reduz o desperdício de um material grande e que demora anos e anos para se decompor, quando reutilizamos algo, trazemos um novo significado para aquilo e contribuímos com a preservação do meio ambiente.

Telhados Ecológicos

Dentro da parte de telhados, temos três opções para te apresentar. As telhas ecológicas podem ser feitas a partir de fibras naturais ou de recursos reciclados, o que as torna mais leves e menos nocivas ao meio ambiente. O ecotelhado branco tem a capacidade de refletir ondas de calor, tornando o ambiente mais arejado e ameno e é produzido em cerâmica, um material que tem ganhado notoriedade dentro da construção civil. Já os telhados verdes consistem na aplicação de uma manta drenante, uma camada de substrato e por fim uma camada vegetal de gramíneas ou pequenos arbustos, em grandes cidades ele tem sido utilizado para combater ilhas de calor pelo acúmulo de construções e ausência de vegetação nos centros.

Madeira de Demolição

Ela provém do reaproveitamento de madeiras de outros projetos. Ela pode se tornar assoalho, revestimento, painel decorativo e muito mais. É muito utilizada por arquitetos para dar requintes de originalidade a um projeto.

Tinta Ecológica

Elas são feitas de insumos naturais e não possuem compostos sintéticos, dessa forma não contém substâncias tóxicas derivadas do petróleo, sendo mais sustentáveis desde suas produção até o descarte.

Tijolos Ecológicos

Eles são classificados em dois estilos industrializados e artesanais e feitos de vários formatos e tamanhos, utilizando em sua composição materiais como plástico reciclado.

Vidros inteligentes

Suas qualidades vão além das questões estéticas, alguns deles têm proteções solares que barram os raios ultravioleta e boa parte do calor e alteram de cor automaticamente conforme a incidência solar dentro do ambiente. Existem ainda os autolimpantes e os que integram o uso de placas fotovoltaicas para produzir energia elétrica.

Gostou dessas dicas? Acesse nosso site e conheça o nosso novo empreendimento e surpreenda-se com o Solo Residence

Leave a Comment