Saiba qual a importância do Relatório Diário de Obra (RDO)

O gestor de obras é o líder da equipe em um canteiro. Cabe a ele planejar, organizar e dirigir o trabalho de forma segura e oportuna.

Todos os supervisores estão sujeitos a passar por conflitos em algum ponto da sua gestão.

Ao manter um Relatório Diário de Obra, constando todas as atividades executadas e tudo que aconteceu no canteiro, o gestor de obras pode proteger sua empresa e passar confiança ao cliente quanto ao andamento do projeto.

Veja abaixo o que é o Relatório Diário de Obra (RDO) e entenda porque você deve manter um nos seus projetos de construção.

O que é o Relatório Diário de Obra?

O Relatório Diário de Obra é uma ferramenta na qual o gestor de obras registra todas as atividades do dia no canteiro. Esse registro pode ser feito tanto manualmente quanto por meio de softwares especializados.

A manutenção de registros ajuda a garantir a organização do projeto, além de manter o controle sobre os acontecimentos com os funcionários no dia a dia.

O registro diário é essencial porque mantém um histórico consistente de tudo que acontece na obra. Ele serve para atestar o andamento das etapas, passar confiança e transparência aos clientes como uma empresa comprometida em cumprir prazos.

Além disso, ele também pode ser útil em casos processuais onde constarão provas que seus trabalhadores realizaram uma inspeção de segurança ou se houve conflito, este foi tratado de forma imediata e eficiente.

Seu Relatório Diário de Obra deve conter:

  • Data;
  • Situação climática;
  • quantidade de trabalhadores e suas funções;
  • Trabalhos realizados;
  • Materiais adquiridos;
  • E dados de administração geral que achar relevante.

Por que eu preciso manter um Relatório Diário de Obra?

O Relatório Diário de Obra é particularmente importante por vários motivos. Primeiro, se mantido como pretendido, ele captura informações sobre os eventos da obra no dia em que eles acontecem.

Isso ajuda a reduzir a possibilidade de que as informações incluídas no relatório sejam imprecisas.

Em segundo lugar, em caso de litígio, você terá um documento que não foi gerado somente como prova para o caso, o que torna as informações contidas no relatório mais credíveis e menos propensas a acusações de falso testemunho.

Em terceiro lugar, essa é muitas vezes a única fonte de informação crítica para muitas disputas de construção, incluindo a presença de mão de obra no local de trabalho (ou falta dela) e um escopo do trabalho realizado.

Essas informações podem ser utilizadas não só por advogados, mas também para informar clientes quanto o avanço do projeto.

O Relatório Diário de Obra pode realmente beneficiar qualquer empreiteiro em um projeto. Ele não deve ser tratado como um instrumento dispensável no canteiro de obras.

Em suma, com um relatório bem feito, você poderá ter mais sintonia na relação com clientes e mão de obra, e completar o projeto dentro do orçamento.

Se você está interessado em aprender mais sobre como melhorar os processos de construção e a gestão no canteiro, fale com um de nossos consultores especialistas e descubra como podemos ajudá-lo!

Deixe um Comentário