Segurança do trabalho: boas práticas em escavação de valas

A segurança do trabalho deve ser pensada como a comunhão entre medidas adotadas para proteger a integridade física e psíquica dos profissionais em uma empresa. Essas medidas devem buscar mitigar e prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais, para preservar a capacidade de trabalho e a saúde dos funcionários.

Para que isso se torne uma realidade, é essencial manter boas práticas dentro da empresa. Isso significa seguir as orientações recomendadas para o cumprimento da legislação em segurança no trabalho, assim como os manuais de procedimento e guias orientativos elaborados pela empresa.

Pensando nisso, estamos lançando uma série de posts que falará sobre boas práticas de segurança do trabalho em canteiros de obra. Para começar, falaremos abaixo sobre a segurança em atividades de escavação. Continue lendo e aprenda como assegurar a integridade dos seus profissionais e aumentar sua produtividade!

O que deve ser observado em um procedimento de escavação?

Alguns itens devem ser observados antes mesmo do início do projeto executivo de escavações para garantir a segurança do trabalho. Em primeiro lugar, deve-se levar em conta as condições geológicas e os parâmetros geotécnicos específicos do local da obra, tais como coesão e ângulo de atrito.

Variações paramétricas em função de alterações do nível da água e as condições geoclimáticas também devem ser consideradas na hora de elaborar uma análise de risco, bem como a existência ou não de redes de água, esgoto, tubulação de gás, cabos elétricos e de telefone no local.

Se necessário, deve ser providenciada a sua proteção, desvio e interrupção.

O responsável técnico deverá encaminhar ao CREA e aos proprietários das edificações vizinhas cópias dos projetos executivos, incluindo as técnicas e o horário de escavações a serem adotados, quando necessário.


Recomenda-se também o monitoramento de todo o processo de escavação no gerenciamento da obra, observando zonas com problemas de estabilização geral ou localizadas, a formação de trincas e o surgimento de deformações em edificações, instalações vizinhas e vias públicas que possam colocar a vida dos funcionários e civis em risco.

Quais cuidados devem ser tomados para garantir a segurança do trabalho?

Todo serviço de escavação deve ser executado por trabalhador capacitado e autorizado e serem planejados e supervisionados por profissional legalmente habilitado. É importante assegurar as seguintes práticas:

  • O acesso às áreas de escavação só deve ser permitido a pessoas autorizadas;
  • Os acessos de trabalhadores, veículos e equipamentos às áreas de escavação devem ter sinalização de advertência permanente;
  • Deve se tomar as precauções de proteção Coletiva (EPC’s). A proteção coletiva deve prever a adoção de medidas que evitem a ocorrência de desmoronamento, deslizamento, projeção de materiais e acidentes com explosivos, máquinas e equipamentos;

  • Muros, edificações vizinhas e todas as estruturas que possam ser afetadas pela escavação devem ser escorados;
  • Os escoramentos devem ser inspecionados diariamente.

Além disso, quando houver linhas de utilidades próximas às escavações, devem ser adotadas as seguintes medidas:

  • Desligar e retirar as linhas de utilidades, tais como energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água, respeitando as normas federais, estaduais e municipais;
  • Identificar e sinalizar a localização das tubulações;
  • Proceder à descontaminação do ambiente, quando presentes agentes químicos, físicos ou biológicos que possam causar danos à saúde do trabalhador;
  • Retirar as substâncias tóxicas, quando houver, presentes na área de trabalho;

  • As escavações com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, e também deve-se ter obrigatoriamente uma segunda opção de rota de fuga.

Gostou de aprender mais sobre segurança em escavações? Inscreva-se em nossa newsletter e fique ligado na nossa série sobre segurança do trabalho!

Deixe um Comentário