Série concreto usinado: Contratação assertiva de concreto usinado

Na hora de escolher os insumos para o planejamento das obras, a busca pelo melhores materiais faz toda a diferença para a execução dos projetos de forma segura e com mais qualidade. 

A utilização do concreto usinado se tornou recorrente recentemente pelas diversas vantagens que o produto apresenta, como segurança, precisão de volumes e controle tecnológico, além de otimizar o espaço no canteiro de obras. 

Separamos algumas dicas para você adquirir de forma assertiva o seu concreto usinado e ter sucesso no seu empreendimento. Acompanhe:

Busque fornecedores

Para escolher o seu fornecedor de concreto usinado, tenha em mente não somente o preço mas principalmente, a responsabilidade da empresa com a garantia de qualidade do produto oferecido. Se possível, conheça o estabelecimento de onde virá o seu concreto usinado.

Verifique as condições contratuais que cada empresa oferece e certifique-se que a sua produção será entregue no prazo combinado com a resistência solicitada. Exija o resultado dos rompimentos de corpo de prova, popularmente chamados de “CP’s”, pois esta é a única prova que você terá com relação à resistência solicitada do concreto da sua obra.

Qualidade e quantidade de concreto

O concreto usinado é fabricado diretamente na empresa fornecedora e entregue por meio de caminhões betoneira. Por esse motivo, todas as especificações solicitadas pelos projetistas devem ser atendidas à risca, não podendo apresentar margens de variação que possam comprometer a construção. 

Durante a solicitação de compra do produto, os fabricantes devem atender às solicitações de qualidade feitas, como resistência, slump, relação água/cimento, tipo de brita ou mesmo, necessidade especial de aditivos ou até de cimento utilizados, para garantir que o produto chegue conforme necessidade no canteiro de obras.

Já que o concreto usinado é produzido exatamente conforme o pedido realizado pelo cliente, os caminhões betoneira irão transportar a quantidade solicitada pelo comprador, logo, é extremamente importante ter o cálculo do volume a ser utilizado em cada etapa do projeto. 

Solicite ao profissional responsável pelo seu projeto, para que lhe forneça tal informação. 

Assim a probabilidade de haver desperdício minimiza, bem como atrasos no andamento da obra por falta de concreto, durante alguma das etapas de concretagem.

Entrega do concreto usinado

Lembre-se que o transporte do material também deve ser levado em consideração, visto que ele não resiste à longas distâncias sem a utilização de aditivos especiais que o impedem de endurecer. A quantidade de aditivo utilizado também deve ser feita de forma adequada para não interferir na qualidade do material e no tipo de acabamento necessário. 

O caminhão que chega ao canteiro de obras com o concreto usinado, deve estar lacrado e com o código identificador do pedido realizado. Este código depende diretamente da forma como a concreteira mantém o controle de suas cargas.

É importante a presença de pessoas capacitadas para receber o material, testá-lo, através do slump test, verificando se as especificações foram cumpridas, bem como, necessidade de acréscimo de água, orientar aos executores sobre o tempo de trabalhabilidade do concreto.

Busque por empresas conhecidas

Como o concreto usinado é feito “sob medida” para a necessidade de cada empreendimento, procure sempre por empresas conhecidas no mercado, com um padrão de qualidade já conhecido e com histórico de entregas de sucesso. 

A utilização do concreto usinado pelas obras, só favorece o andamento do trabalho dentro do canteiro, minimizando mão de obra e desperdícios, além da disponibilidade do espaço físico para depósito dos agregados. 

Porém lembre-se que a qualidade dele só poderá ser atestada através do ensaio de rompimento de corpos de prova. É obrigatória a moldagem dos “CP’s” durante a entrega do concreto usinado.

Como já mencionado, a utilização do concreto usinado nas obras tem se tornado mais frequente com o passar do tempo, por sua qualidade, economia, segurança e velocidade. É importante, no entanto, fazer o planejamento na hora de realizar a compra e estar atento aos fatores importantes que permeiam a sua utilização.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e conheça  quais são os cuidados que devem ser tomados com o concreto usinado após a sua utilização!

Deixe um Comentário