Técnicas de construção: como funciona a construção a seco?

Quando pensamos em técnicas de construção, a lista de métodos disponíveis varia dos mais conhecidos e amplamente utilizados, como alvenaria, até os mais modernos que vem ganhando popularidade, como a construção a seco.

A construção a seco, também conhecida como Light Steel Frame, é um sistema construtivo racional constituído por estruturas (frame) leves (light) de aço (steel) galvanizado. O nome “a seco”, do português, foi dado pois esse método dispensa o uso da água, utilizada somente na fase da fundação.

Se interessou? No post de hoje, falaremos um pouco mais dessa técnica de construção para que você saiba quando e como aplicá-la nos seus projetos. Acompanhe conosco!

A construção a seco, ou Light Steel Frame

A construção a seco utiliza perfis de aço galvanizado para formar a estrutura da construção (vigas, paredes, vergas etc.). Com a estrutura formada, os perfis são fechados com placas de cimento (OSB e drywall), e depois revestido como em qualquer construção comum de alvenaria. Os perfis também são empregados na estrutura de cobertura da obra.

Essa técnica de construção possui inúmeras vantagens, podendo-se destacar:

  • Menor tempo de execução: como o sistema é composto por peças industrializadas, que chegam prontas para ser montadas no canteiro, o tempo de execução da obra diminui. Ele também reduz o desperdício de materiais, quando executado por uma equipe bem treinada e experiente;
  • Redução de custos: com um prazo menor de execução, diminui-se também os custos com a mão de obra e com equipamentos e materiais. A fundação também fica mais barata, visto que se trata de uma construção leve que conta com um sistema de distribuição de cargas;
  • Resistência e durabilidade: a matéria-prima utilizada, os processos de fabricação, além da características técnicas e de acabamento passam por um rigoroso controle de qualidade. Isso garante resistência e durabilidade à construção;
  • Melhor desempenho: o Light Steel Frame confere à edificação um ótimo desempenho térmico e acústico, visto que suas paredes possuem capacidade estrutural, além de possibilitar também a construção de lajes secas;
  • Mais versatilidade: extremamente flexível, a construção a seco aceita qualquer tipo de acabamento exterior e interior, permitindo diversos estilos arquitetônicos.

Como é um projeto de construção a seco

Os perfis leves de aço galvanizado são a alma do sistema Steel Frame. O conjunto de vigas e pilares metálicos formam um grande esqueleto de sustentação da obra, em que cada parede é responsável pela transmissão de cargas.

A estrutura da construção a seco é leve e alivia a carga sobre a fundação, daí a redução de custos. Além disso, a modulação da estrutura permite distribuir melhor os esforços no terreno.

Os perfis metálicos possuem seção em formato de “U” e são revestidos com zinco. Isso os torna mais resistentes à corrosão. Como falamos, os acabamentos utilizados podem ser os mesmos de uma construção em alvenaria, com a utilização de cerâmicas, mármore, pastilhas de vidro etc.

Os fechamos internos são executados com painéis de gesso acartonado (drywall) e a vedação externa é feita com placas OSB e 10 a 12 mm de espessura. As instalações elétricas, hidráulicas, de gás, entre outras, passam por dentro das paredes, facilitando o acesso futuro em caso de obras e manutenção.

O desempenho térmico e acústico é melhorado com o uso de mantas isolantes sobre os forros, no interior das paredes e nos espaços entre vigas e pisos.

As vergas são usadas, como na alvenaria, para reforçar a estrutura para abertura de portas e janelas. Em cada lado do batente das aberturas são colocadas estruturas extras chamadas ombreiras, que recebem a carga das vergas.

No Brasil, o Light Steel Frame começou a surgir no fim da década de 90, e hoje é um dos métodos de construção seca mais utilizada no país. A aplicação dos perfis de aço galvanizado na construção a seco é uma alternativa que traz aumento da produtividade e redução dos desperdícios e impactos ambientais.

Ficou com uma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco!

Deixe um Comentário