As vantagens do uso das estruturas pré-moldadas

Com a crise que acometeu a economia brasileira nos últimos anos, empresas de todos os segmentos tiveram de recorrer à redução de custos e otimização dos trabalhos para sobreviver.

Quando falamos de obras e projetos de engenharia civil, então, essa necessidade fica ainda maior visto que a indústria da construção foi uma das áreas mais afetadas. Nesse cenário, são aquelas empresas que melhor souberem aproveitar as oportunidades que se manterão de pé depois que a turbulência passar.

Uma dessas oportunidades é o uso de estruturas pré-moldadas, que utilizam elementos estruturais já moldados, ou seja, fabricados externamente à obra, o que lhes confere maior resistência antes do seu posicionamento na construção.

Mas se você ainda tem dúvidas dos benefícios que o uso de estruturas pré-moldadas pode trazer aos seus projetos, este post foi feito para você! Abaixo, vamos explicar as vantagens de optar por esse material para que você entenda como ele pode otimizar a sua obra.

1. Redução de custos com estrutura pré-moldada

Para começar, o pré-moldado ajuda gestores e diretores de obras a atingir seu principal objetivo na crise: a redução de custos. Isso acontece principalmente por causa da diminuição no número de operários necessários no projeto, visto que o trabalho de montagem e construção fica muito mais simples.

2. Aumento da velocidade no projeto

Qualquer projeto de construção sofre com as cobranças pelo cumprimento dos prazos de entrega. E para garantir que a obra não vai extrapolar as datas prometidas, qualquer atividade que aumente a velocidade dos trabalhos e reduza um dia no prazo final é sempre bem-vinda.

Os pré-moldados agilizam o processo de construção, visto que grande parte da estrutura são moldadas em paralelo à outras atividades da obra. Enquanto você faz a terraplanagem, por exemplo, a superestrutura como pilares, vigas, lajes já podem ser moldadas, estando prontas para serem utilizadas no momento exato que forem necessários na obra.

3. Canteiro mais limpo e organizado

Limpeza e organização são essenciais para quem quer apresentar diferenciais que conquistem o cliente. Como as estruturas pré-moldadas, muitas vezes já chegam prontas, você não precisará fazer concreto no canteiro de obras, o que significa mais espaço e menos sujeira. E se a estrutura for moldada no local, fica mais fácil sua organização pois haverá uma área específica destinada a confecção dos pré-moldados.

Elas também evitam o acúmulo de resíduos indesejáveis e o desperdício de materiais, inimigo número 1 de gestores que querem manter seus projetos dentro do orçamento inicial.

4. Mais qualidade à construção

Como, geralmente, a estrutura pré-moldada é produzida dentro de um parque fabril, o controle aplicado através de inspeções em todas as etapas de produção, é muito rigoroso, assegurando a qualidade e confiabilidade dentro das normas estabelecidas pela ABNT.

A qualidade delas, portanto, é superior a das estruturas tradicionais, garantindo um resultado final melhor, assegurando a satisfação dos clientes do projeto.

5. Maior previsibilidade de custos

Existem muitas variáveis que podem fazer com que o orçamento inicial de um projeto fuja do controle. A execução da estrutura por meio da construção tradicional é uma delas. Nesse caso, é preciso contar com mais mão de obra, pensar na compra de todos os insumos para a execução da estrutura, além de monitorar o processo para que não existam desperdícios.

Com o uso de pré-moldados, o risco de ocorrerem imprevistos de ordem financeira na obra é reduzido, visto que você saberá exatamente o custo das peças antes mesmo de precisar delas na obra.

6. Obra mais sustentável

Uma das maiores exigências dos empreendimentos da atualidade é ser sustentável e reduzir os danos aos meio ambiente. As estruturas pré-moldadas contribuem com esses dois aspectos, principalmente no quesito desperdício de materiais de construção.

Isso tudo torna o gerenciamento da obra ainda mais fácil. Se quer saber mais sobre como as estruturas pré-moldadas podem se adequar perfeitamente ao seu projeto, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

Deixe um Comentário