Segurança no trabalho: Diálogos Diários de Segurança

O DDS ou Diálogo Diário de Segurança, é uma prática de segurança muito eficaz, realizada diariamente antes do início das atividades em qualquer tipo de indústria. Nele, supervisores abordam junto à equipe, temas como a correta execução das atividades, respeitando a segurança, a saúde, o meio ambiente e qualidade.

Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos. Contudo, muitos gestores e supervisores no campo de trabalho ainda possuem dúvidas sobre como realizá-la e os verdadeiros benefícios que traz.

Pensando nisso, mostramos abaixo como fazer o DDS elencando sua importância para a segurança no trabalho dos seus projetos! Acompanhe conosco:

Como fazer o Diálogo Diário de Segurança

Como o nome já diz, o DDS deve ser realizado diariamente, antes do início das atividades. De preferência, deve durar entre 10 e 15 minutos para que não fique cansativo e acabe desviando o foco.

Para que os trabalhadores efetivamente prestem atenção e absorvam o que é falado, o DDS deve ser interativo e com temas interessantes e atuais, com apresentação de exemplos e linguagem clara.

Quando possível, é interessante trazer pessoas especializadas nos temas abordados para passar maior credibilidade e responsabilidade aos colaboradores.

Porque o DDS é importante para a segurança no trabalho

A realização de DDS garante vários benefícios para a empresa e para os colaboradores, como a redução considerável de acidentes de trabalho, melhorias na produtividade, aumento do comprometimento dos trabalhadores e redução no custo em assistência médica.

Muitos se perguntam sobre a obrigatoriedade legal do Diálogo Diário de Segurança. Não existe NR (Norma Regulamentadora) ou outra lei que aluda diretamente sobre a obrigatoriedade de fazer o DDS.

Porém, encontramos nas normativas vigentes diferentes chamados ao empregador sobre a importância da instrução de seus funcionários a respeito da segurança no trabalho.

Como exemplo, na NR 1, que diz respeito às disposições gerais sobre segurança e medicina do trabalho, dispõe que cabe ao empregador informar aos trabalhadores:

  1. os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
  2. os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.

Além disso, a NR 6, que dispõe das normas sobre o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é de responsabilidade do empregador orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação desses itens.

Para completar, a NR 9, programa de prevenção sobre riscos ambientais, diz o seguinte:

“Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.”

O DDS é uma das principais formas de prevenir acidentes

Em suma, podemos dizer que o Diálogo Diário de Segurança é uma das ferramentas que complementa a Política de Segurança de uma empresa.

O principal objetivo do DDS é conscientizar os colaboradores sobre as boas práticas de segurança. Ou seja, o DDS tem como finalidade informar os trabalhadores sobre os procedimentos e normas de segurança, os riscos corriqueiros, assim como divulgar medidas de prevenção que precisam ser adotadas.

As empresas que procuram manter ou querem ter sucesso sem perder sua característica de competitividade, devem manter uma imagem positiva e boa reputação frente a seus concorrentes e ao mercado.

Para tanto, além da qualidade e sustentabilidade dos processos, elas precisam garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro. Dessa forma, é possível evitar problemas relacionados com acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, penalidades, multas e passivos ambientais.

A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito,  entre os trabalhadores.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!

Deixar um comentário