Benefícios que a tecnologia proporciona aos serviços de construção civil

Não importa qual seja a indústria, as empresas que se adaptam rapidamente às novas tecnologias estão impulsionando a eficiência, a precisão e a lucratividade, e obtendo uma vantagem competitiva. A indústria da construção não é diferente.

A tecnologia de construção consiste em uma coleção de plataformas de software e recursos que podem agilizar o processo de projeto e construção. 

Em uma indústria que é tradicionalmente mais lenta e mais complicada de incorporar avanços tecnológicos, as empresas de construção que estão se adaptando a tecnologias eficientes estão aproveitando os seguintes impactos positivos:

1. Operações diárias mais eficientes

No passado, as empresas de construção enfrentavam o desafio de criar e compartilhar informações de projeto em tempo real. Designers e outros profissionais teriam que desenhar esboços e ilustrações manualmente. Eles então teriam que enviar os esboços para o pessoal e clientes relevantes para revisão e aprovação.

Com a tecnologia de construção, os gerentes de projeto podem usar software para coordenar projetos, compartilhar esboços digitais e receber feedback em tempo real. Desta forma, as operações diárias das empresas de construção, grandes e pequenas, estão melhorando significativamente.

A tecnologia de construção também permite que os usuários coordenem informações entre departamentos e com seus clientes. Isso resulta em um modelo operacional diário menos dispendioso e mais simplificado, com pedidos de alteração e falhas de comunicação reduzidos, e uma gestão de estoque otimizada.

2. Estruturas mais inteligentes e duráveis

As tecnologias de construção produzem estruturas mais inteligentes e duráveis ​​de duas maneiras principais:

  • Projetando melhores estruturas a partir do zero;
  • Reorganizando as estruturas existentes para maior durabilidade.

O software de construção permite que designers, engenheiros e construtores compartilhem ideias, esboços e modelos 3D entre si, e capacitem todos os profissionais para colaborar na criação de estruturas mais inteligentes a partir do zero. 

E como todos os modelos podem ser simulados e testados quanto à precisão antes do início dos trabalhos de construção, menos tempo e recursos são desperdiçados em estruturas mal construídas.

A tecnologia de construção também é benéfica durante o retrofit. Muitos prédios mais antigos estão se tornando mais eficientes em termos de energia com a adaptação estratégica, por meio de atualizações internas, como sistemas de iluminação aprimorados, sistemas de segurança contra incêndios e de climatização. 

A capacidade de modernizar edifícios antigos em vez de uma reconstrução completa também resulta em custos mais baixos e menos desperdício de materiais.

3. Melhor atendimento ao cliente

Por muitos anos, a indústria da construção teve o desafio de comunicar informações de forma eficiente aos clientes. Os proprietários teriam que visitar frequentemente o canteiro de obras para ver como o projeto estava sendo realizado e garantir altos padrões de qualidade.

A tecnologia baseada na nuvem está permitindo que os clientes permaneçam atualizados sobre o andamento do projeto durante cada etapa do caminho. Por exemplo, esboços e modelos 3D podem ser compartilhados com clientes em tempo real para aprovação, e os documentos podem ser processados ​​e compartilhados quase instantaneamente.

4. Mais produtividade no canteiro

Segundo uma pesquisa, a produtividade da construção permaneceu estável por décadas. Cada canteiro de obras é diferente, apresentando um conjunto único de desafios e riscos. 

Isso dificulta a simplificação dos processos e o aumento da produtividade da maneira como setores como manufatura e varejo têm sido capazes de fazer.

Hoje existem softwares e soluções móveis para ajudar a gerenciar todos os aspectos de um projeto de construção e aumentar a produtividade. Da pré-construção ao agendamento, do gerenciamento de projetos e relatórios de campo ao gerenciamento do back-office, há uma solução de software disponível para ajudar a agilizar seus processos e melhorar a produtividade.

A maioria delas é baseada em nuvem, permitindo que alterações e atualizações de documentos, agendas e outras ferramentas de gerenciamento sejam feitas em tempo real, facilitando a melhor comunicação e colaboração.

Grande parte da inovação na indústria da construção está sendo impulsionada pelos avanços tecnológicos. E com novos recursos de software adicionados às plataformas com frequência, os profissionais de construção são constantemente apresentados a novas oportunidades de crescimento.

Gostou de conhecer os benefícios da tecnologia para a construção civil? Assine nossa newsletter e receba muito mais dicas como essa diretamente no seu e-mail!

 

Deixe um Comentário