Como efetuar uma boa limpeza pós-obra

Para qualquer empreiteiro ou construtora, entregar a chave de um edifício novo para seu cliente é o grande objetivo final de qualquer empreendimento. Porém, depois da construção propriamente dita, o trabalho de uma construtora ainda não está terminado: é hora da limpeza pós-obra.

Para que a construção esteja totalmente acabada, não basta estar com todos os acabamentos no lugar e ter as instalações funcionando. Qualquer obra gera muita sujeira, que fica acumulada por todas as superfícies dos ambientes. Assim, é essencial realizar uma limpeza completa de toda a instalação antes de realizar a entrega para o cliente.

Neste sentido, a limpeza pós-obra pode ser um trabalho pequeno ou grande, dependendo da quantidade de trabalho executado. O processo envolve a remoção de poeira, detritos e outros materiais deixados após a conclusão da construção, e deve ser encarado com profissionalismo e seriedade pelas construtoras para garantir a satisfação dos clientes e a qualidade do ambiente após a finalização da obra.

Mesmo quando tudo corre conforme o planejado, poeira e sujeira são inevitáveis. Além disso, com a limpeza pós-obra, vêm também os requisitos de limpeza especializados e definidos pelos fornecedores para evitar avarias nos acabamentos dos ambientes. O pó da obra pode danificar estes elementos se não for limpo corretamente, e alguns detritos de construção podem até mesmo ser perigosos para a saúde dos futuros usuários destes espaços.

É preciso ter em mente que diversos materiais de construção costumam gerar entulhos e sujeiras de difícil remoção, sendo necessário utilizar equipamentos, técnicas e produtos específicos para sua limpeza correta sem causar danos ao ambiente construído. Além disso, é essencial assegurar o correto descarte.

Por isso, as construtoras devem contar com profissionais experientes e treinados para garantir uma limpeza pós-obra satisfatória para os clientes dos seus empreendimentos. Quer saber mais sobre este assunto? Então confira este artigo que a Fetz preparou para você com as melhores dicas de como realizar uma limpeza pós-obra com qualidade e segurança!

Antes de começar

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) é essencial para fazer esse tipo de limpeza, que promove o contato com substâncias químicas nocivas, pó e detritos que podem levar a problemas de saúde e lesões durante o trabalho. Além de proteger, eles oferecem segurança, melhores condições de trabalho e reduzem as chances de acidentes.

Por isso, antes de começar a limpeza pós-obra é necessário adquirir luvas, óculos, máscara e botas impermeáveis para todos os profissionais envolvidos. Além disso, vale também realizar um planejamento inicial do processo e tomar as devidas precauções para evitar avarias nos acabamentos, uma vez que muitos materiais são sensíveis a alguns químicos utilizados para limpeza e a falta de atenção a estes detalhes pode gerar danos irreversíveis aos ambientes.

Assim, tenha à disposição os equipamentos de segurança corretos e consulte as instruções dos fabricantes para garantir uma limpeza segura e de qualidade para todos.

Fase 1: limpeza pesada

A remoção de itens grandes é a primeira e mais importante etapa desta fase. Comece removendo itens como detritos, lixo, sobras de materiais e outros itens que não podem ser aspirados, como pregos, parafusos, gesso e qualquer outro material que deva ser removido para a limpeza do local.

Para isso, utilize sacos de lixos, caixas de papelão, vassouras e pás de lixo. A seguir, é hora de varrer ou aspirar os cômodos em geral para retirar o grosso do pó e das sujeiras menores. A remoção, mas não a limpeza, de adesivos de portas e janelas também está incluída nesta fase.

Além disso, é importante ter muito cuidado para não molhar o gesso, os móveis de madeira, as tomadas, interruptores e qualquer outra fiação. Por isso, na hora de fazer a limpeza pós-obra, é imprescindível proteger as instalações da casa para não danificar os acabamentos. Você pode utilizar lonas, papelão, fitas crepes adesivas, entre outros – o que for possível para mantê-los longe da água!

Fase 2: limpeza delicada

Das três fases da limpeza pós-construção, esta fase é considerada como a de maior trabalho, além de precisar de muitos equipamentos e ferramentas de limpeza para ser bem efetuada. É hora de dar atenção aos detalhes, remover a sujeira grudada nos acabamentos e se livrar de todo o pó de uma vez por todas.

Nessa parte da limpeza não se limite a limpar apenas a poeira do chão, mas se certifique de remover todos os vestígios e resíduos de tinta, cola, argamassa ou qualquer outro material, utilizando produtos adequados para proporcionar uma limpeza completa. Além disso, não se esqueça das instalações como pias, vasos sanitários, janelas e armários, que também devem ser minuciosamente limpos nesta fase.

Por isso, a construtora deve garantir que os equipamentos e ferramentas de limpeza mais eficazes e mais recentes serão fornecidos para que essas superfícies internas sejam limpas e bem cuidadas. A limpeza das áreas com adesivos removidos feita na primeira fase também deve ser realizada neste momento, em áreas como janelas, acabamentos de vidro, portas, paredes e assim por diante.

Fase 3: limpeza final

A limpeza final é a última fase, que deve ocorrer vários dias após a segunda fase, pois a poeira e a sujeira remanescentes ainda podem assentar e, com isso, a equipe de limpeza ainda terá tempo para prestar mais atenção na limpeza final do pó. Essa fase exige menos tempo do que as outras, porque os detalhes que usualmente estão sendo limpos neste ponto são  manchas, impressões digitais e outras imperfeições das áreas que foram limpas nas fases anteriores.

Checklist da limpeza pós-obra

Uma limpeza pós-obra não significa simplesmente varrer o chão, limpar o carpete e outras áreas visíveis. É um processo muito mais detalhado e que necessita de muita atenção e cuidado para que seja executado, sendo realizado em toda a instalação – preferencialmente no sentido de cima para baixo.

Para ajudar na sua limpeza pós-obra, elaboramos este pequeno check-list com alguns dos requisitos de limpeza mais importantes que precisam ser atendidos:

  • As paredes estão limpas e sem marcas, sujeira e manchas;
  • Lavagem e limpeza de janelas e caixilhos;
  • Remoção de plástico / adesivo de móveis, janelas e portas;
  • Remoção de pó, tanto úmido quanto seco, de tetos, luzes, ventiladores de ar;
  • Os pisos estão livres de detritos, especialmente nas bordas e cantos, e se encontram limpos e polidos;
  • Limpeza de todos os eletrodomésticos, armários e prateleiras por dentro e por fora;
  • Descarte adequado de lixo e entulho;
  • Abordagem e comunicação de quaisquer questões de segurança, como fios soltos e vazamentos, para os empreiteiros de construção;
  • Verificação detalhada, pela última vez, de todo o espaço, cantos e superfícies internas após a limpeza completa.

A importância da contratação de profissionais

Como explicamos ao longo do artigo, a limpeza pós-construção precisa de tempo e atenção integral e pode levar alguns dias para ser concluída. Mesmo para um empreiteiro de construção que tem muito a oferecer, essa atividade não é fácil de gerenciar – especialmente quando se procura assegurar a alta qualidade dos serviços de limpeza prestados antes da entrega do empreendimento ao cliente. Portanto, a contratação de limpadores profissionais é aconselhável.

A Fetz tem grande experiência de mercado e entende a importância de garantir a qualidade da limpeza pós-obra, tanto para seus clientes quanto para o sucesso dos seus parceiros. Veja alguns dos principais benefícios de contar com uma construtora comprometida na realização dos seus negócios imobiliários:

  • A segurança das pessoas que ocuparão o espaço será uma prioridade. Não se preocupe com a possibilidade de um prego ficar na garagem ou na permanência de poeira que pode ser a causa de problemas respiratórios.
  • Os limpadores profissionais têm as habilidades e os equipamentos certos, fornecendo resultados profissionais – sem respingos de tinta, adesivos não removidos e poeira.
  • Toda a instalação será cuidadosamente limpa e estará pronta para a mudança.
  • Com anos de experiência e tendo o treinamento adequado, os limpadores profissionais saberão os pontos principais que precisam de mais atenção.
  • Nada será esquecido; o espaço exterior será limpo e também receberá atenção.
  • A limpeza será feita uma etapa de cada vez, seguindo as três fases de limpeza pós-construção.

Visite nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho e nossos anos de consolidação e credibilidade no mercado. Esperamos você!

Deixe um Comentário