Concreto Usinado: as vantagens da utilização em sua obra

Um dos grandes desafios ao gerenciar uma obra é o controle da qualidade dos insumos utilizados. Construir qualquer tipo de estrutura não é tão fácil quanto parece e a escolha de certos materiais pode fazer ou quebrar seu projeto. Um desses materiais é o concreto.

Ser cuidadoso nunca é suficiente quando se trata do tipo de concreto que você usa. Isso porque sua escolha terá um efeito de longo prazo na qualidade e durabilidade do projeto.

Pensando em te ajudar a melhorar a qualidade das suas obras, estamos iniciando uma série de artigos sobre o uso do concreto usinado.

O concreto usinado é feito sob medida para atender aos requisitos do cliente e é misturado em um ambiente controlado, antes de ser entregue, em vez de ser misturado no local.

O material tem se destacado como um dos principais facilitadores em construções, por suas vantagens no controle de qualidade, redução de desperdícios, mão de obra e aplicação. 

Para iniciar separamos abaixo algumas vantagens de usar o concreto usinado na sua obra. Confira:

Feito sob medida para sua obra

Diferente do concreto tradicional produzido in loco, o concreto usinado é preparado por empresas concreteiras e transportado por betoneiras aos canteiros de obra. O processo é feito de forma precisamente calculada, em suas quantidades de areia, brita, cimento e aditivos. 

Para a sua aquisição, é necessário que o projetista e engenheiro ou arquiteto responsável saibam qual os detalhes da utilização do concreto para o seu preparo, como a resistência característica, trabalhabilidade, dimensão do agregado e classe de agressividade. O cliente pode solicitar à empresa concreteira as informações de marca, aditivos e quantidades de insumos utilizadas na mistura para a preparação do concreto.

Maior controle de qualidade e menos manutenção

É importante que as construtoras verifiquem as especificações do concreto recebido no canteiro de obras, garantindo assim que a sua produção seguiu exatamente as orientações e medidas retratadas pelo projetista. 

O concreto usinado chega ao canteiro em um caminhão betoneira lacrado e com a identificação das especificações dos insumos e da empresa solicitante. Antes de enviado, o concreto é testado em ensaios de controle de resistência, anteriormente a sua utilização na obra.

A resistência, força e durabilidade do concreto usinado significa que os edifícios construídos a partir dele permanecerão em boas condições por anos a fio. Pode ser necessária alguma manutenção estética menor, mas no geral, o concreto manterá sua condição por muito mais tempo do que outros materiais, reduzindo a despesa necessária para manutenção.

Vale lembrar que o concreto usinado não deve ser lançado após duas horas e meia da primeira adição de água em casos de transporte por betoneira e uma hora por veículo com equipamento sem agitação. 

Mais agilidade na construção

A utilização do concreto usinado apresenta diversas outras vantagens aos adquirentes e ao resultado final da obra, como a redução do espaço de estocagem de insumos no canteiro de obras, a diminuição da necessidade de uma extensa mão de obra, visto que não haverá necessidade da preparação do concreto, maior agilidade e produtividade. 

A qualidade do concreto usinado é maior e garantida que a do concreto feito no canteiro de obras, considerando-se que segue padrões e quantidades especificadas previamente na solicitação. Essa garantia de qualidade assegura que o projeto caminhará como previsto e que o processo não apresentará falhas estruturais por conta da qualidade dos materiais adquiridos.

Por ter um processo de fabricação controlado, é possível adequar as características do produto final de acordo com a necessidade e condições de exposição e impacto do concreto após a finalização da obra, possibilitando assim dar mais segurança e fidelidade ao projeto original. 

Além disso é importante ressaltar que com a pré-produção do concreto, identifica-se uma significativa redução no desperdício de materiais de insumos quando comparado com as fabricações in loco, além dos possíveis furtos nos canteiros de obras.

O mercado de construções exige cada dia mais qualidade e segurança em suas entregas e a utilização do concreto usinado, além de servir como diferencial, auxilia no cumprimento dos compromissos de qualidade e prazo da obra.

Agora que você já conhece sobre as vantagens do concreto usinado em suas obras, fique por dentro e veja algumas dicas sobre a sua utilização em estruturas aparentes.

Comentários
  • Antonio
    Responder

    Muinto bom seu Carlos fetz que deus abençoe vcs valeu

Deixe um Comentário