Diálogos Diários de Segurança – DDS 08 :: Levantamento de peso com segurança

Hoje vamos tratar de um assunto de peso.

Mesmo com auxílio mecânico para o levantamento de cargas, encontramos certas tarefas que precisam ser feitas manualmente.

Para evitar distensões nas costas, temos que fazê-lo corretamente. Isto já foi dito várias vezes, porém ainda ocorre muita lesão por levantamento de pesos.

Principais pontos sobre levantamento de peso com segurança:

  • A proteção das mãos é de máxima importância. Ao levantar materiais com bordas cortantes ou superfície áspera, use luvas para proteger as mãos. Devemos evitar o pinçamento de dedos e cortes nas mãos. Mesmo que você esteja usando luvas, deve certificar-se de que suas mãos não correm riscos. Muitas cargas caem quando as mãos são atingidas por alguma projeção no momento em que a mesma está sendo levantada.
  • A firmeza dos pés é essencial para se tentar levantar um objeto de qualquer peso substancial. Muitas distensões resultam da perda do equilíbrio. Com isso, o peso da carga é lançado sobre os músculos das costas. A posição dos pés determina se você está ou não bem equilibrado. Eles devem estar ligeiramente separados um do outro.
  • Dobrar os joelhos para que o peso seja levantado pelos músculos da perna, é o requisito básico de segurança. Se estiver pegando uma caixa, posicione-a em diagonal pegando pelos cantos opostos.
  • A coluna deve ficar quase que reta. Se encurvar a coluna em demasia, poderá ocorrer lesões graves na coluna vertebral. Lembre-se que a coluna é composta de pequenas vértebras intercaladas com um disco gelatinoso. A compressão então, deve ser no sentido vertical.
  • Após levantado, mantenha a carga próximo ao corpo para evitar esforços nos músculos dos braços e manter o equilíbrio.
  • Levantar lentamente é outra recomendação básica de segurança. Coloque lentamente sua força no levantamento. Levante lentamente esticando suas pernas, mantendo as costas retas e a caixa próxima ao corpo. Se a carga for muito pesada, logo no início você saberá retornar a carga para a posição original.
  • Peça ajuda quando precisar e não hesite em fazer isto.

Procure utilizar a força dos músculos das pernas e braços, pois costas não possuem músculos para essa finalidade.

Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho. O conhecimento é a melhor ferramenta!

A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito entre os trabalhadores.

Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!

Deixe um Comentário