Diálogos Diários de Segurança – DDS 09 :: Dicas de segurança no trabalho com martelo

Os martelos são muito úteis, sua utilidade é imensurável e como tudo que existe, e não usado corretamente pode causar acidentes.

Nessa postagem veremos dicas de segurança a serem observadas no trabalho com uso de martelos.

Provavelmente irá se surpreender com a quantidade de ações que podem ser adotadas para evitarmos acidentes com o equipamento.

A maioria dos acidentes com martelos acontecem causando lesões nos dedos e olhos. Não importa o quão bom e profissional é a pessoa, basta um descuido e lá está o acidente, causando prejuízos materiais e pessoais.

Ações de prevenção são muito importantes, e agora veremos algumas delas aqui:

Verifique a condição do cabo

Um cabo rachado ou trincado traz com ele um risco que poderia ser evitado facilmente. Não use o martelo se a cabeça metálica estiver frouxa.

Não use martelos com a cabeça estragada

Se a cabeça do martelo estiver estragada de alguma forma, considere trocar de ferramenta. Um martelo com a cabeça estragada fornece uma martelada “manca” e isso é um convite ao acidente.

Mantenha o corpo equilibrado

Principalmente em andaimes ou em trabalho em altura, mantenha o equilíbrio para acertar as marteladas. Se o local não proporciona bom equilíbrio é hora de criar de alguma forma um ponto de equilíbrio.

Não use pregos com a cabeça estragada

Pregos com a cabeça estragada podem espirrar longe na hora da tentativa de martelá-los, imagine um prego desses é projetado na direção dos olhos.

  • Quando estiver usando martelo use sempre os EPI´s.
  • Para transportá-lo durante a jornada de trabalho use equipamento projetado para isso. Fuja da gambiarra.
  • Use o martelo certo para o trabalho que está fazendo.
  • Mantenha o martelo guardado no lugar certo quando não estiver em uso.

A desorganização é um convite ao acidente.

Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho. O conhecimento é a melhor ferramenta!

A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito entre os trabalhadores.

Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!

Deixe um Comentário