Diálogos Diários de Segurança – DDS 10 :: Limpeza das mãos

A higienização das mãos é geralmente realizada pela lavação com água e sabão ou pela fricção com álcool a 70%. Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os agentes patogênicos.

A lavação com água e sabão é o processo que tem por finalidade primordial remover sujeira e a flora transitória (aquela adquirida no contato com pessoas, objetos e superfícies), sendo preferida caso as mãos estejam com sujeira visível (poeira, talco, terra, etc).

No caso da eliminação exclusiva de bactérias, as soluções alcoólicas são mais potentes, mas só podem ser utilizadas caso as mãos estejam limpas, sem qualquer sujeira visível.

Dada à importância da higienização das mãos, é indispensável orientar desde a infância sobre os benefícios desse processo. Devemos encorajar as crianças a higienizar as mãos de forma correta, assegurando que essa prática torne-se um hábito ao longo da vida.

Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:

  • Antes de comer ou manusear alimentos;
  • Após ter utilizado as instalações sanitárias;
  • Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);
  • Após tocar animais ou seus dejetos;
  • Após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);
  • Após usar transportes públicos;
  • Antes e após tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras etc);
  • Antes e após uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).

Lembre-se: lavar as mãos é um detalhe que faz toda a diferença, não apenas na sua saúde, mas também na saúde de seus entes queridos e de toda a comunidade.

Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho. O conhecimento é a melhor ferramenta!

A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito entre os trabalhadores.

Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!

Deixe um Comentário