A Construção Civil é uma das atividades onde mais ocorrem acidentes de trabalho, por isso é importante observar e seguir procedimentos de segurança em todas as fases da obra.
A fase do chapisco e reboco envolve riscos bem particulares, e hoje veremos os riscos relacionados e as medidas de proteção a serem adotadas.
Riscos mais frequentes
– Queda de nível: andaimes, balancins
– Queda no nível: é quando se cai do mesmo nível do solo
– Respingos nos olhos
– Dermatoses: por contato com a Argamassa
– Exposição a energia elétrica: revestimento externo
– Cortes e feridas: ferramentas
– Poeira: limpeza, ventania e outros
– Ruído
Medidas Preventivas
Inspecione os andaimes no começo de cada jornada.
Atenção a cada detalhe, ser minucioso nessa hora é muito importante. Se observar algum risco ainda que pequeno, não deixe que o andaime seja utilizado.
Acione o reparo qualificado, para posteriormente liberá-lo o para uso.
Em serviços de revestimento interno, próximos a sacadas ou vãos de janelas, os trabalhadores devem utilizar o cinto de segurança.
Dê a devida atenção a atividade que irá executar, não faça na correria faça com segurança.
Isso não é dever só do Setor de Segurança do Trabalho, CIPA e empresa. Na realidade ninguém pode fazer mais pela segurança do trabalhador do que ele mesmo, oriente-o a fazer sua parte.
Evitar contato prolongado com a argamassa, ou cimento.
Pois quando esses entram em contato com a pele e não são logo removidos, tornam ela seca e endurecida.
Recomenda-se evitar o contato com o uso de luvas látex e creme para as mãos, camisa de manga longa, calça comprida e botina para evitar problemas nos pés.
Trocar sempre que possível as roupas sujas com o produto.
Cuidado com a rede elétrica.
Evite a aproximação! Se for impossível solicite o desligamento da energia até o término do trabalho.
Planejamento, acompanhamento, orientação aos trabalhadores da fachada.
As vezes o mínimo cuidado faz toda a diferença. Esteja de olho, confira se estão se cuidando como devem.
Manter o local limpo e organizado.
A bagunça é um causador de acidentes constantemente. Um ambiente com ferramentas jogadas no chão ou espalhadas por todo lado, é um prato cheio para um novo acidente.
Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho. O conhecimento é a melhor ferramenta!
A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito entre os trabalhadores.
Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos.
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!