O uso do equipamento de proteção individual poderá talvez evitar uma lesão (um machucado), ou amenizar a gravidade da lesão se for utilizado corretamente.
A falta de uso do EPI recomendado pela empresa, além de constituir uma falta grave (passível até de demissão por justa causa), poderá ser o principal motivo do surgimento de uma lesão ou do agravamento de uma lesão que a pessoa já tenha.
Nas obras que estamos trabalhando existe uma série de riscos que nos obrigam a usar EPI’s o tempo todo, entre os quais:
- Óculos de segurança
- Botina de couro
- Capacete
- Luvas em raspa, orangeflex, látex, multitato, etc
- Protetor auricular
- EPI’s específicos ao risco
Os EPI’s são de uso obrigatório por parte de todos os colaboradores no campo, não importando o cargo ou a função da pessoa, mesmo que esteja na condição de visitante. As últimas coisas a serem devolvidas no desligamento de um funcionário são os EPI’s.
Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho. O conhecimento é a melhor ferramenta!
A segurança no trabalho deve ser rotina e o DDS é um dos instrumentos para tornamos isso um hábito entre os trabalhadores.
Na construção civil, ela é uma prática de segurança muito poderosa e fácil de ser utilizada para evitar acidentes de trabalhos.
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a tornar seus projetos mais seguros e eficientes!