O que sua construtora ganha com Gerenciamento de Obras?

A Construção Civil apresenta diariamente diversos desafios, exigindo que os profissionais estejam sempre buscando inovações para se destacar neste ambiente bastante competitivo. É aí que entra o gerenciamento de obras.

Todos os dias, nos deparamos com obras grandiosas que nos encantam e chamam nossa atenção. Mas, além de uma boa execução, por trás de edificações como essas também está um bom gerenciamento de obras.

Investir em gerenciamento de obras fornece às construtoras um maior controle de todas as etapas de um projeto, desde a conversa com o cliente até a entrega do produto final, garantindo o cumprimento de todos os prazos combinados.

Mas para que você saiba quais os reais benefícios de apostar em um gerenciamento de obras eficaz, abaixo listamos e explicamos os principais deles. Acompanhe conosco!

1. Criação de um cronograma detalhado

Você certamente já escutou o ditado que diz que “tempo é dinheiro” — na Construção Ciivil, esse dito é ainda mais verdadeiro. É muito comum nos depararmos com atrasos nas obras, que geram um grande impacto direto no custo final do projeto.

Quando utilizamos um gerenciamento de obras correto e bem feito, conseguimos eliminar esse problema. Com ele, é possível prever com maior precisão possível, o tempo de execução de cada etapa do projeto.

Assim, evitamos o chamado “efeito dominó”, quando o atraso em uma etapa da obra, causa atrasos na entrega das etapas subsequentes e assim por diante. O resultado final são problemas no fluxo de caixa e na disponibilidade da equipe de trabalho, podendo afetar inclusive, a qualidade final do projeto.

Para maior conhecimento sobre a elaboração de um bom cronograma, acesse nosso post sobre como preparar um cronograma de execução de obra.

2. Prevenir e reduzir possíveis erros

Se adequar a um gerenciamento de obras permite antecipar possíveis problemas que podem aparecer no decorrer da execução do projeto.

Um dos erros mais frequentes dos gestores na Construção Civil atualmente, é contabilizar o tempo incorreto que uma determinada equipe leva para concluir um serviço. Hoje, é possível encontrar no mercado plataformas que ajudam a controlar esses riscos.

Outro erro frequente é a falta de estudo do clima do local onde será executada a construção — problema resolvido com o gerenciamento de obras, uma vez que este prevê todas as condições para execução do projeto, antes mesmo que ele seja iniciado.

3. Redução de acidentes de trabalho

A Construção Civil é a categoria que mais gera acidentes de trabalho. Considerando essa situação, é preciso ter um controle rigoroso sobre à segurança na realização das atividades e na correta utilização dos equipamentos de segurança pela equipe.

Ao investir no gerenciamento de obras, fica mais fácil verificar se a equipe de trabalho está utilizando os devidos equipamentos de segurança e, ainda, de maneira correta. Isso ajuda a criar também um plano de ações preventivas e corretivas para assegurar a integridade dos seus colaboradores.

4. Diminuição dos desperdícios e aumento da sustentabilidade

Obras com demolições e reformas geram grande impactos no meio ambiente pois são formadores de resíduos de construção.

Utilizando o gerenciamento de obras, a construtora será capaz de prever a quantidade de resíduos gerados no decorrer de toda a demolição, reforma ou construção.

A falta de controle dos insumos gerados, podem ser grandes vilões da sustentabilidade e do desperdício. Os erros cometidos na hora do armazenamento dos materiais no canteiro, geram perdas financeiras e possivelmente problemas ambientais.

Leia também nosso post sobre plano de gerenciamento de resíduos e entenda um pouco mais como ele funciona.

5. Aumento da produtividade

Ter a execução da obra controlada inibe possíveis erros e perda de tempo, elevando a produtividade. O gerenciamento de obras garante que todas as etapas sejam feitas no momento correto, permitindo ainda enxergar aquelas fases que podem ser executadas simultaneamente e economizar tempo na duração total da obra.

É imprescindível ter o controle de todos os critérios envolvidos na gestão da obra, como o rendimento dos equipamentos, as horas trabalhadas de cada colaborador, as ocorrências registradas, entre outros.

Tudo isso pode ser uma tarefa complicada sem um processo automatizado, para isso, pode ser utilizar um software de gestão de obras. Essas ferramentas concedem à gestão uma visão mais ampla e clara do que acontece dentro da construtora, apresentando maior agilidade e confiança na tomada de decisões.

6. Mais segurança jurídica para a construtora

Segundo a legislação brasileira, a construtora é diretamente responsável pelos profissionais que atuam nos seus canteiros de obras. Com isso, para garantir respaldo e segurança jurídica em relação aos direitos desses trabalhadores, é fundamental que a empresa confirme a idoneidade dos contratos e possua os registros sempre em dia.

O gerenciamento de obras prevê esse processo e garante mais segurança jurídica à construtora. Ainda é possível utilizar tecnologias disponíveis para gerenciar seus recursos humanos, permitindo assim que tenha fácil acesso a contratos e documentações sempre que necessário.

7. Eliminação de erros no orçamento da obra

O orçamento da obra é um dos pilares centrais de um projeto. Esse documento mostra a análise de viabilidade financeira da obra e apresenta para o cliente o valor total que deverá ser investido. Por isso, erros nessa etapa podem colocar em risco todo o andamento da obra.

O gerenciamento de obras permite fazer o orçamento com dados mais realistas e ainda prevê a correção das previsões na medida que o projeto avança e possíveis mudanças ocorrem.

Sabemos dos diferentes desafios que a engenharia nos proporciona periodicamente, contudo, junto com os desafios crescem também as diversas possibilidades de avanços.

Dessa forma, as construtoras precisam atuar de forma correta, prezando pela segurança e qualidade, e buscando sempre métodos para agilizar as execuções de suas obras. Existem diversas ferramentas para auxiliar o gerenciamento de obras, temos certeza que uma delas se enquadrará à sua empresa!

E para conhecer mais sobre como executar um gerenciamento de obras impecável, aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book sobre o assunto!

Deixe um Comentário