Devido à crise financeira causada pela pandemia do Coronavírus, o Brasil, assim como diversos outros países, sofreu um grande impacto econômico. Diversos segmentos tiveram queda dos negócios e enfrentaram um difícil período de incertezas. No entanto, passado o pior momento, já podemos ver o início da recuperação em muitos setores.
A construção civil está sendo uma das áreas que tem servido como pilar para essa ascensão econômica. Isso porque, mesmo nos piores anos da pandemia, esse setor foi um dos que tiveram menor queda. E agora, em 2022, vem respondendo de forma ainda mais relevante, com importante crescimento. Além disso, as perspectivas são de que, em 2023, tenhamos uma retomada promissora do mercado.
Muitos fatores contribuíram para que o mercado da construção civil se mantivesse favorável. Apesar dos desafios e dificuldades, o setor conseguiu surpreender e promete crescer ainda mais. Dessa maneira, investir no segmento é uma ótima iniciativa.
Entenda mais sobre a crescente da construção civil no Brasil, os aspectos que interferem nessa perspectiva e porque é tão importante manter o foco no setor.
A ascensão do mercado
O mercado da construção civil vem se mostrando cada vez mais importante dentro do cenário de crescimento da economia. Segundo artigo publicado pelo Sebrae — “Tendências para o setor da Construção Civil em 2022”, apesar dos grandes impactos da crise, o setor finalizou de forma favorável o ano de 2021, com 7,6% de aumento. Em 2022, a tendência continuou e o setor vem se mostrando bastante propício a investimentos.
A constância de bons resultados vem sendo apresentada há alguns meses. Conforme especialistas, esse é o resultado do ciclo de negócios positivos para o setor, iniciado ainda em 2020. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma: já são sete trimestres consecutivos de crescimento desse mercado.
Outro ponto importante que destaca a ascensão é o que diz o relatório anual Global Powers of Construction (GPoC) da Deloitte Global, apontando o importante crescimento do setor. Enquanto toda economia no geral tenta se recuperar da crise, a construção civil avança em ritmo mais acelerado, com tendência a uma média global de 3,2% ao ano entre 2021 e 2023.
Tendências da construção civil
As perspectivas, mesmo com todos os desafios, como a alta inflação e as elevadas taxas de juros, vêm sendo consideradas bastante positivas. Além disso, a aplicação de novas tecnologias promete ser uma exigência para que as empresas do setor se mantenham competitivas e gerem resultados mais eficientes. Realidade virtual, Building Information Modeling (BIM), robotização de processos, entre outras ferramentas são tendências que contribuem para avanço do setor.
Além disso, as construções sustentáveis, por exemplo, também têm sido aplicadas para gerar ainda mais destaque ao setor. Atualmente, essa se tornou uma das maiores preocupações mundiais, por isso, é uma tendência de movimentação do mercado, que vê, cada vez mais, a necessidade de buscar alternativas que tragam menor impacto ambiental.
Materiais de construção que facilitam a execução do trabalho são outros aspectos que favorecem o mercado aquecido. Uma vez que esses itens são mais vantajosos tanto economicamente quanto para otimizar o trabalho, vão ganhando cada vez mais destaque. Como exemplo disso, temos as estruturas pré-moldadas, que, em 2022, comprovaram sua importância dentro dos canteiros de obras.
Grandes Oportunidades
Dessa maneira, muitas oportunidades têm surgido ou ganhando mais relevância no mercado da construção civil, favorecendo seu desenvolvimento. Ou seja, muitas demandas podem ser aproveitadas para potencializar os resultados e gerar maior lucratividade para esse tão importante setor.
Dentre as maiores oportunidades, está a geração de novos empregos, isso pelo fato da construção civil ser um importante motor da economia. Além disso, as facilidades de crédito imobiliário têm contribuído para a movimentação do setor, por exemplo, com a utilização do Programa Minha Casa Verde e Amarela e outros incentivos do governo.
O grande déficit habitacional, em que há mais famílias procurando novos imóveis e menos moradias disponíveis, também é um aspecto que tem influenciado no mercado. Segundo a ABRAINC – Deloitte, em seu levantamento dos indicadores de confiança do setor imobiliário, 90% das empresas do setor pretendiam realizar novos empreendimentos em 2022.
Vantagens de investir no setor
Levando em consideração todas as tendências do setor, podemos entender que o investimento na área da construção civil é, de fato, uma ótima oportunidade. Muitas pessoas ficam na dúvida sobre as vantagens do setor e se realmente o investimento vale a pena. Porém, analisando todo o cenário, o investimento nesse segmento tende a trazer ótimos resultados.
Um dos benefícios que podemos destacar é a alta tendência de valorização, visto que o setor imobiliário, que impulsiona a construção civil, tem registrado um dos melhores valores dos últimos 10 anos. Principalmente com a pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais os imóveis confortáveis, o que gerou maior busca por novas moradias.
Para quem está em busca de maior segurança, a construção civil é uma excelente escolha. Pelo fato de ser uma aplicação bem rentável e com baixíssimos riscos, essa tem se tornado a escolha de muitas pessoas que querem grande valorização e a formação de um patrimônio sólido.
Portanto, investir na construção civil, apresenta vantagens como segurança, bom rendimento e alta valorização. Além disso, pode ser uma ótima forma de diversificar a carteira e diminuir os riscos das aplicações.
O que esperar da construção civil em 2023
Em 2023, a tendência é de que o bom ritmo de crescimento permaneça, gerando resultados ainda mais significativos. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estima um aumento de 13,5% para os próximos anos. Dessa maneira, muitas obras deverão ser realizadas.
Há, ainda, a expectativa de que mais projetos parados pela pandemia sejam, finalmente, executados. Desde grandes construções até mesmo pequenas obras residenciais. Muitos empreendimentos, também, tendem a ser realizados no próximo ano, devido à maior estabilidade econômica.
A Construtora Fetz tende a lançar novos empreendimentos e gerar ainda mais oportunidades para o setor. Nosso compromisso para o próximo ano é de realizar novas parcerias e dar continuidade às entregas de qualidade, oferecendo nossas soluções para contribuir com o crescimento do mercado da construção civil.
Como vimos, assim como 2022, o ano de 2023 também tende a apresentar um cenário bastante favorável para quem busca bons resultados na construção civil. Portanto, conhecer mais sobre as perspectivas é tão importante para tomar decisões e fazer bons investimentos no setor.
Aprofunde ainda mais seu conhecimento. Fique por dentro de mais assuntos relevantes e ligados à construção civil, baixe nosso infográfico e saiba como deixar sua construção mais sustentável.