Pavimentos permeáveis: conheça essa tecnologia

A construção civil desempenha um papel muito importante no desenvolvimento das cidades.

A infraestrutura urbana serve como base para que as cidades tenham o necessário para proporcionar uma vida confortável à população. Dessa maneira, diversas obras formam esse conjunto de recursos para fornecimento, por exemplo, de energia elétrica, abastecimento de água, canalização de esgoto, entre outros.

Desde os tempos antigos, a civilização conta com a construção civil para seu crescimento e bom funcionamento. Instalações essenciais, projetos, e, hoje, sistemas tecnológicos levam mais conforto e segurança aos moradores das cidades. Além disso, esses meios contribuem para fortalecimento econômico, modernização dos municípios e preservação dos recursos naturais.

Dentre as várias construções que integram e cooperam para o desenvolvimento urbano, os pavimentos permeáveis têm ganhado cada vez mais evidência. Isso se dá pelas suas grandes vantagens e solução para problemas presentes no meio urbano.

Conheça mais sobre essa tecnologia e entenda porque os pavimentos permeáveis são um importante mecanismo para as cidades.

O que é o pavimento permeável

Também conhecidos como pisos porosos, os pavimentos permeáveis fazem parte do cotidiano de quem circula pelas cidades, por exemplo em calçadas, estacionamentos e condomínios. Seja em locais públicos ou privados, o uso desse tipo de pavimento tem sido bastante amplo.

Para entender o conceito, é importante saber que esses pisos possuem espaços vazios capazes de acumular volume de água. Assim, podemos definir pavimento permeável como estrutura formada por agregado granular em camadas. Além dessas camadas, esse sistema é revestido por uma superfície permeável, que permite a entrada de água para o pavimento.

Sua fabricação se dá por meio de concreto com mediação adequada de componentes, empregando-se baixa quantidade de areia. Dessa maneira, o processo resulta em pavimentos porosos, com espaços livres em sua estrutura, feitos de modo a deixarem a água penetrar. Com isso, reduz-se o acúmulo sobre a superfície, especialmente quando há chuvas volumosas e que poderiam levar a enchentes.

De modo geral, o pavimento permeável é uma técnica da construção civil para possibilitar a drenagem de água. Com isso, evita-se os eventos de inundação urbana, que se dão de forma mais frequente devido à impermeabilização do solo nas grandes cidades.

Evolução dos pavimentos permeáveis

As primeiras experiências com pavimentos permeáveis aconteceram na França, entre os anos de 1945 e 1950. A necessidade de buscar meios que auxiliassem a promover melhor capacidade de infiltração do solo foi o motivo para dar início às aplicações. Isso porque, com o crescimento das cidades, aumentou-se também a quantidade de pavimentos impermeáveis.

Apesar disso, as primeiras tentativas de se colocar a técnica em prática não foi muito positiva, já que a composição do concreto empregado para tal obra não possuía a resistência adequada de suporte da estrutura.

Mas, alguns anos depois, próximo à década de 1980, novamente o interesse por esse método voltou à tona. Países como Japão e Estados Unidos, também começaram a enxergar essa como uma opção segura e viável para reduzir ruídos e evitar as inundações nos grandes centros.

Foi durante esse período que, ainda na França, passou-se a desenvolver novas soluções para combate aos problemas de enchentes, e o pavimento permeável de concreto mostrou-se realmente como a solução ideal, devido à sua fácil incorporação ao espaço urbano.

A partir de 1980, então, o item passou a ser industrialmente fabricado em certos países e, nas décadas seguintes, consolidou-se como importante tecnologia na construção civil mundial. Sendo de grande importância para evitar diversos problemas, por exemplo, a segurança de dirigir durante os dias chuvosos.

As vantagens de se utilizar esse recurso

Os pavimentos permeáveis, que são formados por componentes de granulometria aberta, oferecem, como maior benefício, a capacidade de impedir o acúmulo de água sobre a superfície do solo. Ou seja, funcionam como um reservatório que armazena a água até que ela escoe.

Além dessa importante utilidade, outras vantagens podem ser observadas. O fato de evitar inundações nas proximidades e o fato de que esses pavimentos filtram a água, tornando-a mais fácil de ser recuperada, são alguns exemplos de como é interessante investir nessa técnica para o meio urbano.

Outro aspecto que merece destaque quando falamos dessa técnica é a diminuição da poluição sonora nas cidades. Como esse tipo de piso tem a capacidade de reduzir os ruídos, acaba trazendo mais conforto também nesse sentido.

Falando de custo-benefício, o pavimento permeável é bem relevante, sendo mais vantajoso que outros esquemas de drenagem. Trincheiras ou reservatórios de retenção, por exemplo, acabam tendo um custo mais elevado.

Tipos e aplicação dos pavimentos permeáveis

Os tipos de pavimentos permeáveis mais utilizados são os blocos intertravados, que podem ser com ou sem vegetação, o asfalto poroso, que é o próprio asfalto convencional, porém com maior granulometria, o concreto poroso, o concreto com junta alargada e o concreto com aberturas.

O coeficiente de permeabilidade, isto é, a velocidade de infiltração de um volume de água no solo, dependerá de alguns fatores, que são importantes para definição de tipo de pavimento. Dentre os quesitos, é necessário considerar o resultado que se espera para diminuição do escoamento superficial, a intensidade das chuvas sobre o local, ao trânsito no qual a região está submetida  e, também, do tipo de solo em questão.

O pavimento permeável é utilizado em diversos locais, com os mais variados tipos de circulação. Em estacionamentos, ruas, rodovias, ciclovias, praças, pátios comerciais, calçadas, quadras poliesportivas, espaços de lazer, entre outros. Assim sendo, para definição do melhor tipo de material e dimensionamento, a aplicação deverá ser levada em conta.

Apesar de oferecer grande vantagem ambiental e urbana, esses pavimentos, como vimos, possuem vazios em sua estrutura, exigindo atenção na sua utilização, já que comumente não suportam cargas muito elevadas. Por isso, para que sejam utilizados em locais com maior carregamento, precisarão de agregados de qualidade superior, o que tornará seu custo mais elevado. Portanto, é fundamental a avaliação do custo-benefício.

Como a construtora Fetz preocupa-se com o desenvolvimento das cidades

Os pavimentos permeáveis são uma solução tecnológica com grandes vantagens, apresentando-se como uma solução às demandas do meio urbano. Da mesma forma, muitas outras técnicas contribuem para que as cidades desenvolvam-se de maneira mais segura e proporcionando maior conforto à população.

Por isso, cada vez mais a construção civil tem avançado e oferecido respostas às necessidades que vêm surgindo. A Construtora Fetz está atenta a isso e, assim, oferece as soluções que as cidades precisam para crescerem de maneira adequada, com eficiência, redução do desperdício e maior produtividade.

Atuamos com qualidade e agilidade com serviços das seguintes áreas:

  • construção civil;
  • concreto usinado;
  • projetos arquitetônicos;
  • pré-moldados de concreto;
  • gerenciamento de obras.

Conheça mais sobre a Construtora Fetz e nossas soluções para seu negócio. Assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos.

Leave a Comment