5 tendências de arquitetura para 2023

A arquitetura tem o poder de transformar ambientes. Ela está em todos os lugares, influenciando a maneira como nos sentimos e impactando nosso dia a dia. De tempos em tempos, surgem novas necessidades, e o reflexo do que acontece no mundo faz com que todos os anos as tendências em projetos arquitetônicos se transformem.

Com a pandemia de 2020, muitas mudanças ocorreram e um novo estilo de vida passou a ser exigido. Mais contato com a natureza, ambientes mais aconchegantes e valorização do conforto foram algumas das maiores urgências que surgiram. Assim, aumentou significativamente a busca por locais que possibilitem maior bem-estar e um estilo de vida com maior qualidade.

Projetos elaborados por arquitetos de todo o mundo, de certa forma, seguem as novas inspirações, e são essas ideias que ditam o que será a tendência de um ano, delimitando cores, formas, padrões e decoração. Por isso, investir nas tendências de arquitetura para 2023 é uma ótima forma de conquistar espaços mais agradáveis, atuais e com muito estilo.

Se você quer ficar por dentro das principais novidades do mundo da arquitetura e quer entender como colocá-las em prática da melhor forma  possível. Neste material que preparamos, você conhecerá cinco importantes tendências de arquitetura para 2023.

1. Decoração Comfy

Comfy é a abreviação em inglês da palavra “confortable” ou “confortável” em português. Como o próprio nome diz, esse é o tipo de decoração que se preocupa com o aconchego. Ela tem foco em ambientes mais agradáveis e que possibilita bem-estar e sensação de tranquilidade.

Com a pandemia e a exigência de se passar mais tempo dentro de casa, revelou-se o quanto os ambientes residências precisam ser confortáveis para colaborar com a qualidade de vida e saúde. Como pela primeira vez tivemos muita necessidade de ficar tanto tempo dentro de nossas casas, realizando atividades de estudo, de trabalho e muitas outras, notamos que muitos de nossos ambientes não atendiam nossas demandas.

Com o retorno das atividades externas, a busca por conforto não acabou. Isso fez com que a decoração comfy estivesse entre as inspirações para 2023. As pessoas notaram o quanto esses aspectos são importantes para uma vida mais equilibrada e saudável.

Se você deseja ter um ambiente comfy, algumas boas prática a investir são:

  • móveis funcionais;
  • integração de ambientes;
  • otimização de espaços;
  • uso de tecidos mais agradáveis;
  • iluminação mais acolhedora;
  • peças de artesanato;
  • velas aromáticas, difusores de óleo ou qualquer outra forma de trazer mais aroma ao espaço.

2. Design Biofílico

Outra grande novidade para a arquitetura em 2023 é o design biofílico. Criar espaços que valorizam a natureza e que transmitem maior contato com as plantas é uma forte tendência. Com este estilo de decoração, o ambiente torna-se mais propício ao conforto físico e mental de quem mora, trabalha ou visita o local.

A palavra “biofílico” vem de biofilia e remete-se ao amor à vida ou aos sistemas vivos, ela se refere ao amor pela natureza. Seguindo a necessidade de mais qualidade de vida, surge a aposta em uma arquitetura que ajude as pessoas a se reconectarem com um ambiente natural. O design biofílico contribui para a ampliação da tranquilidade, harmonia e felicidade dentro de um lar, tornando o dia a dia mais leve.

Colocar a ideia em prática envolve muitos aspectos além de apenas incluir plantas na decoração. É preciso elaborar uma composição com foco nos princípios do design biofílico e fazer com que os espaços sejam planejados de modo a se relacionar com o meio ambiente.

Alguns exemplos do que pode ser valorizado para conseguir esse resultado são:

  • iluminação natural;
  • melhor aproveitamento da ventilação;
  • cultivo de plantas;
  • parede verde;
  • espaços externos arborizados;
  • diminuição de barulhos;
  • espaços para descanso;
  • objetos de decoração naturais;
  • vista para a natureza.

3. Tons neutros e naturais

Seguindo a busca por elementos que se relacionam com a natureza, as cores neutras e naturais também são apostas para o ano de 2023. Por isso, os itens com tons que remetem ao meio ambiente são o ponto de partida para uma decoração aconchegante e com estilo cativante.

O interesse por estar mais próximo a referências que tragam conforto e bem-estar são alguns dos motivos pelos quais as tonalidades suaves são uma inspiração. Além disso, a busca pelo simples e funcional tem transformado o modo de viver das pessoas, fazendo com que, mesmo nos grandes centros, haja uma procura por elementos que transmitem mais tranquilidade.

O uso de itens amadeirados e combinações suaves, como as variações do branco, bege e cinza, são excelentes para compor um ambiente sofisticado e clean.

Veja como você pode utilizar o conceito na prática:

  • apostando em móveis de madeira, preferencialmente os sustentáveis;
  • preferindo pisos e revestimento de parede amadeirados;
  • investindo em painéis também com tons de madeira;
  • optando por cortinas e tapetes de cores claras;
  • escolhendo objetos de decoração com tonalidades suaves.

4. Móveis com curva

O conceito de móveis com curva, será muito aplicado em 2023. Trazer formas mais dinâmicas para a decoração é uma maneira de deixar o local mais harmônico e de um jeito que apresente maior conforto visual.

Essa ideia, além de proporcionar mais suavidade à composição, é um resgate ao estilo de decoração dos anos 60 e 70. O retorno desses componentes tem, como benefícios, o despertar de lembranças afetivas, da exclusividade e, também, da proximidade com a natureza, uma vez que remetem às formas arredondadas das rochas e dos montes, por exemplo.

O design curvado contribui para que a decoração siga nessa linha de busca pelo que traz tranquilidade e aconchego. Sendo assim, as linhas e ângulos retos saem de cena para dar espaço aos formatos mais orgânicos e que criam a sensação de mais leveza, lucidez e equilíbrio.

Os móveis em curva podem ser usados em diversos ambientes, confira os exemplos:

  • mesas e cadeiras;
  • sofás e poltronas;
  • espelhos e luminárias;
  • ilhas e balcões de cozinha;
  • cabeceiras e outros elementos nos quartos.

5. Dourado e tons quentes na decoração

Apesar de todas as inspirações neutras e que transmitem bastante suavidade, ainda há espaço para toques de cor na decoração. Por isso, o dourado e os tons quentes são grandes tendências para 2023.

A ideia de utilizar o dourado é trazer mais elegância aos espaços, visto que essa cor remete ao luxo. Para as pessoas que não abrem mão da sofisticação, essa é uma ótima escolha. Já os tons quentes, como o marrom e as tonalidades terrosas ajudam a deixar o ambiente ainda mais acolhedor.

Tanto nos espaços comerciais quanto nos residenciais, incluir alguns tons de destaque em meio à decoração neutra é uma maneira de fazer uma quebra de padrão e dar um toque de descontração ao local. Além disso, o dourado e os tons quentes elevam ainda mais a harmonia, pois funcionam muito bem com as cores suaves.

Alguns dos itens nos quais o dourado e os tons quentes podem ser usados são:

  • metais, louças e cubas;
  • detalhes nas paredes;
  • espelhos, luminárias e vasos;
  • diferentes tipos de móveis.

Ter atenção às tendências de arquitetura para 2023 ajudará você a conquistar espaços mais agradáveis. Seja em projetos residenciais ou comerciais, essas referências são importantes para que se transmita o que realmente é necessário a quem vive ou frequenta o local, focando no bem-estar e na qualidade de vida.

A construtora Fetz está sempre atenta a esses detalhes, com o objetivo de colocar em suas obras mais conforto, praticidade e inovação. Acesse mais conteúdos sobre arquitetura e construção em nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Leave a Comment