A importância da Saúde e Segurança no Trabalho na Construção Civil

Saúde e segurança no trabalho são aspectos fundamentais para que se tenha bem-estar e qualidade de vida nos trabalhos de construção civil. Esses fatores influenciam de maneira bastante direta na produtividade das equipes e, consequentemente, na qualidade dos serviços executados.

As empresas já perceberam o quanto é necessário se preocupar com este tema e colocá-lo em prática para garantir a integridade dos colaboradores. Além disso, investir na saúde e segurança no trabalho é uma forma de possibilitar resultados cada vez melhores dentro do canteiro de obras.

Sendo assim, é preciso minimizar ao máximo os riscos à saúde dos trabalhadores. Pensando nisso, preparamos este artigo mostrando as principais informações que você precisa saber sobre a importância da saúde e segurança no trabalho dentro da construção civil. Boa leitura!

Afinal, o que é a saúde e segurança do trabalho?

Saúde e segurança do trabalho, conceito também conhecido como SST, diz respeito ao conjunto de normas e procedimentos legalmente estabelecidos para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Essas obrigações são exigidas tanto dos funcionários quanto da empresa.

O objetivo principal é evitar ou, até mesmo, extinguir, certos riscos que podem prejudicar a integridade física dos colaboradores. Mas, além disso, essa ação é uma forma de assegurar a continuidade dos serviços dentro das organizações, minimizando prejuízos financeiros decorrentes de acidentes e paradas de processos.

Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) regulamentar e inspecionar a SST. Dessa maneira, por meio de departamento específico, são elaboradas normas e criadas políticas públicas com o intuito de melhorar as condições de trabalho nos diversos ambientes corporativos.

Para tanto, é importante que as empresas cumpram os eixos exigidos dentro de tais leis: elaboração de política de saúde e segurança na empresa; organização para implementar tais medidas; planejamento adequado para colocar as medidas em prática; realização de avaliações periódicas.

Por que ter um setor de saúde e segurança do trabalho na empresa?

Toda empresa precisa se preocupar em ter um ambiente seguro para seus funcionários, e as medidas e ações de SST são justamente para isso. Essas práticas vão ajudar a manter a qualidade de vida no trabalho e evitar que os profissionais sofram algum tipo de dano.

É importante lembrar que o Brasil atualmente está entre os países do mundo com maior número de acidentes de trabalho com vítimas, tanto os que levam à morte quanto os não fatais. Assim, torna-se ainda mais urgente investir em formas de resguardar a vida dos trabalhadores, sendo extremamente necessário que as empresas se posicionem de forma preventiva.

Outro ponto que não podemos esquecer é que, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as organizações têm por obrigação adotar medidas que favoreçam a saúde e segurança no trabalho. Com isso, o setor específico para implementar e inspecionar tais ações torna-se indispensável para evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais e reduzir riscos de acidentes.

Quais são os impactos desse investimento na construção civil?

Em qualquer setor do mercado, a preocupação com a segurança deve ser prioridade, no entanto, nos canteiros de obras, os cuidados precisam ser redobrados. Isso porque a probabilidade de acidentes nesse ramo costuma ser bem maior quando comparada a outras áreas.

A construção civil representa um dos serviços mais importantes para a economia nacional, estando presente em muitos locais e demandando muita mão de obra. Com tamanha exigência, os profissionais desse setor estão constantemente expostos a riscos. Por esse motivo o investimento na segurança no setor é fundamental.

Desse modo, as providências tomadas para melhorar as questões de saúde ocupacional e segurança geram impactos bastante positivos, dos quais podemos destacar os especificados a seguir.

Redução significativa dos acidentes

Apesar de já ser esperado, vale destacar que a diminuição no número de acidentes é o principal objetivo de se investir na saúde e segurança nos ambientes de trabalho. Investindo em recursos e adotando medidas certas é possível preservar a integridade dos trabalhadores e evitar diversos tipos de acidentes.

Diminuição dos custos

Ainda que a redução de acidentes seja um fator primordial, resultados financeiros também acabam sendo um dos impactos de se empregar melhorias na segurança. Quando uma empresa faz esse investimento, muitas das vezes não consegue visualizar os resultados de imediato, porém, a médio e longo prazo, os resultados são interessantes. Pois, com a redução de acidentes, diminui também as multas ou indenizações requeridas.

Queda nos processos trabalhistas

Com a prevenção de acidentes no canteiro de obras, o número de causas trabalhistas decorrentes da falta de segurança também tende a cair. Ou seja, o investimento em segurança é uma forma preventiva e que contribui de grande maneira com os resultados da empresa.

Maior produtividade dos trabalhadores

Quando o ambiente corporativo favorece a qualidade de vida, funcionários se sentem mais motivados e tendem a entregar um trabalho de mais qualidade e com maior produtividade. Assim sendo, os benefícios com a implementação das medidas de SST fazem grande diferença para os processos da empresa.

Como aplicar a saúde e segurança do trabalho no canteiro de obras?

Visto a importância das ações para a saúde e segurança no trabalho, é necessário saber colocá-las em prática de uma forma eficiente. Para isso, conhecer os melhores recursos e procedimentos favorece ainda mais os resultados. Confira algumas estratégias para aplicar a saúde e segurança do trabalho no canteiro de obras.

Mostre a importância da segurança do trabalho

Para que sua equipe tenha em mente a necessidade de priorizar a saúde ocupacional, é preciso mostrar o quão importante são essas ações. Por isso, promover um ambiente em que as normas sejam seguidas de forma natural é fundamental para criar uma cultura de segurança.

Adote procedimentos e siga as normas estabelecidas

Outra medida que faz toda a diferença é o cumprimento das normas existentes e o estabelecimento de procedimentos internos que favoreçam a isso. Adotar, por exemplo, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) no canteiro de obras é uma ótima iniciativa.

Invista na prevenção e fiscalização constantes

Sabendo que a saúde e a segurança não podem ser deixadas de lado, é essencial adotar medidas preventivas, mantendo sempre a atenção às estratégias e adotando uma rotina de fiscalização através de check lists, por exemplo, onde irá constar os principais pontos que devem ser cumpridos em cada local de trabalho.

Reforce a necessidade da participação de todos

É preciso, também, mostrar para todos os trabalhadores o quão importante é sua participação na implementação e manutenção de medidas de segurança. Adotar, por exemplo, uma cultura de feedbacks ajudará a promover a participação.

Aposte no treinamento da sua equipe

Por fim, mas de grande importância, é investir na capacitação das equipes. Os trabalhadores da construção precisam ter constantes treinamentos para realizarem suas tarefas de forma produtiva, mas sem esquecer a segurança.

Cada vez mais, a saúde e segurança no trabalho estão sendo levadas a sério. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Na construção civil, por exemplo, é preciso reverter o quadro e incentivar os trabalhadores a cuidarem de sua própria segurança, e as empresas a reforçarem as suas ações preventivas.

Contar com uma empresa que prioriza tais medidas é essencial para que seu canteiro de obra esteja mais seguro e seus colaboradores tenham um ambiente agradável e recursos apropriados para executarem suas tarefas prezando pela saúde e segurança no trabalho.

Quer tornar seus projetos mais seguros e eficientes? A Construtora Fetz tem as melhores soluções para você. Entre em contato e saiba mais.

Deixe um Comentário